SINAIS (Signs)

 

Com: Mel Gibson, Joaquin Phoenix, Rory Culkin, Abigail Breslin, Cherry Jones, Patricia Kalember, Jose L. Rodriguez, M. Night Shyamalan, Ted Sutton.

 

Diretores

Duração

Produção

M. Night Shyamalan

106 minutos

2002, EUA.

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

Suspense

Beuna Vista

Março de 2003 (locação)
16/07/2003 (venda)

Cotação:

Sinopse

No condado de Bucks, Pensilvânia, vive Graham Hess (Mel Gibson), um viúvo com seus dois filhos, Morgan (Rory Culkin) e Bo (Abigail Breslin). Também mora com eles Merrill (Joaquin Phoenix), o irmão de Graham. Ele reside em uma fazenda e era o pastor da região, mas recusa ser chamado como padre, pois questionou sua fé desde quando sua mulher, Colleen (Patricia Kalember), foi morta ao ser atropelada por Ray Reddy (M. Night Shyamalan), um morador da região que dormiu enquanto dirigia. Repentinamente os Hess ficam bastante intrigados com o surgimento de misteriosos e gigantescos círculos, que surgem inesperadamente em sua plantação sem que haja o menor vestígio de quem os fez ou por qual motivo teriam sido feitos.

Comentários Sobre o Filme

Alguns dizem que Shyamalan caiu do cavalo ao fazer "Sinais" e ainda completam: "'Sexto Sentido' foi pura sorte". Discordo, Shyamalan continua com a corda toda. Fez um pipoco de filme: 'O Sexto Sentido', devido a publicidade errada muitas pessoas foram ver 'Corpo Fechado' esperando um 'Sexto Sentido 2', culpando a obra do diretor e não a si mesmos por terem entendido erradamente, e 'Sinais' foi quase na mesmo barca. Só para lembrar, acho 'Corpo Fechado' um filmão, assim como 'Sinais'.

'Sinais' não é um filme sobre invasão alienígena, como foi 'vendido' pela campanha de publicidade, é mais fácil vê-lo como um filme sobre a fé. Se você quiser saber sobre alienígenas e conspirações do governo para esconder a sua existência é só assistir Arquivo-X.

A abordagem do filme é fantástica, principalmente porque 90% do filme se passa em uma casa, em uma fazenda, com apenas quatro moradores. Como o próprio diretor falou: "Eu quero que você ria antes de começar a gritar". E é justamente esse clima que ele aborda no filme, um clima descontraído e ao mesmo tempo assustador.

A trilha sonora do filme está ótima, não sei porque eu me lembrava de Hitchcock ao ouvir a música tema, e mais, lembrava do filme 'Psicose'. Shyamalan abusa de forma certa do som musical do filme para assustar o espectador e em outras situações, apenas gritos e respirações o que escutamos.

E os atores estão ótimos: Mel Gibson que vive um ex-reverendo é humano ao máximo, é fácil nos identificarmos com o personagem dele. O irmão dele vivido por Joaquin Phoenix também é outro ator em ótima atuação e também nos identificamos facilmente com o personagem durão vivido por ele. Vamos agora aos filhos do pastor: temos o garoto curioso vivido pelo irmão de Macaulay Culkin, Rory Culkin. E a gracinha da filha do pastor vivida por Abigail Breslin. Ela, dos quatro personagens, talvez seja a que ganha mais simpatia do público e devido ao carisma que ela passa, faz-nos envolver mais e mais na estória.

Não veja 'Sinais' como um filme de invasão alienígena, se quer saber sobre invasão alienígena veja 'Independence Day'. 'Sinais' é um filme sério que aborda a confiança em si próprio para se livrar de situações extraordinárias e, acima de tudo, a busca pela fé. Shyamalan continua extraordinário.

 

Áudio
Legendas
Vídeo
Região

inglês (Dolby Digital 5.1), português (Dolby Digital 5.1).
Inglês, Espanhol, Português.

Extras

Os extras, todos legendados, são: FILMANDO SIGNS ; CENAS EXCLUÍDAS ; STORYBOARDS ; O PRIMEIRO FILME DE EXTRATERRESTRE DE NIGHT.

- FILMANDO SIGNS
Temas a opção de ver o documentário ao todo (aproximadamente uma hora) ou por partes intituladas: 'Procurando Signs', 'Construindo Signs', Filmando Signs', 'Um comentário de M. Night Shyamalan, 'Os Efeitos de Signs', 'As Vozes Finais em Signs', 'O Circulo Completo'.

Primeiramente, Shyamalan fala do processo de idéias para o filme, desde a criação ao seu tema. Depoimentos do produtor Frank Marshall, da produtora executiva, do produtor de designer, de Mel Gibson, Joaquin Phoenix, Rory Culkin, Abigail Breslin.

O documentário aborda os fatos em que o filme foi relacionado, a construção dos cenários, os efeitos especiais e a trilha sonora. O diretor também fala do processo de publicidade do filme e finalmente temos um pouco do que foi a estréia em New York. Um perfeito documentário que deveria estar em todos os DVD's.

- CENAS EXCLUÍDAS
4 cenas cortadas podendo vê-las de uma única vez ou por partes intituladas: 'Graham e Merril', 'Flashbacks', 'O Pássaro Morto', 'Extraterrestres no Sótão e a Terceira História (ou seria 'O Terceiro Andar' ?). Nenhuma cena com grande destaque.

- STORYBOARDS: VARIAS PERSPECTIVAS
Duas cenas: 1) Graham, a Faca e a Despensa. 2) Graham e Merril perseguem o invasor desconhecido.

Você pode ver o storyboard das cenas, além de poder ver a sua versão final (a cena como está no filme), escolhendo as opções de som: 5.1 o Mix Final, 5.1 Somente a Trilha, 5.1 Somente os Efeitos.

- O PRIMEIRO FILME DE EXTRATERRESTRE DE NIGHT
O diretor fala do seu primeiro filme de 'alienígenas' (monstros) que fez ainda garoto. Tirando tudo que vemos, a trilha sonora é boa. É apenas um minuto de uma cena 'apavorante' (leia-se cômica) do filme e antes da cena Shyamalan fala um pouco a respeito. Duração de 2:19s.

 

Críticas ao DVD

É claro que ficou devendo. Cadê os trailers? As fotos da produção? Eu quero um DVD completo, será pedir muito?

O som tá um espetáculo, envolvente ao máximo e principalmente para esse tipo de produção em que o áudio também faz a diferença. Ou seja, aumente o máximo (para você poder pular de onde estiver sentado). Se estiver deitado... sente.

Imagem, perfeita. Formato Widescreen, nas cenas escuras não existe ganulação do preto, é tudo nítido. Os menus são simples, musicados e animados.

Uma errada para o pessoal das legendas: em uma cena na qual o filho do reverendo está falando sobre walkie-talkie com a policial, no último diálogo da policial as legendas não aparecem. Isso só ocorre com as legendas em português.

Um ótimo filme com um bom DVD. Poderiam ter caprichado na edição. E lembrando, essa é a versão para locação, mas acredito que a versão para venda direta não mude em nada.

Menus
Por Carlos Cauás  

 



Seu comentário
 

Nome:

Autorizo a publicação.
  Email: Não autorizo.