O GRANDE GATSBY (The Great Gatsby)

 

Com Robert Redford, Mia Farrow, Bruce Dern, Karen Black, Lois Chiles

 

Diretor

Duração

Produção

Jack Clayton

143 minutos

1974, EUA

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

Drama, Romance

Paramount

05/12/2003

SOM & IMAGEM
FILME
EXTRAS & MENUS
GERAL
Áudio
Legendas
Vídeo
Região

Inglês (DD 5.1)
Inglês, Português e Espanhol

Sinopse

A década de 20 nunca foi tão ruidosa quanto nesta romântica e luxuosa versão do clássico da Era do Jazz, de F. Scott Fitzgerald. Robert Redford é Jay Gatsby, quem um dia amou a bela e mimada Daisy Buchanan (Mia Farrow), mas a perdeu para um rapaz endinheirado. Só que agora Gatsby ficou misteriosamente rico e está disposto a arriscar tudo para tê-la de volta. Vencedor de dois prêmios da Academia, "O Grande Gatsby" apresenta um elenco excelente, em um elegante roteiro de Francis Ford Coppola. E no centro está a evocação de uma época de fervilhante e borbulhante campanhe, de mulheres tão exóticas e exigentes, quanto um jardim de flores raras, e de vidas fáceis, comprometidas por terem conseguido muito cedo demais.

Comentários Sobre o Filme

Razoável drama baseado no livro homônimo de “F. Scott Fitzgerald”, este filme marcou também pela demissão pela Paramount de Coppola. Numa grande produção para a época, com um elenco razoavelmente afiado e com protagonistas estelares (Redford era o grande astro da época), o filme conta a história de Gatsby , na época em que o Jazz estava em alta, era a grande sensação.

Com uma ótima fotografia, o filme chega a envelhecer um pouco, mas agrada com suas cenas glamurosas das festas e bastidores da trama. Pena que o diretor se perde um pouco ao modificar a realidade do livro, indo de acordo com as regras do estúdio.

Mas vale dar uma olhada, num filme que recebeu o Oscar® de melhor trilha e figurinos. Para alguns, uma heresia a adaptação do livro, num ritmo bem enfadonho. Mas acho que em DVD o filme acaba ganhando, graças ao extremo cuidado de arte.

Extras

Nenhum

Críticas ao DVD

O DVD tecnicamente é razoável, não tendo a versão dublada em Português, com áudio original em 5.1 (embora o filme seja de 74). A imagem está igualmente razoável, granulada, mas preservando o formato original de cinema, bem importante para este filme, em widescreen.

Os menus são simples (pra não dizer simplórios) e os extras, inexistentes. Será que vem alguma “Edição Especial”?

Um DVD que vale pela curiosidade da grande produção de um filme que, se não chega a empolgar, ao menos vale pela sua importância (boa ou ruim, mas marcante).

Menus
Resenha publicada em 15/02/2004
Por Edinho Pasquale
15489

 



Seu comentário
 

Nome:

Autorizo a publicação.
  Email: Não autorizo.