Com
Marcello Mastroianni, Anna Prucnal, Bernice Stegers, Donatella Damiani, Jole
Silvani, Ettore Manni, Fiammetta Baralla
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138
minutos
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SOM & IMAGEM |
FILME |
EXTRAS & MENUS |
GERAL |
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Áudio
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Legendas
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Vídeo
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Região
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Italiano (DD 2.0)
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Português
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Sinopse
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"Cidade das Mulheres" é um dos trabalhos
mais oníricos da fase final do mestre Federico
Fellini. Este DVD apresenta o filme em versão
restaurada no formato widescreen, com muitos extras,
incluindo um especial sobre a produção.
Durante uma viagem de trem, Snàporaz (Marcello
Mastroianni como o alter ego de Fellini) é seduzido
por uma bela mulher, seguindo-a, ele acaba vivendo
uma fantasia, metade sonho, metade pesadelo; na "Cidade
das Mulheres", um lugar, onde por ser o único
homem, é ao mesmo tempo reverenciado e julgado.
Idealizado a partir de uma famosa cena de Fellini
8 ½, "Cidade das Mulheres" é uma
fábula fascinante que merece ser redescoberta.
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Comentários
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Talvez seja mesmo A cidade das mulheres (La città delle
donne; 1980) o filme mais irregular, mais desajustado,
mais nervosamente filmado do cineasta italiano Federico
Fellini. Uma certa má educação
tipicamente italiana, uma forma grossa de se expressar
está tanto na armação desorientada
dos planos quanto na colagem arbitrária e
alucinada dum plano no outro, bem como nas situações
encenadas, todas elas exasperantes e exasperadas.
É
impossível, mais uma vez, que o espectador
domine a estrutura fílmica e as intenções
do realizador. Fellini mistura tudo, com intenso
barroquismo e sem grande rigor analítico ou
método cerebral; a invasão sensorial
de luzes e cores sobrepaira naquilo que seria a mensagem
do diretor. Novamente um alucinante espetáculo
de variedades cinematográficas para jogar
no observador um clima de absoluto ilusionismo.
Fellini
sempre foi muito afeiçoado ao erotismo
e ao filme musical, sem praticar diretamente os gêneros,
antes adaptando a atmosfera destas duas espécies à loucura
grotesca de suas realizações. Em Os
boas-vidas (1953), quando os noivos chegam de volta à cidadezinha
e reencontram os amigos, há uma tocante cena
de dança na rua. Todo o delírio barroco
de A doce vida (1960) se inspira em transgressões
eróticas. A cidade das mulheres tem muito
de erotismo, com seu universo de mulheres que zombam
do macho Snaporaz; e algumas danças.
Fellini
também é um crítico
da massificação cinematográfica.
Em Roma de Fellini (1972), durante uma sessão
de cinema, os espectadores movem coletivamente a
cabeça meio para dentro da tela; em A
cidade das mulheres há uma seqüência de
masturbação diante duma exibição
cinematográfica.
Há igualmente uma citação
a Fred Astaire, como em Roma, antecipando Ginger
e
Fred (1985).
No
início da fita, quando Mastroianni/Snaporaz
cochila no trem, Fellini mostra em alguns planos
intercalados um grupo de crianças que pula
na parte de fora do vagão. Do ponto de vista
da narrativa, estas inserções são
absurdas e gratuitas; mas sabe-se que o movimento
do trem é falso, cria-se a ilusão a
partir dos saltos freqüentes das crianças.
Ilusionismo e metalinguagem.
Imagens
que se colocam rapidamente na tela, para em seguida
dar lugar a outras. Vozerio estridente,
todo o mundo fala ao mesmo tempo. Federico Fellini é um
visionário das confusões dos tempos
contemporâneos. (Eron Fagundes)
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Extras
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- Curta Promocional: uma espécie de trailer
com um cenas de bastidores, que podemos chamar até de
um precursor de um making of, com 3 minutos e 30
segundos, bastante interessante.
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Galeria de Fotos: 5 fotos e 2 pôsteres.
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Vida e Obra de Fellini: bom texto dividido em 13
telas, com a filmografia selecionada do Diretor.
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Biografia de Marcello Mastroianni: mesmo esquema
do extra anterior, desta vez dividido em 26 telas.
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Críticas
ao DVD
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Desta vez a Versátil, que tem primado pela
qualidade da restauração de imagem
de seus filmes, não caprichou nesta versão.
A imagem está muito compactada, o que por
vezes incomoda pela falta de definição,
ou seja, em alguns momentos o filme fica meio granulado.
Não sei se a versão disponível
internacionalmente tem o mesmo problema, mas não
chega há ser algo muito radical. Afinal, é um
importante filme de Fellini e isto basta, pelo menos
porque aqui temos ainda a imagem no seu formato original
de cinema, em wide. Áudio correto, menus agradáveis
e extras bem condizentes com a versão lançada
fora do país, exceto pela falta de um featurette
disponível pelo menos nos EUA (se bem que
lá está disponível apenas a versão de tela standart).
No geral, um DVD obrigatório
mesmo assim para os fãs
de Fellinni, do bom cinema e de quem quer conhecer
mais uma fatia da obra deste genial Diretor.
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Menus
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Resenha
publicada em
30/06/2005
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Por
Eron Fagundes (filme)
e Edinho Pasquale
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Seu comentário
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