PAN & SCAN - Retalhos de um Filme!

Widescreen, o formato do DVD!
Muito se tem discutido sobre os diferentes formatos de tela apresentados nos DVDs, como o Widescreen, Letterbox, Anamórfico, Pan & Scan, Tela Cheia, Fullscreen, que o usuário que compra pela primeira vez um DVD, fica confuso, justamente porque nem as distribuidoras conseguem explicar o devido formato de seus filmes nas embalagens. Resolvemos desmistificar definitivamente esta questão, demonstrando detalhadamente passo a passo, quais a diferenças e porque os amantes do cinema defendem o formato Widescreen para o DVD e criticam tanto o formato Pan & Scan.
Consulte o manual de seu aparelho, para encontrar a seção configurar tela ou ajustes de tipo de TV. Geralmente, a maioria dos aparelhos tem três opções para sua escolha: 4:3 PAN & SCAN, 4:3 LETTER BOX e 16:9 WIDESCREEN. Vamos mostrar como exemplo, o filme Xuxa e os Duendes, que tem o trabalho de autoração, feito pela TeleImagem, que possibilita os três modos de exibição:

4:3 PAN & SCAN:


O sistema PAN & SCAN deixa um filme Widescreen, no formato 4:3 desde que o DVD seja gravado com esta opção. Você só poderá utilizar o PAN & SCAN, caso tenha uma TV 4:3, e deseje assistir ao filme visualizando uma "Tela Cheia ou FullScreen", sabendo, no entanto, que perderá grande parte do filme original Observe na ilustração ao lado, as partes fora da TV 4:3 que foram desprezadas.

4:3 LETTER BOX

A imagem é diminuída proporcionalmente para que a largura do filme original fique ajustada com a largura de uma TV 4:3, o que acaba criando faixas negras, acima e abaixo da imagem. A vantagem deste sistema é que o filme tem seu aspecto original preservado. Comparando as duas ilustrações, PAN & SCAN e LETTER BOX, você pode perceber quanto do filme é desprezado utilizando o PAN & SCAN.

16:9 WIDESCREEN (ANAMÓRFICO)

A imagem do DVD é comprimida na forma horizontal, para que encaixe no formato de uma TV 4:3, ou para que possa ser expandida em uma TV 16:9 WIDESCREEN. Esse sistema híbrido oferece uma qualidade de imagem infinitamente superior ao 4:3 Letter Box. Mas há um problema: só utilize este recurso, caso tenha uma TV 16:9. Numa TV 4:3 a imagem de um filme 1.85:1 ficará esticada. Na relação 2.35:1, pior ainda: os atores também ficam deformados e o filme ainda fica com faixas. Bom, o
16:9 WIDESCREEN ANAMÓRFICO só funciona sem distorções numa TV 16:9, em TV 4:3 você deverá configurar o player na posição 4:3 Letter Box.
   

Porque TV 16:9 WIDESCREEN ?
No auge do cinema (anos 30 e 40), as câmeras utilizadas na produção de filmes eram em 35 mm. Quando a TV foi inventada, sua moldura (arredondada) tentava se adequar as dimensões que o 35 mm ofereciam. Daí o surgimento do aspecto 4:3. Mas Hollywood não ficou nem um pouco contente com a massificação da TV, que começou a roubar a platéia que freqüentava o cinema. Então inventaram vários formatos (como o Cinemascope e o Cinerama - 70 milímetros), que ampliavam drasticamente a largura da tela com o objetivo de mostrar a experiência monumental só oferecida pelo cinema. Para resumir a história, o Widescreen é derivado desta evolução cinematográfica. Com o passar dos anos, a evolução da tecnologia, o surgimento do DVD, e seguindo a tendência de "Cinema em Casa", surgiram os televisores WIDESCREEN.

