Com:
Gary Grant, Grace Kelly, John Williams, Jessie Royce Landis
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106 minutos
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Sinopse
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Gary Grant
vive John Robie, um ex-ladrão de jóias, conhecido
como "O Gato", neste misterioso clássico
do suspense de Alfred Hitchcock. Robie e suspeito
de uma nova onde de roubo de jóias nos luxuosos hotéis
da Riviera Francesa e precisa agir para não ser
acusado. Ao conhecer a mimada herdeira Frances (Grace
Kelly), ele vê uma chance de jogar uma isca para
o misterioso ladrão, com as fabulosas jóias da mãe
dela (Jessie Royce Landis). O tiro sai pela culatra,
mas Frances, que acredita que ele seja culpado, prova
seu amor ajudando-o a fugir. Em um arrepiante climax,
o verdadeiro criminoso é revelado. O filme obteve
três
indicacoes da Academia, vencendo o Oscar (R) de "Melhor
Fotografia".
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Comentários
Sobre o Filme
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NOTA: As
frases abaixo sobre Ladrão de casaca (To
catch a thief; 1955), de Alfred Hitchcock, foram
colhidas de um texto escrito em maio de 1980, quando
este “fuçador de filmes” contava
com vinte e quatro anos. Nunca mais revi o filme,
cuja única visão se deu naquele distante
ciclo Hitchcock do cinema Bristol de Porto Alegre,
mesma ocasião em que pude conhecer o antológico Intriga
internacional (1959).
Ladrão
de casaca é um exemplo que sublinha
adequadamente as características básicas
da filmografia de Alfred Hitchcock e sua capacidade
de fazer render uma historieta de pouca significação.
As imagens iniciais, saltitantes, definem a situação
básica do filme: o grito histérico
duma mulher reclama que lhe furtaram as jóias;
e é na trilha deste ladrão de alta
classe que o cineasta moverá suas câmaras.
Todo enquadramento
manipulado por Hitchcock não esconde um esmerado
esforço plástico, principalmente nos
planos gerais (abundantes) e nas vertiginosas panorâmicas
paisagísticas; destarte, o desenvolvimento
rítmico de Ladrão de casaca exerce
sobre o espectador um tipo raro de aproximação
cinematográfica, a do fascínio magnético
pela pintura de câmara, pela harmonia estilística
e até pela aparente tranqüilidade com
que o cineasta adapta ao seu universo um roteiro
despretensioso.
De fato,
o roteiro não apresenta maior relevo: as aventuras
banais de um homem bem-apessoado que se vê envolvido
no caso dum roubo de jóias; os caracteres
exteriores são medíocres e o clímax
poderia levar a um mórbido melodrama. Mas
Hitchcock tem estilo e um universo pessoal: orquestra
com mestria o romantismo e a sensualidade de sua
história.
No universo
particular do “velho bruxo inglês” há alguns
dados de identificação: seus homens
compõem um tipo compenetrado e circunspecto
(tanto o Cary Grant deste filme quanto o Sean Connery
de Marnie assim se revelam, irônicos,
fleumáticos, trágicos e divertidos
a um tempo) e suas mulheres têm uma aparência
fria para se revelarem tenuemente cálidas
nos pequenos gestos (a Grace Kelly deste Ladrão
de casaca e a Tippi Hedren q ue contracena
com Sean Connery em Marnie).
Ladrão
de casaca inclui-se entre aquelas obras
de Hitchcock que, antes de se afirmarem como conteúdo
ficcional, se prestam para um exuberante exercício
de estilo cinematográfico. (por Eron Fagundes)
Algumas curiosidades:
o filme foi realizado (uma bela produção de imagens
vencedora do Oscar(R)) na Riviera
francesa, quando Grace Kelly conheceu seu futuro
marido,
o Príncipe Ranier (de Mônaco) e, num acaso do destino,
uma das estradas que aparecem no filme foi onde ocorreu
o acidente
em
que Grace sofreu o seu acidente de automóvel, fatal.
Para quem sabe que o diretor sempre aparecia em todos
os seus filmes, fazendo uma pontinha em alguma cena,
neste ele está sentado ao lado de Cary Grant num ônibus.
(Edinho Pasquale) |
Áudio
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Legendas
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Vídeo
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Região
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Inglês
(DD 1.0 mono)
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Inglês,
Português e Espanhol
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Extras
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Roteiro e Elenco: documentário de 9 minutos
("Writing and Casting"), uma deliciosa fonte de
informações sobre a elaboração
do roteiro, seus problemas de "censura moral" da
época, mesclando depoimentos e imagens de arquivo,
algumas muito apropriadas e interessantes. Traz também
algumas curiosidades (como a de que Hitchcock gostava
de sempre trabalhar com a mesma equipe, ou, pelo
mesno, com pessoas com quem já trabalhara antes,
pois ele queria que a equipe fosse "uma família"),
enfim, muito legal de se assistir.
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Making Of: um documentário para nenhum
cinéfilo botar defeito: tem as curiosidades de
bastidores, a seleção das
locações, a ótima fotografia utilizando o sistema
"VistaVision", detalhes sobre os figurinos, enfim, deliciosas informações com
cerca de 17 minutos.
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Alfred Hitchcook - Uma Avaliação: mais
um filme dizendo algumas curiosidades e particularidades
do diretor,
dando ênfase ao seu bom-humor, algo que para muitos
pode ser surpreendente, com históricas cenas de família.
Mais uma vez imperdível.
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Edith Head e os Figurinos da Paramount: uma
mini-biografia de uma das mais queridas e competentes
figurinistas
de Hollywood, ganhadora de 8 Oscar (R), com cenas
raras (principalmente a do teste de figurinos de
Audrey Hepburn para o filme "A Princesa e o Plebeu").
Uma bela homenagem. Aprox 13 minutos.
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Galeria de Fotos: fotos de bastidores mostradas em uma seqüência
de 7 minutos.
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Trailer do Cinema (Não Legendado) (Edinho Pasquale) |
Críticas
ao DVD
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Como DVD,
quase irrepreensível. Um ótimo filme, com um Hitchcock
diferente (uma fita bem humorada, mas sem perder
o suspense), Grace Kelly no auge da sua beleza, ótima
qualidade de imagem, peca por ter o áudio em mono,
merecia aqui uma remasterização. Há uma falha
imperdoável: a falta de legendas no trailer...
Os extras
são uma verdadeira delícia para quem gosta de Hitchcock
e, consequentemente, do bom e velho cinema. Os menus
são bons, não são cansativos. Nada posso comentar
sobre a embalagem, pois a distribuidora nos forneceu
o "DVD de serviço", que não a contém.
Um grande
DVD, item de colecionador, mesmo não sendo este o
"maior filme" de Hitchcock. Mas com certeza me convenço
cada vez mais que mesmo os "piores" (não é o caso)
do diretor são infinitamente melhores que muitas
das produções atuais. (Edinho Pasquale)
(Este DVD
foi gentilmente cedido pela Paramount) |
Menus
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Resenha
publicada em 17/06/2003 |
Por
Eron Fagundes e Edinho Pasquale
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