Com
Javier Cámara, Leonor Watling, Dario Grandinetti,
Rosario Flores
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112 minutos
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SOM & IMAGEM |
FILME |
EXTRAS & MENUS |
GERAL |
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Áudio
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Legendas
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Vídeo
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Região
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Espanhol e Português (DD 2.0)
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Inglês, Português e
Espanhol
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Sinopse |
A
cortina de flores e franjas douradas é aberta,
revelando um espetáculo de Pina Bausch, Café Müller.
Na platéia, dois homens estão sentados
juntos por mero acaso, pois não se conhecem.
Eles são Benigno (Javier Cámara), um
jovem enfermeiro, e Marco (Dario Grandinetti), um
escritor de quarenta e poucos anos. No placo estão
duas mulheres de olhos fechados e braços estendidos,
movendo-se ao som de "The Fairy Queen",
de Henry Purcell. A apresentação é tão
comovente que Marco se põe a chorar. Benigno
vê o brilho de suas lágrimas na escuridão
do teatro. Ele gostaria de dizer a Marco que também
está comovido, mas falta-lhe coragem.
Meses
mais tarde, os dois voltam a se cruzar na clínica
particular El Bosque, onde Benigno trabalha. É que
Lydia (Rosario Flores), a namorada de Marco e toureira
profissional, foi ferida por um touro e está em
coma. Por acaso, Benigno está cuidando de
outra mulher também em coma, Alicia (Leonor
Watling), uma jovem bailarina.
Quando
Benigno vê Mrco passar em frente ao quarto
de Alicia não pensa duas vezes e vai falar
com ele. É o início de uma profunda
amizade, tão linear quanto uma montanha russa.
Durante esse período de tempo "suspenso" dentro
das paredes da clínica, as vidas dos quatro
personagens seguem em todas as direções:
passado, presente e futuro, conduzindo-os em direção
a um destino inesperado. |
Comentários
Sobre o Filme |
O
cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que sempre se
caracterizou pelo tom escrachado de seus filmes e
pela utilização crítica da vulgaridade do mundo,
está lentamente amadurecendo seu projeto de cinema,
sem perder sua forma pessoal de filmar. Em Fale
com ela Almodóvar oferece a seu público uma
de suas narrativas mais elaboradamente complexas,
chegando a uma surpreendente veia metafísica de seu
cinema muitas vezes cômico e desabusamente superficial.
Jogando
com a alinearidade das passagens de tempo, inserindo
aspectos curiosos e simbólicos de fantasia cinematográfica
(um filme mudo surrealista de autoria do próprio
Almodóvar interrompe a certa altura o andamento dramático),
o realizador põe em cena dois homens estranhos que
cuidam de duas mulheres doentes; o efeminado Benigno
trata de sua paixão platônica Alicia, vegetando depois
dum acidente e que um belo dia aparece inesperadamente
grávida e Benigno é preso como possível estuprador
dela; o jornalista argentino Marco se enrola como
a toureira Lydia e dedica seus dias a ela quando
um acidente com um touro a entreva; dos conflitos
e das experiências destes quatro seres Almodóvar
extrai a beleza ímpar desta sua nova película.
São
poucos os filmes, hoje, que se atrevem a virar pelo
avesso a linguagem cinematográfica. Como Cidade
dos sonhos (2001), de David Lynch, e Lucia
e o sexo (2001), de Julio Medem, Fale com
ela é uma fala com o espectador mais interessado
em experiências formais ousadas.
Para
o observador brasileiro, acresce duas homenagens
inusitadas. Um de nossos mais conceituados cantores
populares brasileiros aparece cantando em cena: o
carisma musical de Caetano Veloso é reverenciado
por Almodóvar. Ainda na faixa sonora pode-se ouvir
a voz inigualável da gaúcha Elis Regina. (por
Eron Fagundes)
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Extras
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Trailer Original de Cinema: com 1 minuto
e 20 segundos, sem legendas, quase desnecessárias.
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Spots de TV: duas, com cerca de 30 segundos
cada, idem
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Galeria de Fotos: 14 fotos de cenas do
filme, desnecessárias.
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Por träs das Câmeras: 16 minutos
de cenas de bastidores, sem legendas, como todos
os demais extras, mostrando o modo "Almodóvar" de
se dirigir um filme. Se você não fala
espanhol, dá ao menos para subentender.
E é um material interessante.
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Filmografia: 1 página de texto,
com os títulos em espanhol (originais).
Merecia ao menos a sua tradução para
o português.
