21 GRAMAS (21 Grams)

 

Com Sean Penn, Naomi Watts, Benicio Del Toro, Charlotte Gainsbourg, Melissa Leo, Clea DuVall, Danny Huston

 

Diretor

Duração

Produção

Alejandro González

125 minutos

2003, EUA

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

Drama

Universal

14/07/2004

SOM & IMAGEM
FILME
EXTRAS & MENUS
GERAL
Áudio
Legendas
Vídeo
Região

Inglês, Português, Espanhol (DD 5.1)
Inglês, Português e Espanhol

Sinopse

Dizem que todo mundo perde 21 gramas no exato momento da morte. O peso da vida inteira. O peso de uma barra de chocolate. O que significa? Paul, Chirstina e Jack querem respostas. Paul Rivers é um matemático que ganhou um novo coração quando já parecia destinado à morte, e precisa fazer de tudo para agarrar esta segunda chance. Christina Peck é uma mãe que perdeu toda sua família, e se volta às drogas como consolo. E Jack Jordan é um ex-presidiário que busca na Bíblia a redenção, mas se envolve em um trágico acidente. Eles estão prestes a descobrir que sua dor, solidão e revolta estão ligadas por um motivo, mas cabe ao espectador definir qual é: se o destino ou o acaso. Se algo tão grandioso como Deus, ou tão delicado quando um beija-flor.

Comentários

O diretor de cinema mexicano Alejandro González Iñarritu tem construído seu prestígio valendo-se duma rigorosa radicalização de filmar em que provocar os nervos do espectador sempre foi algo mais do que o choque da violência visual. Amores brutos (2001) foi uma brilhante carta de apresentação de sua perversidade fílmica e o episódio que ele rodou para 11 de setembro (2002), com a tela insistentemente escura povoada de vozes difusas e cortada por clarões de pouca permanência na retina, era outra amostra de seu inconformismo estilístico.

21 gramas (21 gramas; 2003) dá seqüência a estas descidas cruéis de Iñarritu ao universo de criaturas marcadas pela fatalidade trágica. Aqui o cineasta complexifica ainda mais sua narrativa de histórias cruzadas que lançara em Amores brutos; o jogo exige ainda mais da atenção e da capacidade de percepção do espectador. A primeira imagem da fita, antes mesmo dos créditos iniciais, mostra o ator Sean Penn sentado na cama (nu) diante de Naomi Watts (nua) que lhe está de costas e dorme; esta imagem vai aparecer depois lá quase pelo fim da realização. Entre este estranho início e o reaparecimento da imagem numa situação narrativa já mais esclarecida, o assistente vem a saber que a personagem de Penn recebeu o coração do marido morto da criatura de Naomi e envolveu-se sentimental e sexualmente com a viúva de seu doador; exaustivamente Iñarritu fere os códigos narrativos tradicionais, brincando com as ilusões cinematográficas: numa cena, imaginamos que Penn matou a Benicio Del Toro, depois o vemos presente ainda na história, pode-se pensar que se trata de seqüências do passado (antes do assassinato), mas depois a cena completa revela: Penn simulou ter matado Del Toro e o mandou fugir.

21 gramas, cujo roteiro é do habitual colaborador de Iñarritu, Guillermo Arriaga, guarda fortes semelhanças com Amores brutos. Em ambos os filmes um acidente automobilístico vai transformar e cruzar a vida de um punhado de personagens. Em 21 gramas a mulher cujo marido e duas filhas pequenas perdem a vida ao serem atropeladas por um ex-presidiário bêbado vem a envolver-se com o homem que sobreviveu graças à doação do coração do morto; o alvo de ódio que é o causador das mortes familiares implica uma estrutura narrativa nervosa a que a câmara trêmula e as imagens granuladas da fita correspondem inteiramente.

Se as pessoas perdem vinte e um gramas na hora da morte, um filme como 21 gramas traz uma tonelada de informação cinematográfica para prazer do cinéfilo. (Eron Fagundes. Leia mais críticas na seção Cinemania)

Extras

Nenhum

Críticas ao DVD

É uma pena que um grande filme como este tenha um tratamento apenas banal da distribuidora Universal. Há o formato de tela desejável, em widescreen, mas um tanto quanto granulado (não me recordo se no cinema já era assim, mas...). As opções de áudio, as desejáveis, no idioma original e na dublagem em Português e Espanhol, sempre em 5.1 canais. Mas cadê os extras? Absolutamente nenhum, nem mesmo um “trailerzinho”. Na versão americana haveria o making of e um especial chamado “21 Grams: In Fragments”, além do áudio em Inglês também em DTS. Mas, conforme o alerta do nosso assíduo leitor Daniel Peres, acabou saindo por lá, de última hora, um "edição pelada" também. Ele até nos indicou um site com estas informações: http://dvd.ign.com/articles/501/501572p1.html. Ou seja, virá uma edição especial mais tarde, tanto lá, como provavelmente cá, com extras.

Pena que a Universal anda pisando na bola ultimamente. O seu próximo grande lançamento (pelo menos na data desta resenha), Mestre dos Mares, receberá o mesmo tratamento, ou seja, ou adotaram a abominável política de um DVD simples para locação para depois um lançamento duplo para a venda. Pena. Embora seu histórico já tenha comprovado essa tese. Os DVDs duplos só para venda.

Mas como o filme é muito bom, instigante, interessante, para apenas dizer apenas o mínimo, alugue. Quanto à sua compra, não sei se vale. Espere uma liquidação, pois deverá vir uma “edição especial”, como sempre. E o pior que isso não ocorre só por aqui, nas terras Tupiniquins. Mas que o filme é imperdivel, lá isso é.

Menus
Resenha publicada em 21/07/2004
Por Eron Fagundes (filme) e Edinho Pasquale (DVD)

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