CRIMES E PECADOS (Crimes and Misdemeanors)

 

Com Caroline Aaron, Alan Alda, Woody Allen, Claire Bloom, Mia Farrow, Joanna Gleason, Anjelica Huston, Martin Landau, Sam Waterston

 

Diretor

Duração

Produção

Woody Allen

104 minutos

1989, EUA

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

Comédia

MGM/Fox

20/02/2002

SOM & IMAGEM
FILME
EXTRAS & MENUS
GERAL
Áudio
Legendas
Vídeo
Região

Inglês, Português e Espanhol (DD 1.0)
Inglês, Português e Espanhol

Sinopse

Cliff Stern (Woody Allen) é um cineasta idealista... até que recebe uma oferta de um trabalho lucrativo filmando o perfil de um pomposo produtor de TV (Alan Alda). Judah Rosenthal (Martin Landau) é o pilar de sua comunidade. até que descobre que sua amante (Anjelica Huston) planeja revelar a todos suas artimanhas financeiras e extraconjugais. À medida em que Cliff escolhe entre ser íntegro ou vender-se por dinheiro, e Judah decide entre a orientação de seu rabino (Sam Waterston) e o conselho assassino de seu irmão mafioso (Jerry Orbach), cada homem precisa examinar sua própria moralidade e tomar uma decisão irrevogável - que irá mudar a vida de todos para sempre.

Comentários Sobre o Filme

Na época em que rodou Crimes e pecados (Crimes and Misdemeanors; 1989), o cineasta norte-americano Woody Allen estava cada vez mais inserido numa discussão espiritual de que o cinema habitual anda eternamente afastado. E entrava nestas questões sem perder seu público cativo, sem se tornar veneno de bilheteria, como tem ocorrido com seus mestres franceses Robert Bresson e Eric Rohmer, que não conseguem arrebatar tanta gente. Isto se dava porque, à luz de suas reflexões existenciais, o realizador sempre foi capaz de manter acesa a chama da comunicabilidade em que o cinema americano – digam o que disserem nossos torcidos narizes - se revela mestre insubstituível.

Crimes e pecados é dos mais acabados exemplares da maturidade artística de Allen. O questionamento que ele expõe neste filme é uma abstração cinematográfica, como aquelas realizadas por Bresson na França: ambientada na alta burguesia nova-iorquina, a narrativa torna os cenários e a classe social por onde suas imagens atravessam em algo abstrato, realçando a discussão moral, extraída certamente das leituras dostoievskianas de Allen.

A fita se parece muito com algumas realizações da fase do sueco Ingmar Bergman dos anos 70. O fotógrafo Sven Nykvist é o mesmo de Sonata de outono (1978), de Bergman, e parece até repetir alguns processos de iluminação daquele filme. A danação da protagonista de Crimes e pecados se aproxima da tortura física e moral das irmãs de Gritos e sussurros (1972), o mais alto ponto do cinema de Bergman.

A acrescer ainda que é um dos poucos filmes de Allen em que, mesmo se colocando como ator, ele se retrai para uma personagem secundária, o papel dum diretor de cinema que se põe à distância como iluminando o drama da personagem central, o milionário que enfrenta a culpa quando aceita que seu irmão mande matar a amante que importuna a ele, milionário. (Eron Fagundes)

Extras

Trailer de Cinema

Críticas ao DVD

Filme importante de Allen, em um DVD tecnicamente muito bom. A tela está em widescreen, mantendo o original de cinema. Há a dublagem em Português, porém todos os áudio estão em apenas 2 canais. Não que o filme exija muito, mas...

Quanto aos extras, nada, apenas o trailer (e sem legendas). Menus simples complementam o DVD (o título do filme está em inglês!). Como produto, deixa um pouco a desejar. Mas o filme é muito bom, principalmente para quem gosta do estilo de Woody Allen.

Menus
Resenha publicada em 29/01/2004
Por Eron Fagundes e Edinho Pasquale


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