OS INCRÍVEIS (The Incredibles)

 

Com as vozes originais de: Craig T. Nelson, Holly Hunter,Samuel L. Jackson Jason Lee, Dominique Louis, Teddy Newton, Jean Sincere, Eli Fucile, Maeve Andrews, Wallace Shawn

 

Diretor

Duração

Produção

Brad Bird

115 minutos

2004, EUA

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

Animação, Ação, Aventura

Disney/Buena Vista

06/04/2005

SOM & IMAGEM
FILME
EXTRAS & MENUS
GERAL
Áudio
Legendas
Vídeo
Região

Inglês (DD 5.1), Português (DD 5.1)
Inglês, Português

Sinopse

"Dos premiados criadores de Procurando Nemo, vencedores do Oscar®, vem aí uma aventura repleta de muita ação sobre a pacata e incrível rotina de uma casa cheia de super-heróis.Beto Pêra e sua mulher Helena estavam entre os maiores super-heróis do mundo, salvando inúmeras vidas e combatendo o mal diariamente. Quinze anos depois, eles foram forçados a adotar novas identidades e a mudar-se para o subúrbio, onde vivem como cidadãos comuns com seus três filhos, Violeta, Flecha e Zezé. Louco para voltar à ação, Beto tem a sua chance quando uma misteriosa ligação o intima a comparecer a uma ilha distante para receber uma missão ultra-secreta. Ele logo descobre que só uma família inteira de super-heróis será capaz de salvar o mundo e impedir sua total destruição.

Comentários

Lembram-se de quando eu dizia que no Brasil nenhum adulto ia ver fitas de animação, o antigo desenho animado, a não ser quando constrangido a levar um filho ou sobrinho? Pois é, isso mudou com este Os Incríveis, que faz incrível sucesso - só nos EUA 237 milhões de dólares - (embora The Incredibles, fosse melhor-traduzido como Os Inacreditáveis!) até nas sessões noturnas e na pior época do ano, o pré-natal. Sem duvida, mérito da Pixar, a produtora de Steve Jobs, que criou uma notável reputação ao se aliar a Disney (e continua a briga para decidir se continuarão juntos ou não). No mesmo ano de Procurando Nemo, eles buscam uma nova alternativa, chamando um diretor de fora para integrar o grupo, no caso, Brad Bird, que havia feito antes uma animação muito interessante, mas que permanece pouco conhecida, The Iron Giant (saiu em DVD pela Warner , como O Gigante de Ferro sem passar nos cinemas, contando a amizade de um garoto com um robot gigante. Uma fita bem talentosa e que merece ser descoberta).

Isso significa que a Pixar esta mudando, ousando, ficando diferente, mas sem fugir de seu padrão. O que mais me impressionou no filme, foi o fato de que ao contrário dos anteriores, ele não é uma comédia mas uma aventura, uma fantasia de ficção-cientifica tipo Homem Aranha. Não tem a preocupação de fazer rir (embora tenha muitos momentos de humor) mas de contar uma historia, de nos fazer envolver com os personagens (embora ao contrario das fitas de animação da Dreamworks não haja preocupação em promover os atores que fazem as vozes, tanto que apenas Holly Hunter e Samuel L. Jackson são famosos aqui, e mesmo assim os personagens não são especialmente modelados neles. O que libera a versão dublada com mais perda de qualidade). E o interessante é que consegue. Não tem canções no meio, não faz gracinhas, nem usa truques antigos de Disney. Conta bem os problemas de uma família de super heróis, que foram banidos e relocados para o interior e para vidas comuns. Até quando são obrigados a voltar à ativa. Ou seja, parece mais uma história em quadrinhos, bem amarrada, até um pouco aprofundada que culmina com muita ação. Só que em vez de atores é com desenhos feitos por computador. A adesão do público ao filme que sai dele feliz e satisfeito, talvez voltando a ser criança, confirma a boa fase da animação (muita gente afirma que são melhores do que os filmes com atores, mas para eles eu digo um nome: Nem que a Vaca Tussa! o outro desenho Disney do ano que não era nada inspirado). (Rubens Ewald Filho)

Extras

Antes de iniciar o disco que contém o filme, há os trailers dos DVDs ”Cinderela“, “Tarzan”, “Outros Sucessos da Disney DVD” e dos filmes “Pooh e o Elefante – O Filme” e “Chicken Little”, todos dublados e com a possibilidade de avanço via controle remoto.

Os extras se concentram principalmente em um disco especial. Mas há algumas informações extras importantes no disco que contém o filme. Veja:

Disco 1

- Introdução: com quase 2 minutos, uma ótima explicação sobre os formatos de tela, wide e standart, apresentada pelo diretor e produtor do filme, além de uma pequena prévia do que encontraremos netse DVD. Legendado.

