JEFFERSON AIRPLANE – FLY

 

 

Diretor

Duração

Produção

80 minutos

2004

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

Documentário

ST2

05/11/2004

SOM & IMAGEM
FILME
EXTRAS & MENUS
GERAL
Áudio
Legendas
Vídeo
Região

Inglês (DD 2.0 e 5.1)
Inglês, Português (Somente Falas), Espanhol (Somente Falas)
Standard 1.33:1 e WideScreen não anamórfico 1.66:1 (misto)
Sinopse

Fly Jefferson Airplane retrata um período de oito anos na carreira de uma das melhores bandas a surgir em São Francisco. A história é contada através de entrevistas recentes com os membros da banda e seu empresário, performances históricas de seus maiores sucessos, além de fotos raras e inéditas do fotógrafo Jim Marshall. Apresentando performances integrais de: It´s No Secret - do programa de TV Bell Telephone Hour; Somebody To Love -do filme Monterey Pop Festival; High Flyin ´ Bird - do filme Monterey Pop Festival; White Rabbit - do programa de TV The Smothers Brothers Comedy Hour; Martha - especial de TV de Perry Como; Crown Of Creation - do programa de TV The Smothers Brothers Comedy Hour; Lather - do programa de TV The Smothers Brothers Comedy Hour; House At Pooneil Corners - apresentação no telhado em Nova York; Ballad Of You and Me and Pooneil - do filme Night At The Family Dog; We Can Be Together – videoclipe; Plastic Fantastic Lover - do filme Go Ride The Music; Volunteers - do filme Go Ride The Music; Embryonic Journey - cerimônia de indicação ao Rock and Roll Hall Of Fame

Comentários

Formado em São Francisco, Califórnia, o Jefferson Airplane foi o primeiro grupo psicodélico de São Francisco a alcançar reconhecimento nacional. Apesar de todas as turbulências durante a carreira, produziram bastante entre 1965 e 1972 e foi a única banda a tocar em todos os grandes festivais de rock dos anos 60. Lançaram 7 discos de estúdio e dois ao vivo. A banda acabou em 1973.

Este DVD traz um documentário onde os membros da antiga banda falam (em gravações recentes) sobre como eram as coisas no passado. Tudo isso é mesclado com várias músicas da banda (todas elas na íntegra).

As músicas são boas, no estilo pop/rock e os vocalistas dão um show à parte, principalmente Grace que é ótima.

Inicia com todos comentando como era o cenário em São Francisco em 1966.

Então aparece a primeira gravação conhecida do público, que foi ao ar em um programa de televisão. A música é ‘It´s no Secret’.

Em seguida eles comentam sobre a troca da cantora Signe pela fantástica Grace, e falam sobre a decisão que tiveram que tomar entre escolher entre Grace e Janis Joplin.

A próxima música é a primeira a fazer sucesso, e foi trazida por Grace de sua antiga banda. A música é ‘Somebody to Love’, gravada ao vivo no Monterey Pop Festival. Depois a banda faz alguns comentários sobre o quanto eles gostaram desse festival.

‘ High Flyn’ Bird’ é a seguinte e também é desse festival.

Também com grande vocal de Grace, o rock bolero ‘White Rabbit’ que faz menção à clássica estória de Alice no País das Maravilhas. Esta música é de uma apresentação para a televisão.

‘ Martha’ traz o vídeo da música e antes, alguém comenta quem era Martha.

Grace, maquiada com o marrom mais forte que ela encontrou no camarim, canta ao vivo no programa de tv Smothers Brothers, a música ‘Crown of Creation’ junto com Mary. Em seguida no mesmo programa ela canta ‘Lather’, desta vez sozinha no vocal. Eles explicam nos depoimentos para quem a música foi feita.

A próxima é uma filmagem do cineasta Jean-Luc Godard da música ‘House at Pooneil Corness’ que eles tocaram no teto de um hotel no centro de Manhattan. É mostrada em seguida toda a confusão que causaram e a chegada da polícia.

Eles comentam que nas apresentações ao vivo, de repente algum deles inseria alguma coisa, surgida sabe-se Deus de onde, como os ótimos solos de baixo e de guitarra não planejados que aparecem na música ‘Ballad of you and me and Pooneil’.

Mais um vídeo vem a seguir da música ‘We can be together’, que tem uma letra de protesto.

As duas músicas seguintes são de gravações ao vivo com o novo baterista e fazem parte do filme ‘Go Ride the Music’.
Em 1996 eles foram nomeados para o Hal of Fame e lá aconteceu o solo de Jorma na música ‘Embrionic Journey’.

Os depoimentos ajudam bastante a conhecer a banda e entender um pouco seu estilo, principalmente as gravações que trazem as luzes psicodélicas inseridas nas apresentações.

Extras

Acesso direto às músicas: Opção de ver somente as músicas com duração de 52 minutos.

Entrevista: Som 2.0. 29 minutos onde a banda fala sobre como tudo começou, sobre as pessoas que trabalharam com eles e sobre os festivais de Woodstock e Altamont.

Galeria de fotos: 20 fotos.

Outros títulos: outros títulos da gravadora lançados no Brasil.

Críticas ao DVD

O menu é animado. As imagens antigas têm boas cores e estão bem conservadas. As recentes estão excelentes. A imagem dos depoimentos está em Widescreen e as antigas é standard. O som está muito bom, com boa distribuição e utilizando as caixas surround para o efeito e sons específicos de alguns instrumentos. É um DVD para fãs da banda e os que gostam da história do rock’n’roll.

Resenha publicada em 18/01/2005
Por Robson Candêo

Seu comentário
 

Nome:

Autorizo a publicação.
  Email: Não autorizo.