Widescreen, o formato do DVD! |
Muito
se tem discutido sobre os diferentes formatos de tela apresentados
nos DVDs, como o Widescreen, Letterbox, Anamórfico,
Pan & Scan, Tela Cheia, Fullscreen, que o usuário
que compra pela primeira vez um DVD, fica confuso, justamente
porque nem as distribuidoras conseguem explicar o devido formato
de seus filmes nas embalagens. Resolvemos desmistificar definitivamente
esta questão, demonstrando detalhadamente passo a passo,
quais a diferenças e porque os amantes do cinema defendem
o formato Widescreen para o DVD e criticam tanto o formato
Pan & Scan. |
Consulte
o manual de seu aparelho, para encontrar a seção
configurar tela ou ajustes de tipo de TV. Geralmente, a maioria
dos aparelhos tem três opções para sua
escolha: 4:3 PAN & SCAN, 4:3 LETTER BOX e 16:9 WIDESCREEN.
Vamos mostrar como exemplo, o filme Xuxa e os Duendes, que
tem o trabalho de autoração, feito pela TeleImagem,
que possibilita os três modos de exibição: |
4:3 PAN & SCAN:
|
O
sistema PAN & SCAN deixa um filme Widescreen,
no formato 4:3 desde que o DVD seja gravado com esta
opção. Você só poderá
utilizar o PAN & SCAN, caso tenha uma TV 4:3,
e deseje assistir ao filme visualizando uma "Tela
Cheia ou FullScreen", sabendo, no entanto, que
perderá grande parte do filme original Observe
na ilustração ao lado, as partes fora
da TV 4:3 que foram desprezadas. |
4:3 LETTER BOX
|
A
imagem é diminuída proporcionalmente para
que a largura do filme original fique ajustada com a
largura de uma TV 4:3, o que acaba criando faixas negras,
acima e abaixo da imagem. A vantagem deste sistema é
que o filme tem seu aspecto original preservado. Comparando
as duas ilustrações, PAN & SCAN e
LETTER BOX, você pode perceber quanto do filme
é desprezado utilizando o PAN & SCAN. |
16:9 WIDESCREEN (ANAMÓRFICO)
|
A
imagem do DVD é comprimida na forma horizontal,
para que encaixe no formato de uma TV 4:3, ou para que
possa ser expandida em uma TV 16:9 WIDESCREEN. Esse
sistema híbrido oferece uma qualidade de imagem
infinitamente superior ao 4:3 Letter Box. Mas há
um problema: só utilize este recurso, caso tenha
uma TV 16:9. Numa TV 4:3 a imagem de um filme 1.85:1
ficará esticada. Na relação 2.35:1,
pior ainda: os atores também ficam deformados
e o filme ainda fica com faixas. Bom, o
16:9 WIDESCREEN ANAMÓRFICO só funciona
sem distorções numa TV 16:9, em TV 4:3
você deverá configurar o player na posição
4:3 Letter Box. |
|
|
|
Porque TV 16:9 WIDESCREEN ? |
No
auge do cinema (anos 30 e 40), as câmeras utilizadas
na produção de filmes eram em 35 mm. Quando
a TV foi inventada, sua moldura (arredondada) tentava se adequar
as dimensões que o 35 mm ofereciam. Daí o surgimento
do aspecto 4:3. Mas Hollywood não ficou nem um pouco
contente com a massificação da TV, que começou
a roubar a platéia que freqüentava o cinema. Então
inventaram vários formatos (como o Cinemascope e o
Cinerama - 70 milímetros), que ampliavam drasticamente
a largura da tela com o objetivo de mostrar a experiência
monumental só oferecida pelo cinema. Para resumir a
história, o Widescreen é derivado desta evolução
cinematográfica. Com o passar dos anos, a evolução
da tecnologia, o surgimento do DVD, e seguindo a tendência
de "Cinema em Casa", surgiram os televisores WIDESCREEN. |
Conhecendo melhor o WIDESCREEN: |
Embora
o conceito seja único (tela mais larga), ele não
segue um padrão. Em cinema hoje existe inúmeros
aspectos de tela no cinema (do 1.33:1 ao 2.35:1), uma vez
que o formato da apresentação depende dos custos
e da ambição do produtor (normalmente se credita
essa opção ao diretor, mas quem decide mesmo
são os investidores do filme). Por exemplo, um filme
épico, ficaria melhor filmado em 70 milímetros
(ou na moldura 2.75:1) e eles eram feitos assim até
pouco, mas com o lançamento da TV WIDESCREEN (que tem
um aspecto 1.78:1) fez todo mundo da indústria do cinema
se ajustar entre o 1.66:1 e o 1.85:1, duas molduras que pouco
perdem no WIDESCREEN. Como os formatos de tela do cinema jamais
foram padronizados, eles agora estão sendo apresentados
para nós graças a tecnologia do DVD, veja os
formatos mais usados nos exemplos ilustrativos abaixo: |
|
Não
é Widescreen, este é o padrão usado
na maioria das transmissões de TV hoje em dia,
também conhecido como 4:3.
Relação de Aspecto: 1.33:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é
construido 1,33 metros de largura. |
|
O
menor tamanho do Widescreen, muito usado em filmes Europeus.
Fica muito bom em TVs 16:9, e apresenta pequenas faixas
pretas em TV 4:3.
Relação de Aspecto: 1.66:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é
