28
de julho de 2003
O diretor
mexicano Antonio Serrano tentou realizar um filme cheio de curvas
e duplos ou triplos ou quádruplos significados em Aos
olhos duma mulher (La hija del Canibal; 2003). A narrativa
parece ter ido além das forças do cineasta; aquilo
que pretendia ser um retrato da profunda ambigüidade humana
vai ter a um molho cinematográfico insosso, superficial
e irremediavelmente perdido em suas intenções.
Apesar
do inegável talento do elenco em cena, especialmente da
atriz Argentina Cecília Roth, vista em filmes do espanhol
Pedro Almodóvar, as características das personagens
se esfumaçam e o comportamento itinerante do trio central,
que parece estar sempre encenando uma outra coisa que não
aquilo que se vê na aparência do celulóide,
reflete as próprias indecisões do roteiro neste
jogo de verdade e mentira que seria o propósito básico
da película.
Após
o desaparecimento ou seqüestro (sabe-se lá!) do marido
no aeroporto, a protagonista se envolve estranhamente com dois
vizinhos, um velho e um garoto (com este chega a ter um flerte
sexual sem maior relevo e que seria até desnecessário
para a trama), os quais a ajudam na busca do desaparecido. Cheio
de induções e referências existenciais e morais,
Aos olhos duma mulher dilata demais os tempos
de suas ações dramáticas, dando nós
supérfluos na cabeça do observador.
Por Eron Fagundes
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