ALIEN QUADRILOGIA - BOX COM 9 DVDs

 

Com Sigourney Weaver, Winona Ryder, Ron Perlman, Dan Hedaya, J.E. Freeman, Brad Dourif, Michael Wincott, Tom Skerrit, Veronica Cartwright, Harry Deanstanton, John Hurt, Ian Holm, Yaphet Koto, Charles Dance, Lance Henriksen, Charles S. Dutton.

 

Diretor

Duração

Produção

James Cameron, David Fincher, Jean-Pierre Jeunet e Ridley Scott

530 minutos

1979/1986/1993/1997, EUA

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

Ficção Científica

Fox

09/04/2004

SOM & IMAGEM
FILME
EXTRAS & MENUS
GERAL
Áudio
Legendas
Vídeo
Região

Inglês Dolby Digital 5.1 Surround (todos), Inglês DTS 5.1 (Alien e Alien: A Ressurreição) e Português: Dolby Digital 2.0 Surround (apenas nas versões de cinema)
Inglês, Português e Espanhol
Widescreen 2.35.1 & 16x9 Anamórfico (Alien, Alien 3, Alien: A Ressurreição), 1.78:1 & 16x9 Anamórfico (Aliens: O Resgate)
Sinopse

Com base em no conceito original dos roteiristas Dan O’Bannon e Ronald Shusset, em 1979 o diretor Ridley Scott levou às telas um filme marcante que misturava ficção científica e terror, e que daria início a uma das mais cultuadas séries cinematográficas: Alien. Neste caprichado box-set da Fox, os filmes foram relançados com várias melhorias de som e imagem, sendo adicionadas versões estendidas ou do diretor de todos os quatro títulos da série.

Alien: O Oitavo Passageiro - O terror começa quando os sete tripulantes do cargueiro espacial Nostromo investigam uma transmissão vinda de um desolado planeta, e lá, em uma nave alienígena abandonada há séculos, descobrem uma forma de vida que se reproduz dentro de um hospedeiro. Levada para o Nostromo, agarrada ao rosto de um dos tripulantes, a criatura começa a se metamorfosear em um pesadelo que apenas é visto de relance quando ataca para matar. O filme revelou Sigourney Weaver, que interpretou a durona tenente Ellen Ripley.

Aliens: O Resgate - Sigourney Weaver retorna como Ripley, que após sobreviver ao primeiro encontro com o monstruoso Alien, é resgatada de um sono criogênico que durou mais de 50 anos. Suas explicações sobre o alienígena e o destino da tripulação do Nostromo são recebidas com ceticismo, até o misterioso desaparecimento de colonos em LV-426, o planeta onde tudo começou. Decidida a acabar com o pesadelo, ela se junta a uma equipe de fuzileiros altamente equipados, que são enviados para investigar. Chegando ao planeta, eles encontram uma única sobrevivente, a menina Newt (Carrie Henn), que lhes revela que todos os colonos foram colocados em casulos pelos Aliens. Os fuzileiros não tardam a descobrir, da pior maneira possível, que agora existem centenas de alienígenas, gerados por uma enorme Rainha. No clímax da história, Ripley tem de reviver todo o seu horror para salvar Newt das garras da Rainha Alien.

Alien 3 - Após a fuga ao final de Aliens, a nave de Ripley (Weaver) cai em Florina 161, um inóspito planeta low-tech habitado por ex-presidiários vindos de prisões de segurança máxima. Ripley é a única que sobrevive à queda, passando a conviver com os ex-detentos, que são uma espécie de monges do espaço que fizeram voto de castidade. Ou seja, a “paz de espírito” da turma é quebrada pela chegada da tenente. O medo de Ripley de que um Alien estivesse a bordo de sua nave é confirmado quando corpos mutilados começam a surgir nos túneis da instalação. E pior, além de careca (o planeta é infestado por piolhos e todos têm que raspar a cabeça) ela descobre que está impregnada com uma Rainha Alien, e que uma equipe da Weyland-Yutani está a caminho para levá-la à Terra e utilizar a Rainha para fins bélicos.

