Widescreen Vs. Fullscreen
EDITORIAL 17

Atualizado conforme o bom humor do Editor-chefe

               

Não seria mais apropriado discutirmos este assunto neste momento de "boom" do DVD no Brasil. Como qualquer brasileiro, conhecia apenas a opção FULLSCREEN, devido aos filmes na TV e no vídeo. Com a popularização das televisões de 29', uma "imagem maior", seria contra-senso assistir a produções ocupando 2/3 da tela. Entretanto, com o advento do DVD, o maior parceiro possível do CINEMA, no sentido de carregar fielmente suas impressões, surgiram as tais "faixas pretas" no monitor. Para quem não estava acostumado, penso que quase todos, foi um golpe mortal ao horizonte proporcionado pelas TV's de 29 polegadas.

Mas a onde fica a identidade do filme, projetado para assisti-lo no cinema, que tem tela retangular, diga-se WIDESCREEN? Quando adaptado à televisão, portanto, perde-se imagem, conclusão óbvia pelo formato quadrado disponível até então. Hoje, tem-se televisões WIDESCREEN, mas com preços ainda um pouco proibitivos para a grande maioria. E mesmo para quem tem poder aquisitivo alto, vale a pena adquirir tal tecnologia? Para quem já está acostumado às malditas "faixas pretas" horizontais, teria agora, "faixas pretas" verticais ao assistir a um simples programa de TV. Então qual seria a sugestão no momento? Não investir, ainda, em WIDESCREEN, esperando também a fixação dos formatos da televisão digital.

Tudo bem, enquanto isso, você continuará odiando este formato WIDESCREEN, então porque as distribuidoras não amenizam tal sentimento, lançando seus títulos em DVD com a opção do formato da tela? Cinemaníacos e demais ficariam satisfeitos. Particularmente, defendo a opção, mas se é difícil atender a gregos e troianos, fico com o WIDESCREEN. E é óbvio o motivo: resguardar a identidade do filme em primeiro lugar. Imagine, você, uma cena de ação coletiva dos três mosqueteiros, em que apenas Athos e Aramis aparecem na sua tela FULLSCREEN? Isto é retalhar o filme! Portanto, tudo é apenas "costume", sei lá, "educação cinematográfica". Daqui a pouco, estaremos todos acostumados com termos como 2.35:1 ou 1.85:1 entre outros padrões. Ou porque será que as distribuidora fazem grande alarde quando lançam seus títulos em WIDESCREEN?