FALE COM ELA (Hable com Ella)

 

Com Javier Cámara, Leonor Watling, Dario Grandinetti, Rosario Flores

 

Diretor

Duração

Produção

Pedro Almodóvar

112 minutos

2002, Espanha

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

Drama

Fox

17/09/2003

SOM & IMAGEM
FILME
EXTRAS & MENUS
GERAL
Áudio
Legendas
Vídeo
Região

Espanhol e Português (DD 2.0)
Inglês, Português e Espanhol

Sinopse

A cortina de flores e franjas douradas é aberta, revelando um espetáculo de Pina Bausch, Café Müller. Na platéia, dois homens estão sentados juntos por mero acaso, pois não se conhecem. Eles são Benigno (Javier Cámara), um jovem enfermeiro, e Marco (Dario Grandinetti), um escritor de quarenta e poucos anos. No placo estão duas mulheres de olhos fechados e braços estendidos, movendo-se ao som de "The Fairy Queen", de Henry Purcell. A apresentação é tão comovente que Marco se põe a chorar. Benigno vê o brilho de suas lágrimas na escuridão do teatro. Ele gostaria de dizer a Marco que também está comovido, mas falta-lhe coragem.

Meses mais tarde, os dois voltam a se cruzar na clínica particular El Bosque, onde Benigno trabalha. É que Lydia (Rosario Flores), a namorada de Marco e toureira profissional, foi ferida por um touro e está em coma. Por acaso, Benigno está cuidando de outra mulher também em coma, Alicia (Leonor Watling), uma jovem bailarina.

Quando Benigno vê Mrco passar em frente ao quarto de Alicia não pensa duas vezes e vai falar com ele. É o início de uma profunda amizade, tão linear quanto uma montanha russa. Durante esse período de tempo "suspenso" dentro das paredes da clínica, as vidas dos quatro personagens seguem em todas as direções: passado, presente e futuro, conduzindo-os em direção a um destino inesperado.

Comentários Sobre o Filme

 

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que sempre se caracterizou pelo tom escrachado de seus filmes e pela utilização crítica da vulgaridade do mundo, está lentamente amadurecendo seu projeto de cinema, sem perder sua forma pessoal de filmar. Em Fale com ela Almodóvar oferece a seu público uma de suas narrativas mais elaboradamente complexas, chegando a uma surpreendente veia metafísica de seu cinema muitas vezes cômico e desabusamente superficial.

Jogando com a alinearidade das passagens de tempo, inserindo aspectos curiosos e simbólicos de fantasia cinematográfica (um filme mudo surrealista de autoria do próprio Almodóvar interrompe a certa altura o andamento dramático), o realizador põe em cena dois homens estranhos que cuidam de duas mulheres doentes; o efeminado Benigno trata de sua paixão platônica Alicia, vegetando depois dum acidente e que um belo dia aparece inesperadamente grávida e Benigno é preso como possível estuprador dela; o jornalista argentino Marco se enrola como a toureira Lydia e dedica seus dias a ela quando um acidente com um touro a entreva; dos conflitos e das experiências destes quatro seres Almodóvar extrai a beleza ímpar desta sua nova película.

São poucos os filmes, hoje, que se atrevem a virar pelo avesso a linguagem cinematográfica. Como Cidade dos sonhos (2001), de David Lynch, e Lucia e o sexo (2001), de Julio Medem, Fale com ela é uma fala com o espectador mais interessado em experiências formais ousadas.

Para o observador brasileiro, acresce duas homenagens inusitadas. Um de nossos mais conceituados cantores populares brasileiros aparece cantando em cena: o carisma musical de Caetano Veloso é reverenciado por Almodóvar. Ainda na faixa sonora pode-se ouvir a voz inigualável da gaúcha Elis Regina. (por Eron Fagundes)

Extras

- Trailer Original de Cinema: com 1 minuto e 20 segundos, sem legendas, quase desnecessárias.

- Spots de TV: duas, com cerca de 30 segundos cada, idem

- Galeria de Fotos: 14 fotos de cenas do filme, desnecessárias.

- Por träs das Câmeras: 16 minutos de cenas de bastidores, sem legendas, como todos os demais extras, mostrando o modo "Almodóvar" de se dirigir um filme. Se você não fala espanhol, dá ao menos para subentender. E é um material interessante.

- Filmografia: 1 página de texto, com os títulos em espanhol (originais). Merecia ao menos a sua tradução para o português.

