NOTAS
 

 

19 de março de 2007

O realizador inglês Richard Eyre faz um filme equilibrado entre o relato e a visão provocativa em Notas sobre um escândalo (Notes on a scandal; 2006), extraído dum livro da inglesa Zoe Heller que por sua vez foi buscar a história na crônica policial e jurídica dos Estados Unidos da América. Eyre, que Iris (2001) já demonstrara sensibilidade narrativa, encaminha seu novo filme para os termos de observações cinematográficas (notas) que não tomam partido nem apresentam uma linha moral de ação fílmica; aquilo que pode haver de provocativo em Notas sobre um escândalo vem de seu próprio tema, o inusitado e subterrâneo relacionamento entre uma professora madurona, casada e mãe de filhos, com um aluno seu, um adolescente de quinze anos.

Curiosamente, embora seja o sexo entre a garota e a mestra a peça de escândalo do roteiro e uma espécie de marca vermelha que inegavelmente chama a atenção do observador habitual, é na análise das ambíguas relações de amizade possessiva da professora sedutora com uma velha e rígida professora do mesmo colégio que Eyre vai apresentar o melhor de seu trabalho; depois que a idosa mestra dá com a cena de sua amiga transando com o menino, a visão do que parecia ser uma sólida amizade se metamorfoseia variando entre um lesbianismo latente e uma necessidade áspera que a personagem da idosa já entremostrara nas frases de seu diário sobre outras criaturas da escola (frases que pontuam as imagens cheias de pudores elaboradas pelo cineasta).

É claro que Eyre não é o italiano Bernardo Bertolucci, que revolucionou o cinema da ousadia sexual em obras-primas como O último tango em Paris (1972) e La Luna (1979). Falta-lhe a densidade dramática para rodar uma autêntica obra de escândalo, como anuncia seu título. Sustentada basicamente pelo dueto brilhante entre as duas atrizes centrais, a veterana Judi Dench e a tão bela quanto expressiva Cate Blanchet (vista há pouco em Babel, 2006, do mexicano Alejandro González-Iñarritu), que na verdade são duas protagonistas (discordo de que haja coadjuvante), a narrativa de Notas sobre um escândalo é uma peça cinematográfica que pode ser desfrutada com algum deleite.

Por Eron Fagundes

| topo da página |