construido 1,66 metros de largura. |
|
Muito
utilizado em DVD, e também na progamação
HDTV. É o ideal para TV16:9, e apresenta pequenas
faixas pretas em TV 4:3.
Relação de Aspecto: 1.78:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é
construido 1,78 metros de largura. |
|
Grande parte dos filmes em DVD utilizam
este formato.É também ideal para TV16:9,
e apresenta pequenas faixas pretas em TV 4:3.
Relação
de Aspecto: 1.85:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é
construido 1,85 metros de largura.
|
|
Não
é muito comum. Apresenta pequenas faixas pretas
em TV 16:9, e grandes faixas pretas em TV 4:3.
Relação de Aspecto: 2.20:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é
construido 2,20 metros de largura.
|
|
A maioria dos filmes (Panavision/Cinemascope). Apresenta
pequenas faixas pretas
em TV 16:9, e grandes faixas pretas em TV 4:3.
Relação
de Aspecto: 2.35:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é
construido 2,35 metros de largura. |
|
Boa
parte das grandes produções do passado.
Apresenta pequenas faixas pretas em TV 16:9, e grandes
faixas pretas em TV 4:3.
Relação de Aspecto: 2.55:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é
construido 2,55 metros de largura. |
|
Boa
parte das grandes produções do passado.
Apresenta pequenas faixas pretas em TV 16:9, e grandes
faixas pretas em TV 4:3.
Relação de Aspecto: 2.75:1
Para cada metro na altura da parede ao lado, é
construido 2,75 metros de largura. |
|
Conhecendo a Relação de Aspecto: |
O primeiro número significa unidades de largura,
já o segundo, unidades de altura da tela. Observe
que na relação acima é possível
identificar o tamanho da tela, contando o número
de tijolos apresentado em cada um dos exemplos citados. |
Como é feito o PAN & SCAN: |
Aqui,
vamos explicar definitivamente os termos, "Tela Cheia"
ou "FullScreen", os corretos são PAN &
SCAN ou STANDARD. O coloquialismo das distribuidoras visa
esclarecer que a imagem em "Tela Cheia", preenche
o televisor do usuário. O problema é que a distribuidora
esquece que existe há muito tempo dois formatos de
TVs, o 4:3 e o 16:9.
Então, vamos colocar a nomenclatura correta, PAN &
SCAN ou STANDARD.
Vamos mostrar como exemplo o filme Maior História de
Todos os Tempos, de 1965, Bíblico, que conta a história
de Jesus Cristo, foi rodado em formato 2.75:1.
|
 |
STANDARD: Observe numa versão Standard como
o filme se ajusta. Na tela de uma TV 4:3, o espectador só
vê o que existe dentro do quadro vermelho. O restante
do filme, neste caso, sete dos Apóstolos de Jesus Cristo
são desprezados, ficando a cena da "Santa Ceia"
com apenas cinco Apóstolos, (é desprezado mais
de 50% de imagem).
PAN & SCAN: Este processo seleciona a cena que
será mantida através da movimentação
panorâmica horizontal, de uma cena usando uma moldura
(aqui representada pela faixa vermelha). Escolhe-se o enquadramento
e o resto é desprezado. Neste caso, foi escolhida uma
parte da cena "central", mas nem sempre o ator principal
esta nesta situação, por isto o processo é
feito cena a cena, para obter os "melhores" ângulos
de cada cena. A figura acima ilustra a cena original do filme
em widescreen 2.75:1, e como ela ficará após
o PAN & SCAN. Neste caso específico, a distribuidora
teve o bom senso de não distribuir o filme em DVD no
formato STANDARD, apenas em VHS.
Você já viu algum quadro da "Santa Ceia"
com apenas cinco Apóstolos de Jesus Cristo? Claro que
não, justamente por isto que devemos sempre procurar
os DVDs que mantenham o formato original do cinema. |
Quando o consumidor é levado em conta: |
Bom
exemplo:
No exemplo do DVD "Os Caça-Fantasmas 2",
a distribuidora teve o bom senso em colocar os 2 modos neste
DVD, sendo o Lado A em formato WIDESCREEN e no B, PAN &
SCAN. Para você entender melhor o PAN & SCAN (processo
que seleciona a cena que será mantida através
da movimentação panorâmica horizontal,
de uma cena usando uma moldura "aqui representada pela
faixa vermelha", escolhe-se o enquadramento e o resto
é desprezado. O processo é feito cena a cena,
para obter os "melhores" ângulos de cada cena).
A figura abaixo mostra bem esta situação, e
curiosa também, você poderá conferir assistindo
o filme, colocando o DVD em ambos os Lados A e B, a cena abaixo
é a exatos 22:15 minutos do filme.
O Lado A, mesmo em uma TV 4:3, e com as faixas pretas, você
tem a idéia correta do filme, dois Caça-Fantasmas
(atores) estão falando com o 3º ator. Já
no Lado B, sua TV 4:3 não mostrará as faixas
pretas, mas você só poderá ver a parte
demarcada em vermelho do filme, onde a cena fica totalmente
sem sentido, ou seja, dois atores falando ao vento...
|

