O MELHOR DE MIRA NAIR
 

 

27 de fevereiro de 2006

A realizadora indiana Mira Nair supera-se ao rodar uma versão cinematográfica do romance Feira de vaidades (Vanity fair; livro de 1847, filme de 2004), escrito pelo inglês, nascido na índia, William Makespeace Thackeray. Adaptando para a tela com rara felicidade a acidez de observações de Thackeray sobre o preciosismo ridículo da aristocracia britânica, Nair estabelece uma visão indiana sobre a Inglaterra oitocentista; a Índia aparece no filme como uma referência geográfica, como um contraponto cultural natural aos modos afetados dos nobres e ricos de Londres.

A heroína Becky Sharp é vivida com graça por Reese Witherspoon; as sinuosidades da personagem permitem a Nair, através do texto sutil e perverso de Thackeray, cruzar os palácios suntuosos e decadentes duma certa classe alta européia de então. Nair é precisa e objetiva em desnudar a hipocrisia de comportamento dos ingleses elevados, mesmo quando aparentemente, como uma velha excêntrica dama influenciada por suas leituras, defende o arrojo e a aventura dos jovens –na literatura, não de fato no mundo real.

Os tempos napoleônicos tem uma bela reconstituição de época em Feira das vaidades, não tão minucioso e brilhante e profundo como em Os duelistas (1977), do inglês Ridley Scott, mas certamente com dados que merecem consideração do espectador empenhado. È verdade que alguns excessos românticos finais prejudicam a própria ascensão do filme; talvez aí Nair não tenha sabido modernizar o texto de Thackeray. Mesmo assim, um belo filme, acima da média da mediocridade reinante.

Por Eron Fagundes

| topo da página |