- Apresentação do filme com comentários do Diretor e dos Atores: Um depoimento curto do diretor e dos atores, com cenas de bastidores (2:30 minutos). Mais uma vez sem legendas, compreesnsíveis para quem "arranha um espanhol".

- Entrevistas: na verdade, entrevistas com quase todas as importantes pessoas da parte técnica, como o Diretor Almodóvar (16 minutos, muito interessante e até impórtante); Javier Aguirre, o Diretor de Fotografia (cerca de 30 segundos); Alberto Iglesias, Compositor (50s); Sonia Grandes, Figurinista (1:20 minuto, nada muito revelador); Anxton Gomes, Diretor de Arte (35 segundos, também nada de importante); Esther García, Diretora de Produção (2 minutos, com algumas informações interessantes, como a contrução da cena da mulher usada como "escorregador" e dá alguma idéia sincera de como é trabalhar com Almodóvar). Um extra que é apenas razoável, claro que o mais importante é o depoimento do Diretor, mas sem legendas...

- Amante Menguante: curtametragem com cerca de 6:30 minutos

- Cenas de Bastidores: 2 minutos com cenas "por trás das câmeras", bem interessante, pois mostra algumas boas cenas e como elas foram feitas.

- Entrevistas: com Fele Martines (cerca de 1 minuto) e Paz Vega (1:15 minutos, bom depoimento da atriz).

TODOS OS EXTRAS NÃO TÊM LEGENDAS (por Edinho Pasquale)

 

Críticas ao DVD

Um DVD que poderia ser bem melhor se ao menos levassem em conta que falamos Português e não Espanhol. Digo isto em relação aos extras, apesar de não serem "grandiosos", são ao menos interessantes.

O filme, que é muito bom, merecia um áudio em Espanhol Dolby Digital 5.1, como foi lançado em outras regiões. Tá certo, não é nenhum "blockbuster americano", mas porque nos privar de um recurso básico? A imagem também tem seus "problemas": o filme foi feito na proporção 2:35:1 e nos é apresentado em 1.78:1, o que faz com que quem tenha uma TV Widescreen tenha uma tarja preta de qualquer maneira, mesmo sendo anamórfico. Para quem TV "comum", em nada muda, mesmo o áudio apenas em estéreo para quem não possui um Home-Theater.

O filme até que mereceria uma cotação maior, mas estes pequenos defeitos (a falta de legendas nos extras, um áudio original de melhor qualidade, o problema da imagem) fazem com que ela caia bastante.

Este filme pode ser encontrado separadamente ou num Box contendo outros quatro filmes de Almodóvar: "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos", "Ata-me", "Carne Trêmula" e Tudo Sobre Minha Mãe". Pena que todos os outros filmes possuem muito poucos extras, mas é um Box importante, que vale à pena. (por Edinho Pasquale)

Comentários do Internautas
Acredito que na área da saúde, por mais que alguns não queiram, na maioria das vezes nos envolvemos com pacientes, geralmente quando sua história nos comove e nos faz sentir "pena" destes. Mas, esta relação entre enfermeiro e paciente pode ir além dos limites profissionais, nos mostrando o filme com muita clareza um caso, em que o enfermeiro retraiu um amor pela sua paciente que só foi demonstrado em uma relação sexual onde ela não era responsável pelos seus atos e conseqüentemente pela sua vontade. Acredito, em poder existir uma relação entre profissional e paciente desde que seja fora do hospital, pois na enfermagem, dentro de um hospital, nenhum profissional tem opção sexual e sim, ter objetivos, sendo um deles o respeito ao paciente, tratando-o como ser humano. Num hospital, existem pacientes com total consciência de seus atos, onde podem ter pensamentos maldosos, como pode existir também pacientes não-lúcidos e desorientados, onde não deve se esquecer de forma alguma, que este contudo, é um ser humano, e que deve ter sua privacidade sempre respeitada independente da ocasião. Um ponto importante que achei no filme, foi que entre as paredes de um quarto de hospital, o autor contou de forma bastante ampla uma história sobre o silêncio como forma de comunicação, sobre como o silêncio pode auxiliar o relacionamento humano, sobre o que na solidão pode criar ilusões de um diálogo, o que na realidade pode acontecer não sendo na maioria das vezes o correto. (Rodrigo Oliveira)
Menus
Resenha publicada em 16/10/2003
Por Eron Fagundes e Edinho Pasquale

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