FESTIM DIABÓLICO ( ROPE )

Com: James Stewart, John Dall, Farley Granger, Sir. Cedric Hardwicke, Constance Collier, Joan Chandler.

Diretor

Duração

Produção

Alfred Hitchcock.

81 minutos.

1948. EUA.

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

Suspense

Universal

dezembro/2001

Cotação:

Sinopse

Estrelando James Stewart, Farley Granger e John Dall num thriller intenso inspirado no caso real dos assassinos Leopold e Loeb. Granger e Dall oferecem performances fascinantes nos papéis de dois amigos que estrangulam um colega de turma para experimentar emoções fortes e depois organizam uma festa para a família e amigos da vítima - com o corpo dentro de um baú que usam como mesa do bufê. À medida que os assassinos levam a conversa para o tema da execução do "crime perfeito", um antigo professor (Stewart) torna-se cada vez mais suspeito. Antes da noite acabar, o professor descobre a brutalidade com que os seus alunos transformaram as suas teorias acadêmicas numa realidade arrepiante, numa fascinante incursão ao macabro dirigida por Hitchcock.

Comentários Sobre o Filme

Um caso clássico de elasticidade do tempo. Aqui nós temos um filme com duração de uma hora de vinte e um minutos que parecem ter cerca de duas horas, não que o filme seja cansativo, pelo contrário, o suspense do filme é mantido do início ao fim. O tempo parece parar. O filme foi todo rodado em tomadas contínuas de dez minutos, oito tomadas. Hitchcock inventou essa técnica por uma razão sensível e específica. Ele estava tentando retratar uma história que havia sido contada em uma peça em tempo contínuo. Porém, ele estava limitado pela quantidade de filme que podia ser carregado na câmera, o suficiente para dez minutos de ação.

James Stewart está incrível como o professor que talvez tenha dado a idéia para os dois jovens cometerem o crime. Indiretamente o filme fala sobre homossexualismo, mas nunca o tema é tocado de forma explícita. A trama do filme se desenrola na base de muito diálogo e em apenas um aposento: um apartamento, na verdade entre a sala de estar e a cozinha, com oito pessoas atuando.

Festim Diabólico é baseado na peça de um só cenário chamada: Rope's End, de Patrick Hamilton. Alfred Hitchcock afirmou que estava abandonando o cinema puro "num esforço para tomar móvel a peça de teatro". Hitchcock realizou todas as filmagens deste filme num único estúdio de som da Warner Brothers.

Esta história de um assassinato a sangue frio cometido por dois jovens estranhos foi inspirada no caso real de Leopold e Loeb, dois jovens intelectuais abastados que assassinaram um rapaz de 14 anos de idade em Chicago pela emoção de matar alguém.

'Rope' foi o primeiro filme a cores do Hitchcock e também o seu primeiro filme como produtor-diretor independente. Inicialmente, Hitchcock pretendia que Cary Grant fosse a estrela do filme. Mas, no seu lugar, convidou James Stewart, apesar dos protestos dos empresários do filme, que achavam que Stewart já não era um ator "bom de bilheteria".

Para filmar tomadas longas, todos os movimentos da câmera e dos atores tinham de ser calculados em sessões com um enorme quadro-negro. "Até o chão era marcado e assinalado com círculos numerados para os 25 a 30 movimentos da câmera em cada tomada de 10 minutos", explicou Hitchcock. "Paredes completas do apartamento tinham de ser afastadas para permitir que a câmera seguisse os atores através de portas estreitas".

Para facilitar os movimentos das câmeras, as mesas e as cadeiras tinham que ser constantemente reorganizadas pelos cenógrafos. "Um dos meus maiores problemas", disse Farley Franger, "consistia em ter de confiar que, quando me sentasse, haveria uma cadeira colocada estrategicamente a tempo pelo contra-regra".

"Era difícil imaginar como o filme iria sair, mesmo durante as filmagens", disse Stewart. "Os ruídos provocados pela movimentação das paredes era um problema constante e tínhamos de repetir cenas apenas por motivos sonoro, utilizando apenas microfones, como em radionovela".

Segundo o que contam, Sir. Cedric Hardwicke e Constance Collier consideraram tudo aquilo bastante divertido, mas quanto aos outros, as coisas podiam tornar-se bastante tensas. Stewart não conseguia dormir à noite.

Mais tarde, Stewart afirmou que o 'Festim Diabólico' "não foi um êxito total", pois o público "na realidade, não queria ser os olhos de uma câmera móvel".

Durante a sua histórica entrevista com Hitchcock, o diretor François Truffaut ressaltou que o filme não podia ser considerado como uma experiência insensata. "O realizador é tentado pelo sonho de ligar todos os componentes de um filme numa única ação contínua. Neste sentido, trata-se de um passo positivo na sua evolução", disse ele a Hitchcock.

Áudio
Legendas
Vídeo
Região


inglês (Dolby Digital 2.0 MONO), espanhol (Dolby Digital 2.0 MONO).

Português, Inglês, Espanhol, Cantonês e Japonês.
Extras

MAKING OF ; GALERIA DE ARTE ; COMPILAÇÃO DO TRAILER ; TRAILER DE CINEMA

Apenas o trailer de cinema não possui legendas em português, na verdade, não possui nenhuma legenda. O resto dos extras tem legendas.

- MAKING OF
Um ótimo documentário com duração de aproximadamente trinta minutos com curiosidades sobre a produção do filme. Com depoimentos do colaborador de roteiros de Hitchcock, do roteirista do filme, dos atores e da filha do mestre Alfred Hitchcock.

O próprio roteirista fala que o filme trata evidentemente de homossexuais, só que a palavra nunca é mencionada no filme. Os atores comentam como se envolveram no projeto, e do diretor, apenas fotos e elogios.

- GALERIA DE ARTE
45 fotos da produção do filme: cartazes e fotos dos bastidores.

- COMPILAÇÃO DO TRAILER
O ator James Stewart fala sobre cinco filmes do mestre Hitchcock no qual tem ele no elenco. São eles: 'Um Corpo Que Cai', 'O Homem Que Sabia Demais', 'Festim Diabólico', 'O Terceiro Tiro', 'Janela Indiscreta'. No total de seis minutos e quatorze segundos.

- TRAILER DO CINEMA
Trailer do filme.

Críticas ao DVD

Poucos extras, porém o ótimo documentário salva. O menu principal é estático porém musicado.

O som é o original, mono, porém o filme não cria clima para que o som seja um elemento fundamental na trama. O mesmo ocorre com o formato de tela, o FULLSCREEN, que é o formato original em que o filme foi gravado.

Parabéns pelas legendas nos extras. Um filme antigo que teve um bom tratamento da Universal.

 

Por Carlos Cauás  

 


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