IRMÃO URSO (Brother Bear)

 

Com as vozes originais de Joaquin Phoenix, Jeremy Suarez, Jason Raize, Rick Moranis, Dave Thomas. Vozes em Português de Selton Mello, Luis Fernando Guimarães, Marco Naninni

 

Diretor

Duração

Produção

Bob Walker, Steve Bencich

85 minutos

2003, EUA

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

Animação, Infantil, Família, Aventura

Disney

05/05/2004

SOM & IMAGEM
FILME
EXTRAS & MENUS
GERAL
Áudio
Legendas
Vídeo
Região

Inglês e Português (DD 5.1)
Inglês, Português

Sinopse

Disney apresenta IRMÃO URSO, uma aventura cheia de alegria e emoção. Com cinco novas canções do vencedor do Oscar®, Phil Collins*, IRMÃO URSO é diversão para toda a família! Nesta fantástica história baseada em antigos mitos, Kenai é um jovem impulsivo que é transformado em urso. Enquanto busca recuperar sua forma humana, aprende importantes lições de vida e conhece o mundo sob novas perspectivas. Impossibilitado de se comunicar com seu irmão, Kenai junta-se a Koda, um filhote de urso tagarela, para empreender uma corajosa viagem por florestas espetaculares e cenários encantadores. No caminho conhecem os irmãos Rutt e Tuke, dois alces engraçadíssimos que vivem implicando um com o outro! IRMÃO URSO é uma história inesquecível que valoriza a amizade, o companheirismo e, principalmente, a natureza.

* Melhor Canção Original, "You´ll Be In My Heart", Tarzan, 1999.

Comentários

Uma produção da Disney que teve um relativo sucesso nos cinemas, feito desta vez com a sua sempre competente animação “tradicional”, ou melhor, sem as recentes parcerias com a Pixar, quando realizou excelentes desenhos totalmente produzidos por computador (Monstros S/A). Hoje mesmo a chamada “animação tradicional” é finalizada em computador. Mas desta vez não é nenhuma obra-prima da animação e sua estória pode ser um pouco confusa para as crianças menores, talvez exatamente por isso a “demora” para engrenar, pois há muito o que explicar (cerca de meia-hora) antes da sempre competente lição de moral para crianças, com ótimos personagens e canções da Disney. Porém, as músicas não são tão especiais assim, e quem “rouba a cena” são os personagens coadjuvantes, os alces Tuke e Rutt (dublados no Brasil por Luis Fernando Guimarães e Marco Naninni, também com grande destaque. Há de se salientar ainda que quem faz a dublagem do personagem principal foi Selton Melo, de Lisbela e o Prisioneiro, para quem não sabe fez muitas e ótimas dublagens na sua carreira).

Realmente, por se tratar de lendas indígenas, por incrível que pareça, tanto para os EUA como para nós, brasileiros, elas não são tão divulgadas, apesar das nossas origens. Mas com a competente utilização dos elementos tradicionais, desde a comédia, passando pela aventura, o tradicional drama e seu “final-feliz-com-lição-de-moral”, o filme acaba agradando. Acabou sendo um relativo sucesso de bilheteria no mundo, rendendo aos cofres da Disney pouco mais de 220 milhões de dólares nos cinemas do mundo. Chegou a ser indicado ao Oscar® de 2004 como melhor animação, mas não levou. Repito: não é um desenho genial, mas certamente agradará as crianças mais crescidas. Ou aos que sempre tem na alma a sua eterna criança. Mesmo sendo uma obra menor e mediana.

Extras

No início do DVD, há os trailers de “Nem Que a Vaca Tussa” (dublado), “Os Incríveis” (dub), “Rei Leão 2 – O Orgulho de Simba” (legendado), “Os Três Mosqueteiros” (dub), “Mulan 2” (leg), “Aladin – Edição Especial em DVD” (dub) e “Bionicicle 2” (rápido teaser sem falas).

- Tomadas Adicionais do Koda: mais de 15 cenas com “erros de gravação”, bem engraçadas, com algumas surpresas, não necessariamente apenas com Koda (ele narra o “clipe”). Com 2min45s, dublado.

- Comentários de Rutt e Tuke: Pena que apenas legendados em Português. Mas são muito divertidos, vale a pena assistir ao filme, por exemplo, com as vozes em português e esta opção de comentários simultaneamente.

- Videoclipe "Look Through My Eyes" Phil Collins.

- Jogos do Irmão Urso: “Quebra-Cabeça dos Ossos” e “Encontre o Seu Totem”. Dois bons jogos para “crianças de todas as idades”, devidamente com explicações em Português. O segundo deve agradar até os adultos.

- Lendas de Urso: interessantes histórias dubladas, com interessantes imagens apenas de desenhos de cavernas, com quase 3 min.

- Fazendo Barulho - A Arte dos Efeitos Sonoros: bom documentário, embora haja a falta dos dubladores em português originais, mostrando a dublagem e, principalmente, os efeitos sonoros. Mas é informativo e interessante. 3min15s, dublado.

- Revisão de Arte: boas informações sobre como os desenhos foram desenvolvidos, com storyboards e explicações eficientes da equipe responsável. 10 min, desta vez legendados.

- Cenas Inéditas: 3 cenas além de uma introdução.

- "Fishing Song" - Canção Inédita: com introdução de Phil Collins legendada, além de uma espécie de “continuação”, onde a canção não teve sua animação final realizada.

- "Transformation" - Canção Com a Letra de Phil Collins: com uma explicação em texto, onde são informados alguns detalhes, uma mistura de cenas de filme e das gravações em estúdio.

- DVDicas com o Selton: Excelente idéia, onde o ator que fez a dublagem em português de Koda traz boas e (até engraçadas) informações de como utilizar o DVD, com 2 minutos.

Críticas ao DVD

Um desenho que não é uma obra-prima da Disney, mas que tem um excelente tratamento técnico em Português. A imagem está excelente, assim como o áudio nos dois idiomas disponíveis, ambos com uma excelente divisão em 5.1 canais para quem pode se utilizar deste recurso. Vale ressaltar a dublagem em Português, com ótimos atores e dubladores. Como sempre, nos créditos finais, há a informação de quem fez esta tarefa. A Disney neste ponto é bastante correta ao dar este tipo de informação. Sejam as vozes de “famosos” ou não.

Os menus são, como sempre, animados e realizados especialmente para o DVD. Se você tiver paciência, poderá ouvir boas piadas em cada um deles em áudio (ou até em imagens). Os extras são excelentes para este desenho, na sua grande maioria dublados. Pena que em ambos os casos, Menus e Extras, os dubladores em português não são os mesmos.

Um DVD quase que obrigatório para as crianças, não exatamente devido ao desenho em si, que não chega a ser ruim, é apenas mediano, mas com um excelente tratamento técnico para o formato DVD. Diversão garantida para a garotada.

Menus
Resenha publicada em 23/06/2004
Por Edinho Pasquale

Seu comentário
 

Nome:

Autorizo a publicação.
  Email: Não autorizo.