De uns tempos pra cá, temos publicado resenhas de vários
CDs e DVDs supimpas, legais, maneiros, polidos e faiscantes.
O problema é que... bem, eles não estão
disponíveis no Brasil! Na verdade, tem uma cacetada
de grandes CDs que ainda não foram lançados no
Brasil. Ó céus! O que fazer? Simples: bundeando
pela Net, encontrei uma loja virtual de CDs que tem praticamente
TUDO o que a gente procura, das maiores raridades do Rock Progressivo às
pérolas do jazz que nenhum selo tem culhão pra
lançar aqui. Onde? Fácil: vá na CD BABY
(http://www.cdbaby.com/) e faça a festa dos seus zóios,
zuvidos e zoreias!
LOVE IN THE FASCIST BROTHEL -
The Plot to Blow Up The Eiffel Tower (Revelation
Records)
Por trás dessa bela capa (mostra uma fraulein se despindo
pra transar com um jumento, enquanto ao fundo nazis fazem a
saudação – mas É uma capa bonita,
ora!), esconde-se uma das bandas punk mais carnívoras
dos últimos tempos. Formada em San Diego, Califórnia,
em 2001, o grupo começou fazendo uma fusão de
punk e jazz (!), mas logo descambou para o pacote completo.
O show deles, que tem de sair em DVD, envolve garrafas quebradas
e pênises expostos. O resto eu deixo para sua imaginação.
Links: www.revelationrecords.com, www.blowuptheeiffeltower.com
BACK TO BACK -
Tiny Moore & Jethro Burns (Acoustic Disc)
Jethro Burns, um dos grandes mestres do bandolim e parte do
duo Homer & Jethro, teve uma carreira que durou mais de
50 anos, e seu estilo perfeccionista influencia músicos
até hoje. Já o texano Tiny Moore começou
carreira em 46, tocando com o lendário Swing Bob Wills. “Back
to Back”, gravado em 79, marca a primeira vez que eles
tocam juntos, e o repertório inclui standards de Wes
Montgomery, Bill Monroe e Count Basie, entre outros. Produzido
por David Grisman, que também toca em três faixas,
o CD conta com a participação d o guitarrista
Eldon Shamblin, o baixista Ray Brown e o baterista Shelly Manne.
Como bônus, essa edição traz um segundo
disco com takes alternativos, mais a inédita “Maiden´s
Prayer”.
Link: http://www.acousticdisc.com
MULLICH MULLI -
Mold (Tutl Records)
Mais uma das várias e interessantes bandas das Ilhas
Faroé, na Dinamarca, este sexteto traz um rock/pop bem
fornido e inspirado no som dos anos 70, mas com toques de punk
melódico e som alternativo dos anos 90 pra entrar no
novo século com o pé direito. As músicas
são cantadas em inglês.
Links: www.tutl.com
SPIRITUAL VERTIGO -
Sonus Umbra (The Sound of Shadow)
O Sonus Umbra mistura progressivo com jazz e, em certos momentos
evoca o Alan Parsons Project – especialmente nos vocais
de Andres Aullet. As letras são dark, até mesmo
deprê, mas a música é digna do que há de
melhor no neo-progressivo– especialmente a épica “Snakes & Ladders” (seguida
de uma faixa bônus bem esquisita). Atente para as participações
do baterista Jeff Laramee e da cantora Lisa Francis, ex-Kurgan´s
Bane. Altamente recomendável.
Links: www.sonusumbra.com
THE PUREST OF DESIGNS -
Steve Cochrane (Spirit Compass Music)
Mais um veterano do progressivo clássico, o canadense
Steve Cochrane (ex-Endpieces) demora para lançar um
disco – mas quando o faz, manda muito bem. “The
Purest of Designs”, de 1998, traz influências de
Yes, Mike Oldfield e Bach em peças simples porém
muito bem trabalhadas, com destaque para a épica “Songs
for Spring”, de 27 minutos, que narra a história
de um garoto em sua saga para se tornar um artista.
Links: http://www.spiritcompass.com/
TIMELINE - Timeline (Timeline Music)
Eis mais uma fusão feliz do som progressivo com o peso
do rock, num resultado que lembra os melhores momentos do Queensryche,
Kansas e Marillion. O Timeline é mais melódico
que outros grupos do gênero, mas não adere ao
comercialismo (como o Evanescence e a nova fase do Marillion),
e promete trabalhos ainda mais intrincados no futuro. Talento
musical eles já têm de sobra.
Link: www.timelinemusic.net
INEVITABLE -
Mario Vaz de Mello (VMA Records)
Carioca da gema, o tecladista, arranjador e maestro Mario Vaz
de Mello ainda era adolescente quando começou a tocar
com Marisa Monte, Deborah Colker, Bebel Gilberto e Lenine,
entre outros. Mas seu talento só foi descoberto lá fora,
onde trabalhou com Art Garfunkel, Michael Gibson, e até para
a Dreamworks de Steven Spielberg. Seu novo CD traz uma série
de temas instrumentais no estilo new age, e revela um talento
que ainda vai dar o que falar. Talvez não no Brasil,
terra de Tchans e sertanejos, mas pelo menos lá fora,
onde artistas recebem royalties e vivem bem.
