A DIREÇÃO PERDIDA
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28 de julho de 2003

O diretor mexicano Antonio Serrano tentou realizar um filme cheio de curvas e duplos ou triplos ou quádruplos significados em Aos olhos duma mulher (La hija del Canibal; 2003). A narrativa parece ter ido além das forças do cineasta; aquilo que pretendia ser um retrato da profunda ambigüidade humana vai ter a um molho cinematográfico insosso, superficial e irremediavelmente perdido em suas intenções.

Apesar do inegável talento do elenco em cena, especialmente da atriz Argentina Cecília Roth, vista em filmes do espanhol Pedro Almodóvar, as características das personagens se esfumaçam e o comportamento itinerante do trio central, que parece estar sempre encenando uma outra coisa que não aquilo que se vê na aparência do celulóide, reflete as próprias indecisões do roteiro neste jogo de verdade e mentira que seria o propósito básico da película.

Após o desaparecimento ou seqüestro (sabe-se lá!) do marido no aeroporto, a protagonista se envolve estranhamente com dois vizinhos, um velho e um garoto (com este chega a ter um flerte sexual sem maior relevo e que seria até desnecessário para a trama), os quais a ajudam na busca do desaparecido. Cheio de induções e referências existenciais e morais, Aos olhos duma mulher dilata demais os tempos de suas ações dramáticas, dando nós supérfluos na cabeça do observador.

 

Por Eron Fagundes