|
 |
Péssimo
exemplo:
Homem Aranha foi o filme mais badalado de 2002, seu lançamento
em DVD também foi um dos mais frustrantes do ano, porque
o filme saiu apenas na versão Standard. Veja a versão
brasileira: observe numa TV Widescreen, como o ator foi cortado.
O curioso foi que a distribuidora só não comercializou
os dois formatos do filme na América Latina, em todo
o resto do mundo Homem Aranha é vendido nos dois formatos
de tela, Widescreen e STANDARD. |
Como o DVD O Fabuloso Destino de
Amélie Poulain - DVD Collection foi considerado
o melhor do ano pelo júri oficial do 1º Prêmio
DVD Brasil, segue a comparação entre os formatos
de tela do DVD e do VHS para se ter uma idéia de
quanto é perdido na imagem.

|
|
 |
 |
O Fabuloso Destino
de Amélie Poulain - DVD Collection
Apresentado em formato original de cinema Widescreen
Anamórfico. (Relação de Aspecto:
2.35:1) |
O Fabuloso Destino
de Amélie Poulain
Apresentado em formato Standard.
(Relação de Aspecto: 1.33:1) |
|
|

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - DVD
Collection
Apresentado em formato original de cinema Widescreen
Anamórfico (2.35:1 Relação de
Aspecto).
Os testes e as fotografias acima foram realizados
com uma TV 16:9 Widescreen modelo Wega XBR 36. |
|
|
|
|
Relação
de Aspecto: 2.35:1 (1 unidade de altura x 2.35 largura)
|
Relação
de Aspecto: 1.33:1 |
|
|
|
ANALISANDO DVD NAUFRAGO
E SUAS VARIAÇÕES DE FORMATOS DE TELA:
4:3 PAN & SCAN (Full-screen),
4:3 LetterBox e 16:9 – DVD
Náufrago
Vamos
mostrar como exemplo, o filme Náufrago (1.78:1
- Relação de Aspecto), que tem um bom trabalho de autoração,
e possibilita os três modos de exibição: 4:3
PAN & SCAN, 4:3
LetterBox e 16:9 Widescreen:

(Somente para TVs 4:3)
TV Philco 29
Opção configurada em seu DVD Player, utilizando
4:3 LetterBox:
A imagem é diminuída
proporcionalmente para que a largura do filme original
fique ajustada com a largura de uma TV 4:3, o que
acaba criando faixas negras, acima e abaixo da imagem.
A vantagem deste sistema é que o filme tem seu aspecto
original preservado. Comparando as duas ilustrações,
PAN & SCAN e LetterBox, você pode perceber quanto
do filme é desprezado utilizando o PAN & SCAN.
Observe na ilustração ao lado, que o filme mantém seu aspecto
original, sem recorte na imagem.' |
|
(Somente para TVs 4:3)
TV Philco 29
Opção configurada em seu DVD Player, utilizando PAN & SCAN:
O sistema PAN & SCAN deixa um filme Widescreen, no
formato 4:3 desde que o DVD seja gravado com esta
opção. Você só poderá utilizar o PAN & SCAN, caso
deseje assistir ao filme visualizando uma "Tela
Cheia ou Full-Screen", sabendo, no entanto,
que perderá grande parte do filme original.
Observe na ilustração ao lado, as partes fora da TV 4:3
que foram desprezadas, ao comparar com a figura acima,
do formato LetterBox. |
|

(Somente para TV
16:9)
Ao
lado mostraremos a imagem, com opção
configurada em seu DVD Player, utilizando 16:9 Widescreen:
|
Os testes
e as fotografias acima foram realizados com uma TV
16:9 Widescreen modelo Wega XBR 36, e TV RealFlat
(4:3) Philco 29 modelo TPF2902, sendo também utilizado
3 DVD Player Philco Infoway DV-P2000, DVD
Sony DVP-NS315 e Toshiba SD300X. |
|
Conclusão: |
Como
agora você já sabe como é feito PAN
& SCAN e porque o WIDESCREEN, freqüentemente estaremos
mostrando curiosidades e cenas dos mais variados tipos de
ocasiões, onde PAN & SCAN deixa a cena totalmente
sem sentido. Quem nunca assistiu um filme no cinema e depois
ao vê-lo em sua casa com uma TV 4:3 não perguntou-se?!
No cinema o filme parecia muito melhor? Hoje você
sabe a resposta...
por
Marcos Alberto Corbi |
|
|