Com
Alida Valli, Farley Granger, Massimo Girotti, Heinz Moog, Rina Morelli
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115
minutos
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SOM & IMAGEM |
FILME |
EXTRAS & MENUS |
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Áudio
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Vídeo
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Região
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Italiano (DD 2.0 mono)
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Português
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Sinopse
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A Versátil apresenta, pela primeira vez no
Brasil, a belíssima versão restaurada
e remasterizada de Sedução da Carne,
o clássico em que o mestre Luchino Visconti
transformou o cinema em ópera e melodrama.
1866. Veneza permanece sob ocupação
da Áustria. O movimento pela unificação
da Itália está prestes a lançar
uma guerra pela libertação da região.
Neste cenário turbulento, a Condessa Serpieri,
uma nobre italiana que participa da resistência,
apaixona-se perdidamente pelo tenente austríaco
Franz Mahler. Ilustrado pelos temas musicais de Anton
Bruckner e de Giuseppe Verdi, este amor proibido
mudará para sempre suas vidas.
Tal como O Leopardo, Sedução da Carne é uma
superprodução suntuosa de impressionante
beleza plástica. Sem dúvida, um dos
marcos da filmografia viscontiniana.
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Comentários
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Ver Sedução da carne (Senso; 1954),
do italiano Luchino Visconti, é um prazer
para os olhos e para o coração. Poucos
cineastas têm a capacidade de, como o faz Visconti
neste filme, extrair duma singela história
de amor tantas observações sobre uma época
(metade do século dezenove) e uma classe social
(a decadência da aristocracia européia).
A sutileza do realizador para compor cenários
e semear o comportamento de suas personagens é sempre
arrebatadora; o caso de amor entre a condessa Lívia
(casada com outro) e o garboso oficial austríaco
Franz percorre um caminho de sonhos (para ela) e
despenca, assim como as ilusões de status
das classes sociais a que pertencem os dois apaixonados.
Ela, uma aristocrata que com seu dinheiro compra
o amor dele, um desertor, um covarde, um terrível
cafajeste; Visconti joga com estes elementos de maneira
brilhante.
Visconti é mesmo um seduzido pela baixeza
humana, que ele retrata com muito refinamento, passando
esta sedução ao espectador. Uma certa
encenação operística e teatral
se reflete na linguagem cinematográfica de
Visconti, da manipulação dos atores à utilização
dos cenários; mas é um cinema cerebral,
estético, tudo é brilhantemente resolvido
visando a dar profundidade às emoções
encenadas.
O
impressionismo das cores e da realização
em si reforça a idéia da decadência.
E Visconti é um dos últimos artistas
que cantam o fim da aristocracia européia.
Pode-se concluir, vendo ou revendo seus filmes, que
a relação de Visconti com o cinema é autenticamente
crítica. (Eron Fagundes. Leia
mais críticas do colunista em Cinemania)
Uma
perfeição de enquadramentos, de tratamento
de cor, de bom gosto em cenário e figurinos.
Visconti se inspirou num livro de Camillo Boito (1883)
sobre a paixão trágica de uma condessa
por um oficial. Mas no original não há nenhuma
preocupação em situar um momento histórico.
Foi Visconti que resolveu localizar a ação
na época do Ressurgimento, quando a Itália
enfrenta a Áustria, que ocupa ainda Veneza.
Só que o filme não é um painel
documentário, mas o retrato da paixão
trágica. Por amor, Livia a condessa, trai
seu marido, sua classe, sua nação,
sacrificando tudo ao homem que ama, um oficial austríaco.
A paixão segundo Visconti levada às últimas
conseqüências é sempre destrutiva.
Foi uma pena Visconti não ter podido contar
com os atores que pretendia. (Rubens Ewald
Filho. Leia mais críticas e artigos
de REF na coluna Clássicos)
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Extras
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- Trailer de Cinema (legendado)
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Lembranças dos Bastidores: é difícil
situar o que é este featurette, pois não
há nenhuma referência sobre sua data
ou origem. É uma espécie de mistura
de sinopse com cenas do filme, depoimento e cenas
do filme, em 3 minutos. Parece estar incompleto. Legendado.
- Senso,
de Camillo Boito: textos sobre o livro que
deu origem ao filme. Contém uma biografia
do autor, com 4 páginas e um ótimo
ensaio sobre o livro e sua adaptação,
por Fernando Brito, com 10 páginas.
-
Galeria de Fotos & Pôsteres: composto
por “Fotografias de Bastidores” (sete
fotos devidamente legendadas) e “Pôsteres” (9,
de vários países).
-
Il Risorgimento - A Unificação da
Itália: texto bem explicativo situando o filme
no seu contexto histórico, com 11 páginas
e uma galeria de imagens (8), com mapas, gravuras
e pinturas de personalidades deste trecho da história
italiana.
-
Verdi & Bruckner: “Biografia de Giuseppe
Verdi” (14 páginas com um ótimo
texto biográfico e imagens sobre o compositor), “Biografia
de Anton Bruckner” (5 páginas de texto), “Il
Trovatori, de Verdi” (11 páginas com
um texto explicativo sobre a ópera e imagens
diversas, muito interessantes), “A Sétima
Sinfonia de Bruckner” (texto explicativo de
4 sobre a composição).
-
Fortuna Crítica: 12 páginas em texto
de trechos de críticas sobre o filme.
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Ensaios Sobre o Filme e a Música: dois
ensaios, “O
Papel da Música em Senso”, de Giani
Rondolini (18 páginas) e “Senso”,
de João Bernard da Costa (16 páginas).
-
Vida e Obra de Visconti: excelente biografia do cineasta
com sua filmografia completa, com 14 páginas.
-
Biografias: dos atores Alida Valli, Farley Granger,
Massimo Girotti e suas filmografias selecionadas.
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Críticas
ao DVD
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Mais uma vez a Versátil nos traz uma excelente
obra de Visconti, com tratamento em DVD de primeira
qualidade. A imagem está ótima (no
formato original de cinema, neste caso em 1.33:1),
com cores que realçam a fotografia excepcional
do filme. O áudio está correto, original,
sem ruídos aparentes. Os extras são
muito bons. No caso de filmes clássicos europeus, é muito
importante a presença de textos explicativos,
ainda mais como estes, tão completos sobre
o enredo do filme e seu contexto histórico
e cultural. Um ótimo complemento, exemplo
de como se utilizar boa informação, afinal a
escrita ainda é uma das mídias mais importantes.
Um DVD que será muito
apreciado pelos cinéfilos,
em especial para os que gostam desta fase de Visconti.
E mais uma bela chance de se conhecer um trecho da História internacioinal. |
Menus
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Resenha
publicada em
25/08/2004
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Por
REF e Eron Fagundes (filme) e Edinho Pasquale (DVD)
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