12
de julho de 2005
À primeira
vista o filme A janela da frente (La finestra di fronte; 2003),
rodado na Itália pelo turco Ferzan Ozpetek, procura imitar
todos os atributos de uma boa realização cinematográfica
que se inspiraria no modelo de sensibilidade de um certo cinema
da década de 70. Há um charme de direção
que nasce na fotografia e se detém na angulação
obtida pelo movimento de câmara; há uma preocupação
com fugir à vulgaridade ao retratar a atração
que uma jovem casada sente por seu bem-apessoado vizinho; e acima
de tudo o trabalho de Ozpetek é um tributo a uma das lendas
do cinema italiano, o ator Massimo Girotti, que esteve como galã no
filme inicial de Michelangelo Antonioni, Crimes d’alma (1950) e nos anos 70 seria visto contracenando com Marlon Brando
na obra-prima O último tango em Paris (1972), de Bernardo
Bertolucci: Girotti é extraordinário em sua cena
de dança com Giovanna Mezzogiorno; ele morreria logo depois
das filmagens e A janela da frente lhe é mui justamente
dedicado, pois tanto Giovanna com a pretensiosa inquietação
de seu olhar final para a câmara quanto a inexpressividade
edulcorada de Raoul Bova são colocadas no bolso pelo velho
Girotti.
Outro
dado que revela o esforço de A janela da frente de se parecer com um bom filme dos anos 70 é a inserção
dum oblíquo elemento político: o velho desmemoriado
vivido por Girotti, e que põe em xeque as vidas de outras
três personagens, é um judeu sobrevivente dos campos
de concentração nazistas. De esforço em
esforço, A janela da frente é mais uma película
que tenta, em algum momento, aproveitar as sobras da janela narrativa
de Alfred Hitchcock em Janela indiscreta (1954); recentemente
o filme francês Confidências muito íntimas (2004), de Patrice Leconte, tentou este incômodo caminho.
À
primeira vista A janela da frente parece um filme bom de ver
enquanto estamos sentados nas poltronas dos cinemas; mas seu
poder de persuasão se esfacela muito rapidamente, parodiando
a memória do idoso interpretado por um Girotti eternamente
soberbo.
Por Eron Fagundes
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