Conhecendo melhor o WIDESCREEN:
Embora o conceito seja único (tela mais larga), ele não segue um padrão. Em cinema hoje existe inúmeros aspectos de tela no cinema (do 1.33:1 ao 2.35:1), uma vez que o formato da apresentação depende dos custos e da ambição do produtor (normalmente se credita essa opção ao diretor, mas quem decide mesmo são os investidores do filme). Por exemplo, um filme épico, ficaria melhor filmado em 70 milímetros (ou na moldura 2.75:1) e eles eram feitos assim até pouco, mas com o lançamento da TV WIDESCREEN (que tem um aspecto 1.78:1) fez todo mundo da indústria do cinema se ajustar entre o 1.66:1 e o 1.85:1, duas molduras que pouco perdem no WIDESCREEN. Como os formatos de tela do cinema jamais foram padronizados, eles agora estão sendo apresentados para nós graças a tecnologia do DVD, veja os formatos mais usados nos exemplos ilustrativos abaixo:
Não é Widescreen, este é o padrão usado na maioria das transmissões de TV hoje em dia, também conhecido como 4:3.
Relação de Aspecto: 1.33:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é construido 1,33 metros de largura.
O menor tamanho do Widescreen, muito usado em filmes Europeus. Fica muito bom em TVs 16:9, e apresenta pequenas faixas pretas em TV 4:3.
Relação de Aspecto: 1.66:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é construido 1,66 metros de largura.
Muito utilizado em DVD, e também na progamação HDTV. É o ideal para TV16:9, e apresenta pequenas faixas pretas em TV 4:3.
Relação de Aspecto: 1.78:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é construido 1,78 metros de largura.
Grande parte dos filmes em DVD utilizam este formato.É também ideal para TV16:9, e apresenta pequenas faixas pretas em TV 4:3.
Relação de Aspecto: 1.85:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é construido 1,85 metros de largura.
Não é muito comum. Apresenta pequenas faixas pretas em TV 16:9, e grandes faixas pretas em TV 4:3.
Relação de Aspecto: 2.20:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é construido 2,20 metros de largura.
 
A maioria dos filmes (Panavision/Cinemascope). Apresenta pequenas faixas pretas
em TV 16:9, e grandes faixas pretas em TV 4:3.

Relação de Aspecto: 2.35:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é construido 2,35 metros de largura
.
 
Boa parte das grandes produções do passado. Apresenta pequenas faixas pretas em TV 16:9, e grandes faixas pretas em TV 4:3.
Relação de Aspecto: 2.55:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é construido 2,55 metros de largura.
Boa parte das grandes produções do passado. Apresenta pequenas faixas pretas em TV 16:9, e grandes faixas pretas em TV 4:3.
Relação de Aspecto: 2.75:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é construido 2,75 metros de largura.

Conhecendo a Relação de Aspecto:

O primeiro número significa unidades de largura, já o segundo, unidades de altura da tela. Observe que na relação acima é possível identificar o tamanho da tela, contando o número de tijolos apresentado em cada um dos exemplos citados.


Como é feito o PAN & SCAN:
Aqui, vamos explicar definitivamente os termos, "Tela Cheia" ou "FullScreen", os corretos são PAN & SCAN ou STANDARD. O coloquialismo das distribuidoras visa esclarecer que a imagem em "Tela Cheia", preenche o televisor do usuário. O problema é que a distribuidora esquece que existe há muito tempo dois formatos de TVs, o 4:3 e o 16:9.
Então, vamos colocar a nomenclatura correta, PAN & SCAN ou STANDARD.
Vamos mostrar como exemplo o filme Maior História de Todos os Tempos, de 1965, Bíblico, que conta a história de Jesus Cristo, foi rodado em formato 2.75:1.
  

STANDARD: Observe numa versão Standard como o filme se ajusta. Na tela de uma TV 4:3, o espectador só vê o que existe dentro do quadro vermelho. O restante do filme, neste caso, sete dos Apóstolos de Jesus Cristo são desprezados, ficando a cena da "Santa Ceia" com apenas cinco Apóstolos, (é desprezado mais de 50% de imagem).
PAN & SCAN: Este processo seleciona a cena que será mantida através da movimentação panorâmica horizontal, de uma cena usando uma moldura (aqui representada pela faixa vermelha). Escolhe-se o enquadramento e o resto é desprezado. Neste caso, foi escolhida uma parte da cena "central", mas nem sempre o ator principal esta nesta situação, por isto o processo é feito cena a cena, para obter os "melhores" ângulos de cada cena. A figura acima ilustra a cena original do filme em widescreen 2.75:1, e como ela ficará após o PAN & SCAN. Neste caso específico, a distribuidora teve o bom senso de não distribuir o filme em DVD no formato STANDARD, apenas em VHS.
Você já viu algum quadro da "Santa Ceia" com apenas cinco Apóstolos de Jesus Cristo? Claro que não, justamente por isto que devemos sempre procurar os DVDs que mantenham o formato original do cinema.