Alien: A Ressurreição – Duzentos anos após Ripley (Weaver) ter morrido lutando contra o alienígena, um grupo de cientistas a bordo da nave de pesquisa Auriga consegue clonar a ela e a Rainha Alien, a partir de amostras de seu sangue. A intenção era gerar a arma definitiva, mas Ripley reserva algumas surpresas, já que agora seu corpo também possui DNA alienígena. Um grupo de mercenários a bordo da nave Betty, entre os quais está a jovem mecânica Call (Winona Ryder), chega à Auriga com mais um carregamento de seres humanos para serem utilizados como hospedeiros dos Aliens. Porém, não demora muito para que os monstros nascidos dos ovos da Rainha escapem e passem a caçar os tripulantes da Auriga, da Betty e a própria Ripley. No entanto, entre ela e os alienígenas se estabelece uma estranha conexão, que culmina com o aparecimento do “Recém-Nascido”, um híbrido humano/alienígena.

Comentários Sobre o Filme

Alien: O Oitavo Passageiro - Além de ser o primeiro exemplar de uma das mais populares séries de ficção científica, Alien é um clássico moderno que consagrou o diretor Ridley Scott (Blade Runner, Gladiador) e o primeiro filme de Sigourney Weaver. Tudo funciona na produção: a direção perfeita, os efeitos especiais de Brian Johnson (maquetes) e Carlo Rambaldi (efeitos da cabeça do monstro), a atmosférica trilha de Jerry Goldsmith, o elenco afiado, os cenários sinistros e, principalmente, o Alien em si, fruto da imaginação (doentia?) do artista plástico suíço H. R. Giger. O ponto alto de Alien é o conceito à época inovador, criado pelo roteirista Dan O’Bannon, de que formas de vida alienígenas podem se apresentar das mais diferentes formas e estágios no seu ciclo vital, adaptando-se a qualquer meio ambiente. Outro aspecto no qual o filme inovou foi mostrar uma mulher (Ripley) como uma líder, um personagem bem mais consistente do que as figuras meramente decorativas, comuns em tantas produções do gênero. E melhor ainda, fazendo dela o único sobrevivente capaz de enfrentar o monstro.

Aliens: O Resgate - Bem diferente do filme original de Ridley Scott, Aliens estruturalmente é um thriller de ação com a cara do diretor James Cameron, que co-escreveu o roteiro com David Giler e Walter Hill (produtores da série). Podemos destacar nesta continuação o incrível trabalho de Stan Winston e sua equipe na criação dos vários monstros (em especial da Rainha Alien), e do compositor James Horner, que compôs um de seus melhores trabalhos. O elenco é integrado por muitos coadjuvantes de talento como Michael Biehn, hoje infelizmente relegado a produções classe B, Lance Henriksen, que após muitos papéis de vilão estrelou a série de TV Millenium e será visto em Alien Vs. Predador, e Bill Paxton, que trabalhou nos sucessos de bilheteria Twister e Titanic, e vem aí em Thunderbirds.

Alien 3 - Depois do enorme sucesso de Aliens em 1986, Alien 3, lançado somente em 1993 após vários problemas de produção, decepcionou nas bilheterias. Se no primeiro filme a intervenção criativa de várias pessoas resultou em sucesso, no terceiro as diferentes visões contrastantes causaram vários problemas. As dificuldades começaram já na definição da história e elaboração do roteiro, e ao final, Vincent Ward (Navigator, Uma Odisséia no Tempo), que fora inicialmente contratado para escrever e dirigir o filme, foi creditado como autor da história, e como roteiristas, David Giler, Walter Hill e Larry Ferguson. Porém, a verdade é que muito pouco do roteiro inicial de Ward foi aproveitado. O diretor David Fincher (Seven, O Clube da Luta) teve sérias desavenças com a Fox, e a versão final foi profundamente alterada pelo estúdio - para pior. Chegando às telas, nem o grande visual, a direção de arte, a ótima trilha de Elliot Goldenthal ou a interessante versão quadrúpede do Alien foram suficientes para agradar aos fãs e atrair o público em geral.