Links: www.vmarecords.com, www.inevitable-cd.com
JUST
TALKING ABOUT THE UNIVERSE… SO
FAR -
Torman Maxt (Mars Hill)
Primeira parte de uma longa peça musical que prossegue
em “The Foolishness of God”, o Torman Maxt mistura
e manda influências de Rush, Led Zeppelin e Shadow Gallery
num metal progressivo que consegue ser moderno e, ao mesmo
tempo, soar como uma banda dos anos 70. As letras se baseiam
nos temas favoritos do Cristianismo, mas não se apoquente:
o grupo não faz o estilo “converta-se ou morra” do
Stryper.
Links: http://www.tormanmaxt.com
THE VIOLENCE OF DISTANCE -
Somascetic (Audible Images Studio)
Repararam como é difícil comentar uma banda nova
sem citar pelo menos meia dúzia de influências
do passado? Mas é exatamente isso o que terei de fazer
com o Somascetic, de Pittsburgh (terra dos zumbis de George
Romero!), cujo CD duplo de estréia pode ser definido
como um “Dark Side of the Moon” regravado pelo
Tool. O grupo é tão experimental, que os solos
de guitarra de uma das músicas, “Memory of Dark”,
foram gravados com cinco afinações diferentes.
Para fãs de progressivo com pitadas psicodélicas, é um
prato cheio e nutritivo.
Links: www.somascetic.com
STAGE -
Keller Williams (SCI-Fidelity Records)
Tai um cara que eu gostaria MESMO de ver ao vivo, ou pelo menos
em DVD. O multitalentoso Keller Williams é uma verdadeira
banda de um homem só: toca violão, baixo acústico
e percussão, canta, sampleia, dança – enfim,
faz o diabo. Seu talento já lhe valeu vaguinhas para
abrir shows de Dave Matthews Band, e é plenamente registrado
neste CD duplo ao vivo (sem overdubs!), onde Keller mistura
músicas próprias com standards como “Rapper´s
Delight”, “Under Pressure”, “For What
It´s Worth” e “Don´t Stop Till You
Get Enough”.
Links: www.kellerwilliams.net, http://www.scifidelity.com
JINETES NEGROS -
Jinetes Negros (Viajero Inmovil Records)
Esta banda Argentina, que tirou seu nome do poema “El
Jinete Negro” de Nene D´Inzeo, foi criada pelo
tecladista Octavio Stampalia, ex-membro do grupo progressivo
Anima. Agora aliado com o cantor Marcelo Ezcurra e outros músicos
talentosos, Stampalia prossegue com sua proposta de um rock
erudito e muito bem trabalhado, que com certeza vai agradar
aos puristas. A faixa “El Rey” traz Erardo Del
Prado lendo trechos de “O Corvo”, de Edgar Allan
Poe, e no conteúdo interativo podemos curtir o clip
da música “La Anciana”.
Links: www.viajeroinmovil.com
ARRIVAL -
Fallen Isis (Independent Production)
Criada pelo multi-instrumentista Michael Travers, o Fallen
Isis, de Brisbane, poderia até ser confundido com mais
um clone do Evanescence (vocais femininos, temas góticos).
Mas a diferença é que o Fallen Isis crava os
dedos no rock clássico de Jimi Hendrix e Led Zeppelin
e não solta, se recusando a fazer concessões às
FMs. Destaque para as músicas “The Day The Earth
Stood Still” e “Journey´s End”.
Links: www.fallen-isis.tk
CENTURY OF THE BLUES -
Prof. Louis & The Crowmatix (Woodstock Records)
A banda de Professor Louie tem um detalhe que deixa muitos
puristas irritados: instrumentos de sopro. Bah. Até os
Blues Brothers tinham instrumentos de sopro, oras! Bem, o azar é dos
puristas. Estão perdendo um excelente grupo de blues
tradicional, que mistura composições originais
(“Clouds in My Heart”, dedicada a Muddy Waters,
e “Ballerina”, um tributo a Jimi Hendrix) com covers
de clássicos como “Ain´t No Fun To Me” (Al
Green) e “Shake Your Money Maker” (Elmore James).
Links: www.woodstrockrecords.com
TEMPER TEMPER -
Temper Temper (Revelation Records)
Vinda de Milwakee, terra da cerveja, o estreante Temper Temper
até engana com uma capinha “mudernosa” que
lembra babas tipo Evanescence. Vai nessa. O som da banda é um
punk dançante e muito bem tocado, que mistura The Rapture
com Danzig num resultado que deixa qualquer ser humano pogando
de alegria.
Links: www.revelationrecords.com, www.tempertemper.net
Sergio Martorelli