Quando o consumidor é levado em conta:
Bom exemplo:
No exemplo do DVD "Os Caça-Fantasmas 2", a distribuidora teve o bom senso em colocar os 2 modos neste DVD, sendo o Lado A em formato WIDESCREEN e no B, PAN & SCAN. Para você entender melhor o PAN & SCAN (processo que seleciona a cena que será mantida através da movimentação panorâmica horizontal, de uma cena usando uma moldura "aqui representada pela faixa vermelha", escolhe-se o enquadramento e o resto é desprezado. O processo é feito cena a cena, para obter os "melhores" ângulos de cada cena). A figura abaixo mostra bem esta situação, e curiosa também, você poderá conferir assistindo o filme, colocando o DVD em ambos os Lados A e B, a cena abaixo é a exatos 22:15 minutos do filme.
O Lado A, mesmo em uma TV 4:3, e com as faixas pretas, você tem a idéia correta do filme, dois Caça-Fantasmas (atores) estão falando com o 3º ator. Já no Lado B, sua TV 4:3 não mostrará as faixas pretas, mas você só poderá ver a parte demarcada em vermelho do filme, onde a cena fica totalmente sem sentido, ou seja, dois atores falando ao vento...
   

 

Péssimo exemplo:
Homem Aranha foi o filme mais badalado de 2002, seu lançamento em DVD também foi um dos mais frustrantes do ano, porque o filme saiu apenas na versão Standard. Veja a versão brasileira: observe numa TV Widescreen, como o ator foi cortado. O curioso foi que a distribuidora só não comercializou os dois formatos do filme na América Latina, em todo o resto do mundo Homem Aranha é vendido nos dois formatos de tela, Widescreen e STANDARD.

Como o DVD O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - DVD Collection foi considerado o melhor do ano pelo júri oficial do 1º Prêmio DVD Brasil, segue a comparação entre os formatos de tela do DVD e do VHS para se ter uma idéia de quanto é perdido na imagem.


   
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - DVD Collection
Apresentado em formato original de cinema Widescreen
Anamórfico. (Relação de Aspecto: 2.35:1)
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Apresentado em formato Standard.
(Relação de Aspecto: 1.33:1)
   

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - DVD Collection
Apresentado em formato original de cinema Widescreen
Anamórfico (2.35:1 Relação de Aspecto).
Os testes e as fotografias acima foram realizados com uma TV 16:9 Widescreen modelo Wega XBR 36.

 
Relação de Aspecto: 2.35:1 (1 unidade de altura x 2.35 largura)
Relação de Aspecto: 1.33:1
   

ANALISANDO DVD NAUFRAGO E SUAS VARIAÇÕES DE FORMATOS DE TELA:

4:3 PAN & SCAN (Full-screen), 4:3 LetterBox e 16:9 – DVD Náufrago

Vamos mostrar como exemplo, o filme Náufrago (1.78:1 - Relação de Aspecto), que tem um bom trabalho de autoração, e possibilita os três modos de exibição: 4:3 PAN & SCAN, 4:3 LetterBox e 16:9 Widescreen:


(Somente para TVs 4:3)

TV Philco 29

Opção configurada em seu DVD Player, utilizando 4:3 LetterBox:

A imagem é diminuída proporcionalmente para que a largura do filme original fique ajustada com a largura de uma TV 4:3, o que acaba criando faixas negras, acima e abaixo da imagem. A vantagem deste sistema é que o filme tem seu aspecto original preservado. Comparando as duas ilustrações, PAN & SCAN e LetterBox, você pode perceber quanto do filme é desprezado utilizando o PAN & SCAN.

Observe na ilustração ao lado, que o filme mantém seu aspecto original, sem recorte na imagem.'

 

(Somente para TVs 4:3)
TV Philco 29

Opção configurada em seu DVD Player, utilizando PAN & SCAN:

O sistema PAN & SCAN deixa um filme Widescreen, no formato 4:3 desde que o DVD seja gravado com esta opção. Você só poderá utilizar o PAN & SCAN, caso deseje assistir ao filme visualizando uma "Tela Cheia ou Full-Screen", sabendo, no entanto, que perderá grande parte do filme original.

Observe na ilustração ao lado, as partes fora da TV 4:3 que foram desprezadas, ao comparar com a figura acima, do formato LetterBox.

 

 (Somente para TV 16:9)

Ao lado mostraremos a imagem, com opção configurada em seu DVD Player, utilizando 16:9 Widescreen:

 

Os testes e as fotografias acima foram realizados com uma TV 16:9 Widescreen modelo Wega XBR 36, e TV RealFlat (4:3) Philco 29 modelo TPF2902, sendo também utilizado  3 DVD Player Philco Infoway DV-P2000, DVD Sony DVP-NS315 e Toshiba SD300X.

Conclusão:

Como agora você já sabe como é feito PAN & SCAN e porque o WIDESCREEN, freqüentemente estaremos mostrando curiosidades e cenas dos mais variados tipos de ocasiões, onde PAN & SCAN deixa a cena totalmente sem sentido. Quem nunca assistiu um filme no cinema e depois ao vê-lo em sua casa com uma TV 4:3 não perguntou-se?! No cinema o filme parecia muito melhor? Hoje você sabe a resposta...

      por Marcos Alberto Corbi