Alien: A Ressurreição – Após as críticas a Alien 3, os produtores resolveram fazer um novo capítulo mesclando as melhores qualidades dos dois primeiros filmes, e foi com isso em mente que Joss Whedon (criador de Buffy, A Caça-Vampiros) escreveu o roteiro. Buscando manter as distinções visuais e de estilo da série, o francês Jean-Pierre Jeunet (Delicatessen) foi escolhido para dirigir o que até então era chamado Alien 4. O diretor não abriu mão de trabalhar com a sua equipe habitual francesa, fazendo com que no mesmo filme trabalhassem duas equipes distintas, sem que nenhuma falasse a língua da outra. O roteiro de Whedon tomou certas liberdades com o conceito já estabelecido na série, e o resultado, somado a algumas cenas excessivamente violentas, tornou este o filme mais polêmico da série, e também o que fez menos sucesso.

Extras

Alien: O Oitavo Passageiro - Nos extras do disco 1 destacam-se a introdução de Ridley Scott na Versão do Diretor, e a nova faixa de comentários de áudio com Ridley Scott, os atores Sigourney Weaver, Tom Skerritt, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton e John Hurt, e os roteiristas Dan O'Bannon e Ronald Shusett. Infelizmente, perdeu-se a possibilidade de ouvirmos o score original de Jerry Goldsmith isoladamente, bem como a trilha alternativa e a faixa de áudio de produção, o que talvez justifique manter o DVD anterior, que tinha estes recursos. O núcleo dos extras do disco 2 são os 9 featurettes que formam um grande e rico documentário de 3 horas de duração, O Monstro Interior: O 'Making Of' de Alien, todos eles apresentados em fullscreen, áudio Dolby Digital 2.0 e legendas em português. São tantas informações, depoimentos e cenas de bastidores que, se fosse comentar tudo, teria de escrever um livro. Por exemplo, fiquei surpreso ao descobrir que o ator John Finch havia sido escalado para interpretar Kane, mas por motivos de saúde foi substituído por Hurt. É interessante notar que certas "lavadas de roupa suja" foram preservadas, como por exemplo quando Dan O'Bannon mete a boca nos produtores Walter Hill e David Giler, por tentarem se apropriar do seu roteiro. Nesse segmento também é interessante constatar que o sucesso do primeiro filme foi resultado das idéias dos vários envolvidos: foi O'Bannon que chamou Giger para criar o design do Alien e as características do monstro; já Giler e Hill criaram o andróide Ash, e transformaram os astronautas em trabalhadores sindicalizados, além de terem escolhido Ridley Scott para dirigir o filme (a escolha do estúdio seria Peter Yates). Vale destacar o featurette da seção Pós Produção chamado Futuro Tenso: Música e Edição, com depoimentos de Ridley Scott, do montador Terry Rawlings e do compositor Jerry Goldsmith. Nele Goldsmith fala abertamente sobre os conflitos criativos entre ele e o diretor, que ocorreram durante toda a produção, que levaram à substituição de trechos de sua trilha original por música extraída de Freud, do próprio Goldsmith, e nos créditos finais, pela Sinfonia Nº 2 de Howard Hanson. Ainda nesta seção, temos as cenas deletadas restantes, que não foram utilizadas na Versão do Diretor, alguma delas inéditas (descobertas recentemente). Notamos que das sete, três possuem excelente qualidade de imagem em widescreen anamórfico, o que leva a crer que iriam ser incluídas na Versão do Diretor, mas ficaram de fora no último momento.

