Com: Aparições
de Adolf Hitler, Rudolf Hess, Otto Dietrich, Waleter Darre,
Julius Streicher, Robert Ley.
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Leni
Riefenstahl
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Sinopse
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O
Congresso nacional – socialista Alemão de 1934,
é documentado de maneira impressionante pela cineasta
Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos
céus, Adolf Hiltler sai sorridente e é ovacionado
pela multidão. Tudo é gigantesco: são
paradas, desfiles monumentais e discursos para um público
em total catarse. Um espetáculo cinematográfico
hipnótico e terrificante que retrata com imagens
fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.
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Comentários
Sobre o Filme
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É
muito delicado comentar esse filme por isso mesmo quero
deixar bem claro desde já que estou comentando o
filme em si e não o seu conteúdo e quanto
a isso, não podemos deixar de rasgar elogios à
Leni Riefenstahl, que poderia ter escrito seu nome da história
com mais êxito que apenas a cineasta de Hitler.
Impressionado com a qualidade de seu filme A Luz Azul (1932)
onde narra (e atua também) uma lenda tirolesa que
se passa nas montanhas, Hitler contrata Riefenstahl para
fazer o documento definitivo do partido nazista. Riefenstahl,
como uma boa artista (além de diretora era fotógrafa,
dançaria e atriz) resolve inovar o conceito de documentário/propaganda;
nada de narrações em off e cenas plastificadas.
Ela utiliza técnicas revolucionárias que até
hoje são consideradas exemplares. Logo no início
quando Hitler chega em Nuremberg, Leni posiciona a câmera
por trás do Füher, filmando o que seria a pespectiva
dele em relação à imensa massa popular
que o aguarda. Exatamente os movimentos de câmera
dela são revolucionários para 1934. Na cena
do estádio onde Hitler discursa para mais de 200
mil pessoas a câmera sobre e abre uma angular que
dá exatamente a idéia de imensidão
e poder do 3º Reich.
Não estou dizendo que depois de ver este filme você
vai querer se filiar ao partido nazista ou então
entender o que Hitler fez - até porque neste documentário
em NENHUM momento ele prega o racismo, pelo contrário,
diz que todos os alemães têm que se unir e
serem iguais – mas sim vai compreender o porquê
da Alemanha ter se desenvolvido tanto em tão pouco
tempo, ainda mais vindo da opressão sofrida após
a 1a Grande Guerra.
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Áudio |
Legendas |
Vídeo |
Região |

Alemão (Dolby Digital 2.0). |
Português,
Espanhol e Inglês. |

[4x3] |
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Extras |
Entendo
que deve ser difícil conseguir cenas de bastidores
de Leni Riefenstahl. Já é raríssimo
encontrar de filmes de Hollywood da década de 30,
imagine então de um filme nazista? O DVD vem com
um curta-metragem da própria Riefenstahl chamado
"O Dia de Liberdade" (Tag Der Freiheit/1935).
Além disso vem os tradicionais textos de biografia/filmografia
da diretora. |
Críticas
ao DVD |
Arte
tem partido político? Se sou contra o comunismo não
posso assistir os filmes de Sergei Eisenstein? Pois é.
Leni Riefenstahl pagou o preço por sua qualidade.
Após este documentário ela fez Olympia (1938)
sobre às Olimpíadas de Berlim que foi taxado
como um filme racista. Após a guerra ficou presa
por 4 anos em um campo francês por ter “glorificado
as atividades nazistas” mesmo ela tendo dito que eram
apenas documentários. Após isso, nunca mais
conseguiu financiamento para produzir um filme sequer, dedicando-se
assim à fotografia.
O documentário é uma peça obrigatória
para os amantes de cinema. Não é um filme
de fácil digestão pois segue os preceitos
dos documentários da década de 30/40 e é
bem longo (com quase 2 horas) e para quem não gosta
do gênero, é melhor passar longe. A qualidade
de imagem é o que pode se esperar de um filme de
1934, assim como o som. O DVD vale como um documento histórico
e como uma referência para a história do cinema.
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Comentários
do Internauta |
Muito
boa critica. Apesar de não ser adepta de documentários
e principalmente do assunto abordado, mas me sento compelida
a assistir o filme. Parabéns ao site e ao critico
que não se limitam aos lançamentos de bilheteria.
(Adriana Werneck)
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Menus |
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Resenha
publicada em 16/07/2003 |
Por
Erick "Polska" Pessôa
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Seu comentário
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