CIDADE DAS MULHERES (La Città delle Donne)

 

Com Marcello Mastroianni, Anna Prucnal, Bernice Stegers, Donatella Damiani, Jole Silvani, Ettore Manni, Fiammetta Baralla

 

Diretor

Duração

Produção

Federico Fellini

138 minutos

1980, Itália/França

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

Comédia

Versátil

20/06/2005

SOM & IMAGEM
FILME
EXTRAS & MENUS
GERAL
Áudio
Legendas
Vídeo
Região

Italiano (DD 2.0)
Português

Sinopse

"Cidade das Mulheres" é um dos trabalhos mais oníricos da fase final do mestre Federico Fellini. Este DVD apresenta o filme em versão restaurada no formato widescreen, com muitos extras, incluindo um especial sobre a produção.
Durante uma viagem de trem, Snàporaz (Marcello Mastroianni como o alter ego de Fellini) é seduzido por uma bela mulher, seguindo-a, ele acaba vivendo uma fantasia, metade sonho, metade pesadelo; na "Cidade das Mulheres", um lugar, onde por ser o único homem, é ao mesmo tempo reverenciado e julgado. Idealizado a partir de uma famosa cena de Fellini 8 ½, "Cidade das Mulheres" é uma fábula fascinante que merece ser redescoberta.

Comentários

Talvez seja mesmo A cidade das mulheres (La città delle donne; 1980) o filme mais irregular, mais desajustado, mais nervosamente filmado do cineasta italiano Federico Fellini. Uma certa má educação tipicamente italiana, uma forma grossa de se expressar está tanto na armação desorientada dos planos quanto na colagem arbitrária e alucinada dum plano no outro, bem como nas situações encenadas, todas elas exasperantes e exasperadas.

É impossível, mais uma vez, que o espectador domine a estrutura fílmica e as intenções do realizador. Fellini mistura tudo, com intenso barroquismo e sem grande rigor analítico ou método cerebral; a invasão sensorial de luzes e cores sobrepaira naquilo que seria a mensagem do diretor. Novamente um alucinante espetáculo de variedades cinematográficas para jogar no observador um clima de absoluto ilusionismo.

Fellini sempre foi muito afeiçoado ao erotismo e ao filme musical, sem praticar diretamente os gêneros, antes adaptando a atmosfera destas duas espécies à loucura grotesca de suas realizações. Em Os boas-vidas (1953), quando os noivos chegam de volta à cidadezinha e reencontram os amigos, há uma tocante cena de dança na rua. Todo o delírio barroco de A doce vida (1960) se inspira em transgressões eróticas. A cidade das mulheres tem muito de erotismo, com seu universo de mulheres que zombam do macho Snaporaz; e algumas danças.

Fellini também é um crítico da massificação cinematográfica. Em Roma de Fellini (1972), durante uma sessão de cinema, os espectadores movem coletivamente a cabeça meio para dentro da tela; em A cidade das mulheres há uma seqüência de masturbação diante duma exibição cinematográfica.

Há igualmente uma citação a Fred Astaire, como em Roma, antecipando Ginger e Fred (1985).

No início da fita, quando Mastroianni/Snaporaz cochila no trem, Fellini mostra em alguns planos intercalados um grupo de crianças que pula na parte de fora do vagão. Do ponto de vista da narrativa, estas inserções são absurdas e gratuitas; mas sabe-se que o movimento do trem é falso, cria-se a ilusão a partir dos saltos freqüentes das crianças. Ilusionismo e metalinguagem.

Imagens que se colocam rapidamente na tela, para em seguida dar lugar a outras. Vozerio estridente, todo o mundo fala ao mesmo tempo. Federico Fellini é um visionário das confusões dos tempos contemporâneos. (Eron Fagundes)

Extras

- Curta Promocional: uma espécie de trailer com um cenas de bastidores, que podemos chamar até de um precursor de um making of, com 3 minutos e 30 segundos, bastante interessante.

- Galeria de Fotos: 5 fotos e 2 pôsteres.

- Vida e Obra de Fellini: bom texto dividido em 13 telas, com a filmografia selecionada do Diretor.

- Biografia de Marcello Mastroianni: mesmo esquema do extra anterior, desta vez dividido em 26 telas.

Críticas ao DVD

Desta vez a Versátil, que tem primado pela qualidade da restauração de imagem de seus filmes, não caprichou nesta versão. A imagem está muito compactada, o que por vezes incomoda pela falta de definição, ou seja, em alguns momentos o filme fica meio granulado. Não sei se a versão disponível internacionalmente tem o mesmo problema, mas não chega há ser algo muito radical. Afinal, é um importante filme de Fellini e isto basta, pelo menos porque aqui temos ainda a imagem no seu formato original de cinema, em wide. Áudio correto, menus agradáveis e extras bem condizentes com a versão lançada fora do país, exceto pela falta de um featurette disponível pelo menos nos EUA (se bem que lá está disponível apenas a versão de tela standart). No geral, um DVD obrigatório mesmo assim para os fãs de Fellinni, do bom cinema e de quem quer conhecer mais uma fatia da obra deste genial Diretor.

Menus
Resenha publicada em 30/06/2005
Por Eron Fagundes (filme) e Edinho Pasquale

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