Aliens: O Resgate – O filme ganhou uma nova faixa de áudio com a participação de James Cameron, Gale Anne Hurd, Stan Winston, Robert Skotak, Dennis Skotak, Pat McClung, Michael Biehn, Bill Paxton, Lance Henriksen, Jenette Goldstein, Christopher Henn e Carrie Henn, que se candidata como o melhor extra de todo o box-set., dada a quantidade de informação fornecida por Cameron e à divertida camaradagem que se nota entre os membros da equipe. De modo análogo ao do filme anterior, o centro dos extras de Aliens são 11 featurettes que, juntos, formam um documentário de 3 horas de duração, Poder de Fogo Superior: O 'Making Of' de Aliens - O Resgate, com uma infinidade de informações e entrevistas que abrangem praticamente todos os aspectos da realização. Foi ali que tive outra surpresa em termos de casting: descobri que Michael Biehn não foi a primeira escolha de Cameron para interpretar Hicks, mas sim James Remar, que deixou a produção por motivo não revelado. Na Pós-Produção, em A Contagem Regressiva: Música, Montagem e Som, encontramos o depoimento do compositor James Horner, onde ele descreve como chegou na Inglaterra para trabalhar na trilha original, e descobriu que ainda nem havia uma cópia preliminar do filme. Horner descreve o que parece ter sido uma verdadeira batalha travada com Galé Anne Hurd e James Cameron, para terminar a trilha em um cronograma apertadíssimo de 6 semanas para a data de estréia (desafio semelhante ao que enfrentou recentemente em Tróia). Ao final, ele produziu um de seus melhores trabalhos, e mesmo que a experiência tenha estremecido suas relações com o diretor, ele conta como, anos mais tarde, os dois se reconciliaram e trabalharam juntos em Titanic.

Alien 3 - O principal extra do disco 1 é uma faixa de comentário em áudio com o câmera Alex Thomson, o montador Terry Rawlings, os técnicos em efeitos Alec Gillis, Tom Woodruff, Jr. e Richard Edlund, e os atores Paul McGann e Lance Henriksen. Como se pode notar, a ênfase vai para os aspectos técnicos e efeitos visuais, sendo omitidos os problemas de Fincher com o estúdio. No disco seguinte, novamente temos uma série de featurettes legendados – 11 – que juntos formam um grande documentário, O 'Making Of' de Alien 3. Neles ouvimos do próprio Vincent Ward como seria seu bizarro filme - os monges habitariam um planetóide artificial coberto de madeira. Assistindo a esse material fica claro que o projeto de Alien 3 já nasceu comprometido, graças à insensatez dos executivos que marcaram a data da estréia do filme sem nem ter idéia de qual seria sua história. E Fincher, quando assumiu sua primeira direção de um filme, teve simplesmente de administrar o caos, sem nem ter um roteiro pronto para filmar - a confusão foi tanta que, após ser montado um primeiro copião de três horas de duração, se descobriu que várias cenas importantes simplesmente não haviam sido filmadas, e foi necessário convocar novamente Sigourney Weaver - cujo cabelo já havia crescido - para as tomadas adicionais. É de se lamentar que não haja qualquer depoimento de Fincher, que aparece apenas em cenas gravadas durante as filmagens. Um monte de gente fala sobre o filme e seu trabalho, mas não temos a opinião do próprio diretor a respeito dos fatos. Ainda assim, os fãs terão muito com o que se distrair: depoimentos de Vincent Ward, H. R. Giger trabalhando em seu estúdio para dar um novo visual à criatura, Elliot Goldenthal falando sobre o processo de composição da trilha original, galerias de fotos, storyboards, e muito mais.

