Com
Sean Penn, Naomi Watts, Benicio Del Toro, Charlotte Gainsbourg, Melissa Leo,
Clea DuVall, Danny Huston
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125
minutos
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SOM & IMAGEM |
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Vídeo
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Região
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Inglês, Português, Espanhol (DD 5.1)
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Inglês, Português e Espanhol
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Sinopse
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Dizem que todo mundo perde 21 gramas no exato momento
da morte. O peso da vida inteira. O peso de uma barra
de chocolate. O que significa? Paul, Chirstina e
Jack querem respostas. Paul Rivers é um matemático
que ganhou um novo coração quando já parecia
destinado à morte, e precisa fazer de tudo
para agarrar esta segunda chance. Christina Peck é uma
mãe que perdeu toda sua família, e
se volta às drogas como consolo. E Jack Jordan é um
ex-presidiário que busca na Bíblia
a redenção, mas se envolve em um trágico
acidente. Eles estão prestes a descobrir que
sua dor, solidão e revolta estão ligadas
por um motivo, mas cabe ao espectador definir qual é:
se o destino ou o acaso. Se algo tão grandioso
como Deus, ou tão delicado quando um beija-flor.
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Comentários
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O
diretor de cinema mexicano Alejandro González
Iñarritu tem construído seu prestígio
valendo-se duma rigorosa radicalização
de filmar em que provocar os nervos do espectador
sempre foi algo mais do que o choque da violência
visual. Amores brutos (2001) foi
uma brilhante carta de apresentação
de sua perversidade fílmica e o episódio
que ele rodou para 11 de setembro (2002),
com a tela insistentemente escura povoada de vozes
difusas e cortada por clarões de pouca permanência
na retina, era outra amostra de seu inconformismo
estilístico.
21
gramas (21 gramas; 2003) dá seqüência
a estas descidas cruéis de Iñarritu
ao universo de criaturas marcadas pela fatalidade
trágica. Aqui o cineasta complexifica ainda
mais sua narrativa de histórias cruzadas
que lançara em Amores brutos;
o jogo exige ainda mais da atenção
e da capacidade de percepção do espectador.
A primeira imagem da fita, antes mesmo dos créditos
iniciais, mostra o ator Sean Penn sentado na cama
(nu) diante de Naomi Watts (nua) que lhe está de
costas e dorme; esta imagem vai aparecer depois
lá quase pelo fim da realização.
Entre este estranho início e o reaparecimento
da imagem numa situação narrativa
já mais esclarecida, o assistente vem a
saber que a personagem de Penn recebeu o coração
do marido morto da criatura de Naomi e envolveu-se
sentimental e sexualmente com a viúva de
seu doador; exaustivamente Iñarritu fere
os códigos narrativos tradicionais, brincando
com as ilusões cinematográficas:
numa cena, imaginamos que Penn matou a Benicio
Del Toro, depois o vemos presente ainda na história,
pode-se pensar que se trata de seqüências
do passado (antes do assassinato), mas depois a
cena completa revela: Penn simulou ter matado Del
Toro e o mandou fugir.
21
gramas, cujo roteiro é do habitual
colaborador de Iñarritu, Guillermo Arriaga,
guarda fortes semelhanças com Amores
brutos. Em ambos os filmes um acidente
automobilístico vai transformar e cruzar
a vida de um punhado de personagens. Em 21
gramas a mulher cujo marido e duas filhas
pequenas perdem a vida ao serem atropeladas por
um ex-presidiário bêbado vem a envolver-se
com o homem que sobreviveu graças à doação
do coração do morto; o alvo de ódio
que é o causador das mortes familiares implica
uma estrutura narrativa nervosa a que a câmara
trêmula e as imagens granuladas da fita correspondem
inteiramente.
Se
as pessoas perdem vinte e um gramas na hora da morte,
um filme como 21 gramas traz uma
tonelada de informação cinematográfica
para prazer do cinéfilo. (Eron
Fagundes. Leia mais críticas na seção Cinemania)
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Extras
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Nenhum
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Críticas
ao DVD
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É uma pena que um grande filme como este tenha
um tratamento apenas banal da distribuidora Universal.
Há o formato de tela desejável, em
widescreen, mas um tanto quanto granulado (não
me recordo se no cinema já era assim, mas...).
As opções de áudio, as desejáveis,
no idioma original e na dublagem em Português
e Espanhol, sempre em 5.1 canais. Mas cadê os
extras? Absolutamente nenhum, nem mesmo um “trailerzinho”.
Na versão americana haveria o making of
e um especial chamado “21 Grams: In Fragments”,
além do áudio em Inglês também
em DTS. Mas, conforme o alerta do nosso assíduo leitor
Daniel Peres, acabou saindo por lá, de última hora,
um "edição pelada" também. Ele até nos indicou um
site
com estas informações: http://dvd.ign.com/articles/501/501572p1.html.
Ou seja, virá uma edição especial mais tarde,
tanto lá, como provavelmente cá, com extras.
Pena
que a Universal anda pisando na bola ultimamente.
O seu próximo grande lançamento (pelo
menos na data desta resenha), Mestre dos
Mares, receberá o
mesmo tratamento, ou seja, ou adotaram a abominável
política de um DVD simples para locação
para depois um lançamento duplo para a venda.
Pena. Embora seu histórico já tenha
comprovado essa tese. Os DVDs duplos só para
venda.
Mas
como o filme é muito bom, instigante,
interessante, para apenas dizer apenas o mínimo,
alugue. Quanto à sua compra, não sei
se vale. Espere uma liquidação, pois
deverá vir uma “edição
especial”, como sempre. E o pior que isso não
ocorre só por aqui, nas terras Tupiniquins.
Mas que o filme é imperdivel, lá isso é.
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Menus
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Resenha
publicada em
21/07/2004
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Por
Eron Fagundes (filme) e Edinho Pasquale (DVD)
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Seu comentário
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