ADEUS LENIN! (Good Bye, Lenin!)

 

Com Daniel Brühl, Katrin Sass, Chulpan Khamatova, Maria Simon, Florian Lukas

 

Diretor

Duração

Produção

Wolfgang Becker

117 minutos

2003, Alemanha

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

Comédia

LK-TEL

20/05/2004 (APENAS PARA LOCAÇÂO)

SOM & IMAGEM
FILME
EXTRAS & MENUS
GERAL
Áudio
Legendas
Vídeo
Região

Alemão (DD 5.1 e 2.0) e Português (DD 2.0)
Inglês e Alemão
Sinopse

O filme mais assistido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e premiado em diversos festivais, Adeus, Lenin! Conta, com muito humor, a história de uma família que vive durante a queda do muro de Berlim, na Alemanha. Alex é um filho dedicado que tem sua mãe em coma quando o muro de Berlim cai. Ela acorda depois de oito meses muito debilitada, sem poder sofrer qualquer emoção. Desesperado e igualmente criativo, Alex faz de tudo para esconder a situação do país à mãe. Entre suas peripécias, conta com a ajuda da irmã, dos vizinhos e até de um editor de vídeos.

Comentários Sobre o Filme

Filme “estrangeiro” (lembrando que o termo é aplicado para as películas que não são norte-americanas), “não-comercial”, evidenciando nome de teórico marxista e rodando nas salas de cinema alternativo... Em um primeiro momento, “Adeus Lenin!” não parece ser o filme que chamaria a atenção da grande massa de espectadores. Engana-se, entretanto, quem pensa que o filme é daqueles que não tem começo e que o fim fica na interpretação livre de cada um.

A comédia inicia com notas de drama. A mãe de Alex é abandonada pelo marido e passa a dedicar sua vida à Alemanha Oriental, que, na época, pertencia ao bloco comunista. Em seguida, ao ver seu filho sendo preso em uma manifestação, tem um infarto e passa meses em coma no hospital.

Nesse ínterim, em fins de 1989, a Alemanha é unificada e cede aos apelos consumistas. A mãe acorda do sono profundo e, impedida de ter fortes emoções, acaba sendo iludida de que tudo continuava como antes. Os filhos, os velhos amigos e a paisagem, visivelmente transportados para a nova realidade, têm de se esforçar a retomar o passado, na esperança de trazer tranqüilidade à enferma.

As cenas mais engraçadas ficam por conta dos noticiários criados por Alex para justificar a invasão ocidental. Quando um imenso banner da Coca-Cola desponta do prédio ao lado, a desculpa é de que a fórmula do famoso refrigerante foi criada pelos alemães orientais. É um pequeno exemplo de tantos outros pontos altos do filme. O fator surpresa é, mais uma vez, coadjuvante.

Esta produção vem unir-se à Corra Lola Corra e Que Fazer em Caso de Incêndio, que também representam a boa qualidade do novo cinema alemão e merecem todo o respeito de quem os assiste. Por fim, recomendo aos professores de História que incluam, ao invés de “Tróia” (ironicamente, dirigido por um alemão), “Adeus Lênin!” no dever de casa de seus alunos.

Extras

• Entrevistas (Daniel, Katrin e Diretor).

• Notas sobre Sinopse, Elenco (Daniel e Katrin), Sobre o Diretor e Curiosidades (redigido em 1ª pessoa, seria o diretor?)

• Galeria de fotos

• Trailer de Cinema

• Outros 6 trailers

Críticas ao DVD

O DVD analisado é para uso “exclusivo para locação”, mas o que não atrapalha, pois esta distribuidora não altera o conteúdo quando vende diretamente ao público. A qualidade do áudio é excelente, principalmente, os graves são bem destacados (e olha que não é um filme de ação!) e a imagem é bastante boa, mas há borrões em certas cenas escuras.

Os extras são apenas “corretos”. O DVD lançado na Alemanha trouxe making of e comentários em áudio do diretor e elenco. Porém, o que deve ser ressaltado foi a distribuidora nacional ter preservado o formato de tela original do filme (widescreen). Obrigado!

Resenha publicada em 31/05/2004
Por Elenise Peruzzo dos Santos

Seu comentário
 

Nome:

Autorizo a publicação.
  Email: Não autorizo.