À FRANCESA - EDIÇÃO PARA LOCAÇÃO (Le Divorce)

 

Com Kate Hudson, Naomi Watts, Esmée Buchet-Deàk, Jean-Jacques Pivert, Melvil Poupaud, Catherine Samie, Samuel Labarthe, Leslie Caron, Thierry Lhermitte

 

Diretor

Duração

Produção

James Ivory

117 minutos

2003, EUA

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

Romance, Comédia

Fox

04/08/2004 (locação)

SOM & IMAGEM
FILME
EXTRAS & MENUS
GERAL
DISPONÍVEL APENAS PARA LOCAAÇÃO
Áudio
Legendas
Vídeo
Região

Inglês (DD 5.1), Espanhol, Português (DD 2.0)
Inglês, Português, Espanhol, Cantonês, Coreano, Tailandês, Mandarim
WIDESCREEN 2.40:1
Sinopse

Nesta cativante e sensual comédia com um elenco de astros e estrelas, Isabel vai para Paris para auxiliar sua irmã, e ao chegar lá, descobre que esta foi abandonada por seu marido francês. Para esquecer os votos conjugais, as irmãs decidem arrasar em Paris, conhecendo gente nova em festas onde os cidadãos locais se encontram com os estrangeiros. Romances interculturais, choque de culturas e escândalos não demoram a surgir.

Comentários

Segundo suas próprias palavras, o cineasta norte-americano James Ivory se interessa basicamente nos conflitos gerados pelas diferenças de temperamento entre civilizações. Ele próprio como artista é um elemento de confluência de duas culturas, a americana e a européia; nascido na objetividade ianque, Ivory deixa-se fascinar constantemente pelo nobre e refinado universo do Velho Mundo, fato que se materializa em sua própria e rigorosa maneira de filmar. Um dos trabalhos-chave de Ivory trata justamente disto: Os europeus (1979), extraído da ficção de Henry James, um escritor que igualmente balançava entre dois Continentes, segue estas questões de uma dialética intercontinental.

Em À francesa (Le divorce; 2003), narrativa cinematográfica cujo roteiro vem de um livro de Diane Johnson que seria uma releitura de um clássico de Henry James, Ivory colocou diante das câmaras todo o poder de seu refinado estilo. Duas irmãs americanas estão no centro da trama; no início do filme, uma delas está grávida e seu marido a abandona por uma russa no mesmo momento em que sua mana chega a Paris visando a ajudá-la nos difíceis dias de gestação e agora de separação. O caso da irmã solteira com o tio do marido que está deixando a grávida alimenta uma certa irreverência erótica e moral a que os pudores antigos de Ivory não tinham habituado o espectador; mas nada retira da película a extraordinária capacidade reflexiva e emotiva, transformando a realização numa visão sobre o comportamento amoroso de duas americanas em Paris, ou seja, como o ambiente francês adultera sutilmente a perspectiva sentimental de duas estrangeiras.

Menos poderoso que o deslumbrante rigor duma obra-prima como Uma janela para o amor (1986), o primeiro filme verdadeiramente amado de Ivory, À francesa é todavia um belo espetáculo, algo que foge à rotina da programação. A Ivory poderia aplicar-se a auto-ironia da personagem de Woody Allen em Dirigindo no escuro (2002): seus filmes encontram melhor ressonância no espírito europeu do que americano; se Allen ruma para Paris no fim de sua história, Ivory filma toda a sua narrativa na cidade-luz. (Eron Fagundes. Leia mais críticas na seção Cinemania)

Extras

Nenhum

Críticas ao DVD

Mais um DVD para locação. Como sempre, isto significa que não há nenhum extra, ou seja, como sempre repetimos por aqui, que vai alugar o filme tem menos direitos do que for comprá-lo mais tarde, quando, provavelmente virá uma versão cheia de extras. Se bem que no caso da Fox, muitos dos seus filmes vêm apenas com um trailer não legendado e olhe lá. Se formos nos basear pela edição americana, é o que poderá ocorrer, pois por lá só saiu uma edição com o trailer. Mas enfim, um filme que pode agradar, muito bom tecnicamente, ou seja, o formato é o mesmo de cinema em wide, otimizado para quem tem TV Neste formato, bom áudio em 5.1 canais no Inglês e 2.0 Surround para o Português e Espanhol. Os menus acompanham a linha dos extras: ridículos. Um filme que merece um melhor tratamento, vale o seu propósito: a locação.

Menus
Resenha publicada em 08/08/2004
Por Eron Fagundes (filme) e Edinho Pasquale (DVD)

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