Alien: A Ressurreição – As 2 versões do filme contam com um novo comentário de áudio com as participações do diretor Jean-Pierre Juenet, o montador Hervè Schneid, os responsáveis pelos efeitos das criaturas, Tom Woodruff, Jr. E Alec Gillis, o supervisor de efeitos visuais Pitof, o artista conceitual Sylvain Desperetz, e os atores Ron Pearlman (Blade II, Hellboy), Dominigue Pinon e Leland Orser. No disco 2, abrangendo 3 seções, temos 10 featurettes que, novamente, formam um longo documentário, Um Passo Além: O 'Making Of' de Alien: A Ressurreição. Em Produção temos o featurette A Morte vem de Baixo: Fox Studios, Los Angeles, 1996, o mais longo do disco, que mostra como foram feitas as complicadas filmagens debaixo d’água, envolvendo os atores e Tom Woodruff, Jr. vestido de alien. Entre a enorme quantidade de material, também encontramos, na Pós-Produção, o segmento Composição Genética: Música, um featurette que mostra o trabalho do compositor John Frizzell, onde assistimos cenas da orquestra no estúdio de gravação e o compositor falando sobre como encarou o projeto – que, diga-se de passagem, resultou na mais fraca trilha sonora da série.

Disco Extra - Completando o pacote, temos um disco que é uma espécie de arquivo de material que havia sido disponibilizado em versões anteriores dos filmes, em laserdisc ou DVD. Mesmo assim, nele não serão encontrados a entrevista com James Cameron de Aliens, os featurettes originais de Alien 3 e Alien Resurrection, bem como os documentários The Alien Legacy e The Alien Saga. Em compensação, temos, por filme:

Alien - documentário A Evolução de Alien – O 8º Passageiro (64 min.), Experimente o Terror, featurette promocional de 1979 (7 min.), Ridley Scott Perguntas e Respostas (15 min.), todo o material da edição especial em laserdisc de 1992, 2 trailers de cinema e 2 spots de TV;

Aliens - todo, o material da edição especial em laserdisc de 1991, trailer teaser, trailer de cinema, trailer americano, trailer internacional, spot de TV;

Alien 3 - Featurette promocional (3 min.), 5 trailers de cinema e 7 spots de TV;

Alien Resurrection - Trailer teaser, trailer de cinema, 4 spots de TV.

Finalmente, no Material Adicional, temos Aliens no Porão: A coleção de Bob Burns (ótimo featurette de 17 min. onde conhecemos a coleção de Bob Burns, que foi encarregado pela Fox de armazenar e cuidar da maioria dos objetos e figurinos vistos nos filmes da série), Galeria de Capas da Dark Horse, DVD-ROM (inclui weblinks e comparações roteiro/filme).

Críticas ao DVD

Alien: O Oitavo Passageiro - Como nos demais discos da coleção, ao carregar o DVD será oferecida a opção de assistir a Versão do Diretor/Estendida ou a Versão do Cinema. Mas não se preocupe, seja qual for a escolha, é possível mudar a opção a qualquer momento no menu. Para a Versão do Diretor, Ridley Scott optou por manter praticamente a mesma duração original (na verdade, ficou 1 minuto mais curta), subtraindo curtas cenas da versão de 1979 e adicionando algumas das que, na versão anterior do DVD, estavam disponíveis nos extras. Elas incluem a tripulação ouvindo a transmissão alienígena na ponte do Nostromo, Kane ajustando sua arma antes de olhar o interior do ovo do Alien na nave abandonada, alguns novos takes de Brett procurando pelo gato Jonesy e uma curta cena do Alien batendo na gaiola de Jonesy. Mas há principalmente duas cenas que tornam a Versão do Diretor efetivamente diferente da original. Na primeira, do lado de fora da enfermaria onde Ash (Ian Holm) e Dallas (Tom Skerrit) examinam o facehugger em Kane (John Hurt), Lambert (Verônica Cartwright) esbofeteia Ripley (Sigourney Weaver) por esta não ter permitido que a equipe de exploração entrasse na nave trazendo o Alien. Ficamos sabendo nos extras, pela própria Cartwright, que ela de fato acertou o rosto de Weaver. Esta cena marca o início da tensão que existe entre as duas mulheres durante boa parte do filme, e que ficou sem explicação na versão final. Já a segunda seqüência de destaque, por muitos anos foi comentada pelos fãs. Nela, após encontrar os corpos sem vida de Lambert (Cartwright) e Parker (Yaphet Kotto), Ripley (Weaver), em seu caminho de fuga, descobre o ninho do Alien, no qual estão os corpos de Dallas (Skerrit) e Bret (Harry Dean Stanton), dentro de casulos. Dallas, agonizante, implora a Ripley que o mate. Chorando e com relutância, ela o incinera com o lança-chamas. Interessante notar que, nos extras, a opinião generalizada, inclusive do próprio Scott, é que a seqüência quebra o ritmo da fuga de Ripley, e mesmo assim o diretor optou por incluí-la na Versão do Diretor. No quesito imagem, em qualquer das duas versões, a qualidade é excelente, graças à nova transferência em widescreen anamórfico de alta definição. O áudio Dolby Digital 5.1 também apresentou consideráveis melhorias, e na versão do diretor houve a adição de uma faixa adicional DTS 5.1. Assim como os outros filmes, Alien recebeu certificação THX, e nos discos há um Otimizador THX para calibrar seu home theater. Infelizmente, a Fox cometeu uma falha grave nas legendas, já que durante o filme várias frases ficaram sem tradução para o português.

