ANIMATRIX (Animatrix)

 

Com: vozes de Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, entre outros.

Diretor

Duração

Produção

(diversos)

animação

2003. EUA.

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

animação

WARNER HOME VIDEO

junho/2003

Cotação:

Sinopse

O Vôo Final de Osiris (Escrito por Andy e Larry Wachowski; Dirigido por Andy Jones) - A tripulação da aeronave Osiris precisa transmitir a Zion uma mensagem de suma importância. E para tal, terão que atravessar uma exército de sentinelas que os separa da cidade.

O Segundo Renascer - Partes 1 e 2 (Escrito por Andy e Larry Wachowski; Dirigido por Mahiro Maeda) - A gênese da Matrix: as últimas cidades da humanidade, a guerra com as máquinas, e a queda final da humanidade. Um tour épico pelos arquivos de Zion e da história da Matrix.

Era Uma vez um Garoto (Escrito por Andy e Larry Wachowski; Dirigido por Shinichiro Watanabe) - Sentado em sua sala de aula, um garoto recebe um convite pessoal de Neo (voz de Keanu Reeves) para fugir da Matrix. Mas achar uma saída comprova-se muito mais difícil do que ele imaginava.

Coração de Soldado (Escrito e dirigido por Yoshiaki Kawajiri) - Na simulação de um treinamento no mundo dos Samurais, CIS, um dos soldados de Zion, é forçado a escolher entre o amor e seus camaradas no mundo real.

O Recorde Mundial (Escrito por Yoshiaki Kawajiri; Dirigido por Takeshi Koike) - Por meio de uma incrível combinação de força de vontade e força física, DAN, um corredor recordista mundial, consegue sair da Matrix e tem uma breve visão do mundo real.

Além da Realidade (Escrito e dirigido por Koji Morimoto) - Numa pequena cidade, onde nada é o que parece, YOKO acha uma falha no sistema: uma mansão abandonada onde nada é impossível. Mas o suporte técnico vem com força total para fazer o "de-bug".

Uma História de Detetive (Escrito e dirigido por Shinichiro Watanabe) - Investigador linha-dura, ASH esta à procura da cyber-criminosa TRINITY (voz de Carrie-Anne Moss).

O Robô Sensivel (Escrito e dirigido por Peter Chung) - Um pequeno grupo de rebeldes captura um robô sentinela e o reprograma para atuar como um aliado da causa.

 

Comentários Sobre o Filme

Nada como reunir um grupo seleto de realizadores de animes para mergulhar no “Mundo Matrix” e contarem mais a respeito com muita filosofia e ação. Percebe-se que a ‘idéia’ Matrix (ainda não estou preparado para divagar sobre os paralelos dela) é antiga e estava no conjunto das propostas que os irmãos Wachowski ofereceram a Warner para produzir o inspirador da série. Por sorte deles (e nossa) o primeiro foi um tremendo sucesso e que possibilitou o desenvolvimento da ‘idéia’ no seu todo e ANIMATRIX fazia parte deste contexto. O produtor executivo, Joel Silver, nos seus depoimentos, confirma que Larry e Andy trouxeram a proposta original envolvida com muito mangás e animés japoneses entre outros da terra do sol nascente.

Infelizmente, escapa-me maiores informações a respeito deste universo devido ao lançamento de um mercado muito criativo e representado por diversos personagens e que necessita uma devoção da qual me restrinjo às produções da minha época, como Speed Racer e Piratas do Espaço. Admito que dei umas espiadelas junto com o meu sobrinho em Dijimon, Pokemon e outros similares, mas não entendi bolufas! Bem, segundo os textos promocionais de ANIMATRIX, estamos diante dos melhores e do que não duvido.

O segmento O Vôo Final de Osiris foi o que restou da sessão da bomba O Apanhador dos Sonhos (2003). Computação gráfica da melhor espécie - também pudera, do realizador de Final Fantasy (2001) – é o curta que mais se identifica dentro do conceito dos dois primeiros Matrix, como fosse interligado ao roteiro deles. Tem duração de 9min. 30.

O Segundo Renascer, partes 1 e 2 são os curtas mais violentos da programação. ‘Mata-nos’ a curiosidade de como foi a disputa entre os homens e as máquinas. Realmente, poderoso. Afaste as crianças da sala. A duração é 9min.15 e 9min.25 respectivamente.

Era uma Vez um Garoto que sabia que estava num ‘mundo’ diverso do seu. Um dos mais interessantes episódios e que conta com a participação especial de Neo. A técnica de animação é diferente e angustiante. Preparem-se para o final! Há também uma ligação forte com a trilogia. Duração de 9min40.

Coração de Soldado mostra mais um programa de treinamento, como no início de O Vôo Final de Osiris, mas que busca o enfoque num relacionamento amoroso entre os combatentes. Lembram de Cavaleiros do Zodíaco? Tem duração de 7min.15.

O Recorde Mundial é o mais fraco do DVD. A ação se esvai em centralizar as imagens no corpo do atleta que busca a redenção fora de Matrix. Tem 8min.40.

O curta Além da Realidade vem apenas ratificar que Matrix tem defeitos de programação, como já foi visto nos cinemas. O realizador tem no currículo o ótimo Akira (1988). Bastante interessante o ponto de vista ao tratar uma casa considera ‘mal assombrada’ como um erro de programação. Será? Duração de 13min.

