THE COMMITMENTS – Loucos pela Fama (The Commitments)

Com: Andrew Strong, Robert Arkins, Angeline Ball, Johnny Murphy, Colm Meaney, Andrea Corr, Michael Aherne, Felim Gormley, Dick Massey, Dave Finnegan, Maria Doyle.

Diretor

Duração

Produção

Alan Parker

119 minutos

1991. Irlanda/Inglaterra

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

drama/musical

FOX.

nov/1999

Cotação:

Sinopse

Dirigido pelo aclamado cineasta Alan Parker, conta a estória de um jovem irlandês que busca o sucesso reunindo um grupo de amigos para formar uma banda e ser o empresário.

Comentários Sobre o Filme

Este é o melhor filme sobre uma banda (fictícia) que já se produziu. E quem o conduziu só poderia ser um especialista musical, ALAN PARKER, que já tinha realizado Fama (1980), The Wall (1982), com o PINK FLOYD, e depois, com a Madonna, Evita (1996). Como guitarrista nas horas vagas numa banda, gosto muito deste tipo de produção, muitas vezes cruzam pelas nossas experiências pessoais. E Commitments não só influenciou diversos grupos como a minha iniciação musical em conjuntos. Tenho realmente, um carinho muito grande por ele.

Mas é um filme universal e que prende a todos, até aquele que nunca tocou um sino ou um triângulo na vida. É um filme que celebra a amizade, do ponto em comum que liga a diversas pessoas completamente diferentes uma das outras, no caso em tela, a música. E o diretor foi buscar no SOUL (alma) este liame num ambiente tomado pelo FOLK e na comunidade operária da Irlanda pobre. O mais interessante de tudo é que o diretor foi buscar seus atores entre amadores e músicos da região, que muitos deles acabaram fazendo sucesso na banda THE CORRS ou em carreira solo.

Em 2000, diversos deles vieram ao Brasil em turnê sob o nome The Stars of the Commitments, e uma das cidades privilegiada foi Porto Alegre. Lembro-me de ter sentado à terceira fila próxima ao palco (no Salão de Atos da UFRGS) e me deslumbrado com aqueles que influenciaram as minhas incalculáveis horas de estúdio e presença nos palcos dos bares da capital. Foi de estremecer a entrada solo de Joey ‘The Lips’ Fagan à meia-luz no palco. E, para finalizar aquela maravilhosa noite, eles anunciaram que a continuação do filme estava a caminho...

Ocorre que o próprio site oficial da banda, www.thecommitments.net, já publicou várias notas a respeito, inclusive a própria participação do cantor principal, Andrew Strong (ele lançou alguns CDs de distribuição restrita, da qual já baixei um por completo, e tem um site pessoal, www.andrewstrong.com) e da direção de Alan Parker, mas nunca encontrei nada a respeito em outros canais.

Enquanto isto, há o livro de Roddy Doyle que baseou-se a produção, a volta da banda ao Brasil e os CDs da trilha sonora disponíveis em qualquer loja brasileira (e as capas reproduzidas aqui). Tem ainda o “the best of”, com mais 4 músicas inéditas interpretadas por Andrew Strong, mas que está fora de catálogo.

Até hoje, The Commitments é referência como um filme musical e um dos melhores do grande cineasta Alan PARKER.

 

Áudio
Legendas
Vídeo
Região

Inglês (Dolby Digital 2.0).
Inglês e Espanhol
Fullscreen (pan e scan)
Extras

Trailer de cinema – Vídeo musical de “Treat Her Right” – CD Sampler (cerca 30 segundos de cada música do CD da trilha sonora mas há apenas 4 delas disponíveis) – Featurette (um mini-documentário com depoimentos do diretor e de alguns dos protagonistas, imagens de bastidores, cerca de 8 minutos).

Críticas ao DVD

A importância desta resenha é buscar outros fãs da banda (e do filme) e exigir que lancem este DVD no mercado brasileiro, até porque é missão impossível conseguir importá-lo pois está fora de estoque (parece que tem da região 2, mas sem legendas). Este DVD americano não é lá estas coisas, a imagem é apenas razoável e o som poderia estar num sistema 5.1. O menu é musicado. Acho que poderia estar qualquer revista.

Comentários do Internauta
Marcelo, concordo com você, este DVD já deveria ter sido lançado há tempos no Brasil, sem duvida é um dos melhores musicais de todos os tempos. E realmente a cópia americana que vi em DVD é muito inferior ao que este filme merece. (Wilson)

Bom dia a todos, É a primeira vez que acesso essa página que encontrei ao buscar algo sobre o The Commitments. Eu vi o filme várias vezes na tv a cabo e comprei o CD que é maravilhoso. (Cynthia Cruz)


Beleza galera! Também tô doido pra que lancem esse filme em DVD. É um dos filmes mais legais que já vi. Pena que não gravei quando passou na TV. Não se esqueçam de outros legais, como The Wonders (Tom Hanks), que também é d+!!! (Marco)


Realmente um dos melhore filmes que já vi. Dá vontade de ver 3 vezes ao dia, de tão bom. Mas me respondam: aqui no Brasil aonde a gente acha um site confiável para adquirir o filme, porque tá difícil... Cláudio Lança.

Por Marcelo Hugo da Rocha 

 



Seu comentário
 

Nome:

Autorizo a publicação.
  Email: Não autorizo.