Aliens: O Resgate - A Versão Estendida desta edição é a mesma que já havia sido lançada em DVD, com 17 minutos de cenas retiradas da Versão do Cinema. Há algumas que se destacam, como a que se passa dentro da estação espacial, em um parque terrestre simulado. Burke (Paul Reiser) encontra Ripley (Weaver) e lhe dá a má notícia: a sua filha, Amanda Ripley, já uma velha senhora, morrera há dois anos. Chocada, Ripley começa a chorar, dizendo que prometera voltar a tempo de comemorar o 11º aniversário da filha. Comenta-se que Sigourney Weaver nunca perdoou James Cameron por ter eliminado esta seqüência da Versão do Cinema, já que ela revela um ingrediente vital da história: Ripley tivera uma filha com a qual pouco conviveu, o que explica o seu forte instinto maternal em relação a Newt (Carrie Henn). Sem dúvida, a seqüência mais longa e interessante é a que mostra a colônia antes da chegada dos fuzileiros. Temos uma visão geral das instalações de processamento atmosférico e de alguns veículos. Após alguns diálogos sem maior importância, vemos Newt (Henn), seus pais e irmão encontrarem a nave abandonada que continha os ovos da criatura em Alien. Enquanto os pais entram nela para explorar, as crianças ficam à espera no veículo. Algum tempo depois, a mãe retorna desesperada, trazendo consigo o pai com um facehugger agarrado ao rosto. Em outra cena adicionada, Ripley (Weaver) e os fuzileiros, agora comandados por Hicks (Michael Biehn), examinam os mapas da instalação e fazem barricadas para impedir o avanço dos Aliens. Nelas são instaladas sentinelas robôs, na verdade poderosas metralhadoras acionadas por sensores de movimento. Mais adiante essas metralhadoras entram em ação, e vários Aliens são despedaçados pelas armas. Com ansiedade crescente os fuzileiros vêem, através de monitores, as sentinelas, uma a uma, ficarem sem munição. Sem dúvida é uma seqüência tensa, mas é prejudicada pela repetição da mesma cena de um Alien sendo destroçado. No disco 1, ao selecionarmos a opção Edição Especial temos uma introdução em áudio de Cameron, onde ele demonstra sua preferência pela Versão Estendida. Esta versão utiliza a mesma transferência que já conhecíamos do DVD anterior, em widescreen anamórfico, porém com menor compressão. Alguns defeitos do filme tornaram-se mais visíveis, já que a matriz foi reprocessada digitalmente. A faixa Dolby Digital 5.1 também é a mesma da versão anterior. Infelizmente não foi possível incluir uma faixa adicional DTS 5.1, pois a longa duração do filme exigiria, obrigatoriamente, o aumento da taxa de compressão de vídeo, o que comprometeria a qualidade da imagem.