Uma História de Detetive é um dos meus favoritos, principalmente pelo clima ‘noir’ do antigos filmes de detetive e que de uma forma ou outra me lembrou do personagem de Luis Fernando Veríssimo, Ed Mort. Perceba que ele é contado em ‘flashback’ e a participação especial de Trinity. Intrigante. Duração de 9min.50.

O Rôbo Sensível é para os saudosos da Aeon Flux, do mesmo realizador, também é o mais difícil de compreender. Bastante psicodélico, invade a mente de um robô e a sua interação é uma profusão de cores que deve iluminar a vizinhança. Violento também e a maior duração, 16min.15.

Áudio
Legendas
Vídeo
Região

inglês, português e espanhol (Dolby Surround 5.1).
Português, Inglês e Espanhol.

Extras

- VOZES: comentários em áudio dos diretores de O Segundo Renascer Partes I e II, Um Coração de Soldado e O Recorde Mundial. Há explicações e informações interessantes sobre a participação dos irmãos Wachowski e de detalhes destas produções.

- DO PAPEL PARA A TELA: A HISTÓRIA E A CULTURA DO ANIME: basicamente, depoimentos dos realizadores e diretores dos episódios de ANIMATRIX, intercalado por imagens do primeiro MATRIX e de outros animes como citações. Informações importantes sobre a produção do conjunto e detalhes das viagens dos irmãos Wachowski ao Japão. (duração 21min.25)

- CRIADORES: subdivido em diretores e produtores dos segmentos. Material informativo em texto com opção de acessá-los individualmente.

- EXECUÇÃO: Um making of de todos os segmentos, com opção de ser assistido no todo (duração total, 55min.) ou em partes. Também, basicamente, depoimentos. Há cenas de storyboards e ilustrações entre outras concepções artísticas.

- ENTER THE MATRIX: vídeo promocional para lançamento do game. Duração: 2min.45

- DVD ROM: para quem não tem, não se preocupem, apenas sugere links para vários sites da Warner.

Críticas ao DVD

“Um prato cheio para os fãs” é bastante clichê para concluir minha análise deste DVD, mas honesta e fácil de identificar meu sentimento quanto a ele. Porém, vou além e afirmo que é um produto também para aqueles que adoram animação qualquer que seja, principalmente, pelo produto apresentado pela responsável pelo lançamento. Todos os extras são de encher os olhos e devidamente legendados em português. Para quem se importa, a dublagem é uma beleza também: dá para acordar os vizinhos! Um excelente DVD em todos os seus aspectos, inclusive um encarte lindo com 6 páginas internas. Parabéns!

Comentários do Internauta
Que encarte é esse???? Eu comprei no Submarino e veio em uma caixa de dvd branca meio transparente (bem diferente do padrão da Warner) e com um encarte muito do simples com impressão frente e verso só com o nome dos episódios... Como eu consigo esse encarte "lindo" com 6 páginas????? Eu quero um também!!!! (Marcus Vinicius Correa)

Olá, venho através deste e-mail pedir que me ajudem com uma dúvida que eu tenho. Li no site da Dvd Magazine, que acompanho diariamente, a resenha sobre o dvd Animatrix. O autor da resenha comentou sobre um encarte de seis páginas que acompanha o dvd. Acontece que o meu dvd não veio com esse encarte, acredito que isso pode ter acontecido com outras pessoas também eu o comprei no site das lojas Americanas. Soube que isso já aconteceu com outros dvds como Os Simpsons . Acho interessante que publiquem esse problema, pois isso pode ter acontecido com outras pessoas e elas não tomarem conhecimento deste encarte e ficarem com seu produto incompleto. Desde já muito obrigado pela ajuda e atenção. (Aurélio)
Eu li que alguns dvds vieram sem o encarte de seis folhas, felizmente eu não tive esse problema mas nesse encarte vem escrito que tem um trailer de cinema nos extras. Eu já procurei o dvd todo e não achei nada. Fora esses problemas esse é um ótimo dvd. (Edson)
O meu também não veio com encarte. Comprei na Megastore Nobel, em Piracicaba. (DIEGO)

Putz, os ‘kras’ gostam de coisa melhor do que Digimon e Pokemon...tente ver Ninja Scroll e, principalmente, Ghost in The Shell (saiu em DVD aqui como Fantasma do Futuro, lembra?). Anime não é nem 1/100 disso que passa aqui (lixos como digimon, pokemon, yu-gi-oh.. eca!). Veja o documentário do próprio Animatrix, "DO PAPEL PARA A TELA: A HISTÓRIA E A CULTURA DO ANIME", onde eles mostram que o anime é uma industria, uma hollywood animada, onde tem de tudo, até pornografia. O problema é que aqui não passa os "top de linha". Precisamos dismistificar essa coisa de que desenho é pra criança! E os Wachowski estão ajudando! :) Agora os traços dos desenhista ficou muito aquém do que eu esperava. Foi preguiça, dinheiro ou estilo mesmo? Do Aeon Fluxx é horrível! (Mário)


É bem verdade que alguns dvd´s vieram sem o encarte, o meu veio com, porém é muito simples e cheio de erros de português, fora isso é um ótimo dvd muito bem feito, e as histórias são bem legais. (Raphael Feichas)

Junho de 2003
Por Marcelo Hugo da Rocha   

 



Seu comentário
 

Nome:

Autorizo a publicação.
  Email: Não autorizo.