- Comentários dos Diretor Brad Bird e Produtor John Walker. Devidamente legendado, com várias curiosidades sobre a produção e detalhes de concepção do desenho.

- Comentários dos Animadores. Também legendado, enfoca mais o aspecto técnico da produção.

- “Carros”: trailer da próxima produção da Pixar, um desenho sobre corrida de automéveis. Promissor. Dublado.

Disco 2

- Introdução: o Diretor Brad Bird faz uma rápida apresentação do que será exibido neste segundo DVD, em um vídeo de 50 segundos.

- Ataque do Zezé: um curta-metragem do que teria acontecido com o bebê nas mãos da babá, bem engraçado.

- Cenas Inéditas: cenas não finalizadas, ou seja, apenas mostradas em desenhos iniciais, no chamado Story Board. Há sempre uma explicação do porquê elas acabaram não entrando na edição final do filme. São elas: “Introdução”; “Abertura Alternativa”; “Zé”; “Víboras”; “Beto no Trânsito”; “Helena Enfrenta Beto”; “O Pesadelo de Helena”.

- Por Trás das Câmeras

- Making Of: um ótimo documentário com depoimentos, cenas de bastidores e informações técnicas, com quase meia-hora de duração. Legendado, com várias informações importantes. Bem produzido e bem-humorado.

- Mais Making Of: mais um excelente e completo documentário, desta vez dividido em temas (“História”, “Design dos Personagens”, “Evolução”, “Criando Humanos”, “Criando Extras”, “Design dos Cenários”, “Som”, “Música”, “Iluminação” e “Equipamentos”), com informações pra lá de interessantes, ao menos para quem gosta de saber como se produz um filme de animação e as novas tecnologias envolvidas neste processo. O total tem quase 41 minutos.

- Incríveis Erros: clipe com 1 minuto e 43 segundos mostrando os Eros da computação gráfica, como se fossem erros de gravação, bem legais e divididos por temas.

- Galeria de Arte: várias imagens, desde desenhos concebidos antes da realização do filme, até os detalhes em CGI (Computação Gráfica). Os temas são: “História”, “Roteiro de Cores”, “Design dos Personagens”, “Iluminação”, “Design dos Cenários” e “Colagens”. Prepare-se... se você gosta deste tipo de extra, a quantidade e a qualidade são expressivas.

- Imprensa: “Teaser”, “Trailer 1”, “Trailer 2”, todos sem legendas em Português.

- Top Secret:

- O Sr Incrível e Companheiros: um curta animado com uma suposta versão perdida de um filme feito pra TV, na época das façanhas dos super-heróis, antes deles serem banidos. Hilário. Com 4 minutos.

- O Sr Incrível e Companheiros com Comentários: Idem ao anterior, só que com os comentários dos protagonistas entremeados com os diálogos.

- Arquivos ANS: uma espécie de arquivo com as principais características (poderes e personalidades) de vários super-heróis, com suas vozes devidamente dubladas fazendo uma apresentação. Bem bolado.

- “Pular”

- Exibir: um desenho em curta-metragem, com 4 minutos e 40 segundos, produzido pela Pixar, indicado ao Oscar®.

- Exibir com Comentários: o mesmo desenho, com explicações de seus criadores.

- Quem É Bud Luckey?: um making of deste desenho, com depoimentos e cenas de bastidores.

Críticas ao DVD

Uau! Que DVD... não é a toa o sucesso de vendas. Com um desenho bem legal, para várias idades (principalmente para as crianças a partir de 9 anos.. até os 90...), com uma irrepreensível edição técnica, imagem em widescreen anamórfica, áudio em 5.1 canais, bem envolventes para quem tem um home-theater, extras perfeitos (até exagerados), praticamente todos com a sua devida tradução (seja através de legendas ou dublagem), um encarte bem legal mostrando uma espécie da mapa do que podemos encontrar no produto, além de uma promoção por tempo limitado. Os menus, simples e animados, adequados ao design do filme. Há até os créditos das vozes da dublagem em Português. As ressalvas são bem pequenas, como as infelizes traduções na dublagem dos nomes dos personagens, que não acompanham as legendas dos extras. Mas trata-se de um DVD que vale se ter em casa. Para se ver, rever. Indispensável e obrigatório.

Menus
Resenha publicada em 13/05/2005
Por REF (filme) e Edinho Pasquale (DVD)

Seu comentário
 

Nome:

Autorizo a publicação.
  Email: Não autorizo.