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Apresentação do filme com comentários
do Diretor e dos Atores: Um depoimento
curto do diretor e dos atores, com cenas de bastidores
(2:30 minutos). Mais uma vez sem legendas, compreesnsíveis
para quem "arranha um espanhol".
-
Entrevistas: na verdade, entrevistas com
quase todas as importantes pessoas da parte técnica,
como o Diretor Almodóvar (16 minutos, muito
interessante e até impórtante); Javier
Aguirre, o Diretor de Fotografia (cerca de 30 segundos);
Alberto Iglesias, Compositor (50s); Sonia Grandes,
Figurinista (1:20 minuto, nada muito revelador);
Anxton Gomes, Diretor de Arte (35 segundos, também
nada de importante); Esther García, Diretora
de Produção (2 minutos, com algumas
informações interessantes, como a
contrução da cena da mulher usada
como "escorregador" e dá alguma
idéia sincera de como é trabalhar
com Almodóvar). Um extra que é apenas
razoável, claro que o mais importante é o
depoimento do Diretor, mas sem legendas...
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Amante Menguante: curtametragem com cerca
de 6:30 minutos
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Cenas de Bastidores: 2 minutos com cenas "por
trás das câmeras", bem interessante,
pois mostra algumas boas cenas e como elas foram
feitas.
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Entrevistas: com Fele Martines (cerca
de 1 minuto) e Paz Vega (1:15 minutos, bom depoimento
da atriz).
TODOS
OS EXTRAS NÃO TÊM LEGENDAS (por
Edinho Pasquale)
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Críticas
ao DVD
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Um
DVD que poderia ser bem melhor se ao menos levassem
em conta que falamos Português e não
Espanhol. Digo isto em relação aos
extras, apesar de não serem "grandiosos",
são ao menos interessantes.
O
filme, que é muito bom, merecia um áudio
em Espanhol Dolby Digital 5.1, como foi lançado
em outras regiões. Tá certo, não é nenhum "blockbuster
americano", mas porque nos privar de um recurso
básico? A imagem também tem seus "problemas":
o filme foi feito na proporção 2:35:1
e nos é apresentado em 1.78:1, o que faz com
que quem tenha uma TV Widescreen tenha uma tarja
preta de qualquer maneira, mesmo sendo anamórfico.
Para quem TV "comum", em nada muda, mesmo
o áudio apenas em estéreo para quem
não possui um Home-Theater.
O
filme até que mereceria uma cotação
maior, mas estes pequenos defeitos (a falta de legendas
nos extras, um áudio original de melhor qualidade,
o problema da imagem) fazem com que ela caia bastante.
Este
filme pode ser encontrado separadamente ou num Box
contendo outros quatro filmes de Almodóvar: "Mulheres à Beira
de um Ataque de Nervos", "Ata-me", "Carne
Trêmula" e Tudo Sobre Minha Mãe".
Pena que todos os outros filmes possuem muito poucos
extras, mas é um Box importante, que vale à pena. (por
Edinho Pasquale) |
Comentários
do Internautas
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Acredito que
na área da saúde, por mais que alguns
não queiram, na maioria das vezes nos envolvemos
com pacientes, geralmente quando sua história
nos comove e nos faz sentir "pena"
destes. Mas, esta relação entre enfermeiro
e paciente pode ir além dos limites profissionais,
nos mostrando o filme com muita clareza um caso, em
que o enfermeiro retraiu um amor pela sua paciente
que só foi demonstrado em uma relação
sexual onde ela não era responsável pelos
seus atos e conseqüentemente pela sua vontade.
Acredito, em poder existir uma relação
entre profissional e paciente desde que seja fora do
hospital, pois na enfermagem, dentro de um hospital,
nenhum profissional tem opção sexual
e sim, ter objetivos, sendo um deles o respeito ao
paciente, tratando-o como ser humano. Num hospital,
existem pacientes com total consciência de seus
atos, onde podem ter pensamentos maldosos, como pode
existir também pacientes não-lúcidos
e desorientados, onde não deve se esquecer de
forma alguma, que este contudo, é um ser humano,
e que deve ter sua privacidade sempre respeitada independente
da ocasião. Um ponto importante que achei no
filme, foi que entre as paredes de um quarto de hospital,
o autor contou de forma bastante ampla uma história
sobre o silêncio como forma de comunicação,
sobre como o silêncio pode auxiliar o relacionamento
humano, sobre o que na solidão pode criar ilusões
de um diálogo, o que na realidade pode acontecer
não sendo na maioria das vezes o correto. (Rodrigo
Oliveira) |
Menus
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Resenha
publicada em 16/10/2003 |
Por
Eron Fagundes e Edinho Pasquale
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Seu
comentário
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