Alien 3 - Quando soube do lançamento das versões estendidas destes filmes, a primeira coisa que me veio à cabeça foi: trinta minutos a mais em Alien 3, vai ficar muito chato... Por anos se falou dos conflitos que David Fincher teve com o estúdio e das muitas cenas que ficaram na sala de edição. Dado o resultado final - um filme de produção caótica que frustrou criativamente o diretor e, também, os fãs da série, havia a esperança de que, algum dia, o filme fosse lançado em uma nova montagem, mais fiel à visão original de Fincher. Bem, finalmente temos aqui duas versões separadas do filme - a original de 114 minutos, e uma Versão Estendida de 144 minutos que, ressalte-se, não foi montada pelo diretor. Fincher até foi convidado para montar a nova versão e participar da produção do DVD, mas demonstrando que certos eventos não foram esquecidos, ele não quis envolver-se no projeto. Dizem, contudo, que ele aprovou a versão que o produtor do DVD, Charles de Lauzirika, montou em 2003 com base no roteiro original, em uma primeira cópia de trabalho, notas do diretor e do montador e outros registros da produção. Ou seja, essa versão inclui todas as cenas que constavam na primeira montagem de Fincher e que posteriormente foram cortadas pelos executivos do estúdio. Vários efeitos visuais foram feitos usando CGI para finalizar determinadas cenas, utilizando-se storyboards e outras referências deixadas por Fincher a fim de chegar onde o cineasta pretendia. O filme chega de fato a melhorar, não fica mais chato e possibilita que tenhamos uma idéia do filme que o diretor realmente queria fazer: a atmosfera é mais densa, os personagens são melhor explorados e há mais tensão. Nos trinta minutos de cenas inéditas, há novas e detalhadas tomadas logo ao início, mostrando Clemens encontrando o corpo de Ripley na praia e o resgate da cápsula de fuga. Segue a versão original do “nascimento” do alien, na qual ele sai de um boi e não de um cão, e uma nova sub-trama, na qual os apenados conseguem capturar a criatura, que posteriormente é libertada por Golic, e uma outra versão do final, mais longa e na qual não vemos a Rainha Alien. Há também algumas adições e extensões de cenas menores. A qualidade da imagem de ambas as versões, em widescreen anamórfico, é ótima, graças à nova transferência em alta definição. O áudio em Dolby Digital 5.1 é extremamente atmosférico, mas infelizmente, assim como ocorreu no disco de Aliens, não foi possível disponibilizar uma faixa DTS.

Alien: A Ressurreição – A Versão Estendida é 8 minutos mais longa que a original, inclui uma abertura alternativa que assistimos durante os créditos iniciais, e um final onde a nave Betty pousa na Terra, próximo a uma Paris em ruínas. Jeunet colocou versões mais longas de algumas cenas, e outras que dão uma nova dimensão aos personagens. A melhor é uma seqüência quase no início do filme, onde os cientistas mostram à renascida Ripley a fotografia de uma criança, o que lhe traz de volta tristes memórias da garota Newt. Também, a cena de Ripley e Call na Catedral recebeu inserções. As melhorias em Ressurreição não são grandes, mas são curiosas e até ajudam a delinear melhor a história - pena que o "inseto alien" da abertura alternativa recebeu uma finalização pobre em CGI. As 2 versões são apresentadas em widescreen anamórfico, e receberam novas transferências em alta definição. No entanto, eventualmente percebemos diferenças de qualidade de imagem entre uma cena e outra, o que é de estranhar já que este é o filme mais recente da série. Quanto ao áudio, há uma sólida faixa em Dolby Digital 5.1, e uma DTS 5.1 de qualidade similar. Optando por assistir a Versão Estendida, temos uma introdução de Jeunet, que explica não ser esta uma verdadeira “versão do diretor”, mas uma nova edição que irá divertir os fãs.

Menus
Resenha publicada em 30/05/2004
Por Jorge Saldanha

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