SOB OS TETOS DE PARIS (Sous les toits de Paris)

 

Com Albert Préjean, Pola Illéry, Edmond T. Gréville, Bill Bocket, Gaston Modot

 

Diretor

Duração

Produção

René Clair

92 minutos

1930, França

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

Clássico, Comédia

Magnus Opus

01/06/2004

SOM & IMAGEM
FILME
EXTRAS & MENUS
GERAL
Áudio
Legendas
Vídeo
Região

Francês (DD 1.0)
Inglês, Português e Espanhol
Sinopse

Um cantor de rua e um gângster disputam o amor de uma bela jovem, com a ajuda de canções, mímica e pouca conversa. Esta comédia de suspense mostra romanticamente uma nostálgica paris dos anos 1930, na linha divisória entre os filmes mudos e falados. Na época de seu lançamento foi considerado um dos mais belos filmes de todos os tempos. René Clair dirigiu e escreveu o roteiro, recheando o filme com sua visão satírica da vida.

Comentários

O cinema do francês René Clair envelheceu, este é um dado. Sob os tetos de Paris (Sous les toits de Paris; 1930) dá bem a medida deste envelhecimento. Não que o filme não possa ser acompanhado pelo espectador de hoje com facilidade. Mas está longe do charme que fez do filme uma atração popular em sua época: embalado pelas facilidades da cançoneta-título (que é entoada já na seqüência inicial por uma personagem-chave) e incrustado no gosto do público parisiense e europeu dos anos 20, a realização da Clair é uma peça de cinemateca em que podemos desfrutar duma nostálgica Paris. Clair filma bem as chaminés da época, os planos gerais dos cenários urbanos e o céu de Paris; e vai enrolando-nos com suas anotações das trapaças e dos amores de um grupo de pessoas que sobrevive numa cidade-luz que, observada daqui da ponta do século XXI, parece tão provinciana quanto qualquer povoado médio do interior gaúcho.

Ora, por favor, eu não desdenho de Clair, que é um competente diretor de cinema. Mas cuido que seu patrício Jean Renoir sobreviveu muito mais à voracidade dos anos. Ambos são artistas tipicamente franceses, especialmente na utilização de veios duma certa comédia popular. A diferença está em que Renoir é profundamente mais crítico que Clair, conformista por excelência. Para se imaginar o que a arte de Renoir faria das trapalhadas de Sob os tetos de Paris, basta pensar em A regra do jogo (1939), cujo esqueleto é igualmente uma crônica de tolices que nunca se disfarça, e no entanto Renoir fez ali um dos maiores filmes do mundo.

Extras

- Biografia de René Clair: 5 páginas de um texto conciso mas informativo, com sua biografia selecionada.

- Trailer Original

- Cena Excluída: na verdade, uma cena de abertura que o Diretor resolveu retirar, com pouco mais de 3 minutos.

- Outros Lançamentos: clipe com capas e imagens dos outros filmes lançados nesta primeira etapa da coleção.

Críticas ao DVD

Um DVD que faz parte da coleção Tour de France, contendo o que há de significativo na história dos primórdios do cinema francês. Este aqui está muito bem remasterizado, com ótima qualidade de imagem e áudio (respeitados os critérios de idade e origem dos filme). Os extras, apesar de poucos, são bons, embora haja uma edição “Criterion” com algo a mais. Mas não importa, o que vale é a iniciativa de, finalmente o Brasil ter filme clássicos, importantes para a história do cinema, numa boa edição em DVD. Altamente recomendável para qualquer cinéfilo ou para quem quer conhecer a origem de tudo o que temos hoje. Embora não seja uma obra-prima, merece ser vista e revista, principalmente pelo seu contexto histórico

Menus
Resenha publicada em 22/07/2004
Por Eron Fagundes (filme) e Edinho Pasquale (DVD)

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