SOBRE MENINOS E LOBOS (Mystic River)

 

Com Sean Penn, Tim Robbins, Kevin Bacon, Laurence Fishburne, Marcia Gay Harden, Laura Linney

 

Diretor

Duração

Produção

Clint Eastwood

138 minutos

2003, EUA

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

Suspense, Policial

Warner

09/06/2004

SOM & IMAGEM
FILME
EXTRAS & MENUS
GERAL
Áudio
Legendas
Vídeo
Região

Inglês (DD 5.1), Português (DD 2.0)
Inglês, Português, Espanhol

Sinopse

Após a filha de Jimmy Marcus (Sean Penn) ser encontrada morta, Sean Devine (Kevin Bacon), seu amigo de infância, é encarregado de investigar o caso. As investigações de Sean o fazem reencontrar um mundo de violência e dor, que ele acreditava ter deixado para trás, além de colocá-lo em rota de colisão com o próprio Jimmy, que deseja resolver o crime de forma brutal. Há ainda Dave Boyle (Tim Robbins), que guarda um segredo do passado que nem mesmo sua esposa conhece. A caçada ao assassino faz com que o trio tenha que reencontrar fatos marcantes do passado, os quais eles preferiam que ficassem esquecidos para sempre.

Comentários

O ator-diretor Sean Penn dirigiu o ator Jack Nicholson num dos melhores papéis deste em tempos recentes num melodrama policial de clima surpreendente chamado A promessa (2001). O ator-diretor Clint Eastwood dirige o ator Sean Penn num dos papéis mais interessantes deste em muitos anos em Sobre meninos e lobos (Mystic river; 2002), outro melodrama policial centrado na busca dum criminoso perverso e desprovido de qualquer sanidade.

O roteiro de Brian Hegeland é bem armado mas tem lá suas falhas ou concessões. A superficialidade hollywoodiana com que são esmiuçadas as razões das personagens e as fáceis idas e vindas sobre o autor do crime (para confundir narrativamente os achados do espectador) nada tem de assombroso, descaracterizando aquilo que chegou por aqui como uma decantada obra-prima.

Nada disso. É tão-somente um belo filme policial, em que Eastwood exercita com habilidade seu jeito de artesão cinematográfico, revelando especial sensibilidade para dirigir seus atores, o que compensa certas tiradas mais superficiais. Sean Penn, Kevin Bacon e Tim Robbins estão admiráveis em seus desempenhos, mas as mulheres Laura Linney e Marcia Gay Harden não deixam por menos.

Mergulho num trauma de infância que vinte e cinco anos depois marcaria as vidas de três ex-garotos (um deles foi levado num carro e estuprado, no passado; no presente, outro deles tem a filha adolescente assassinada, o que foi outrora seviciado é suspeito do crime e o terceiro deles é o investigador policial), Sobre meninos e lobos é um entretenimento recomendável, com um fecho que surpreende mas é inverossímil e inconvincente. Novamente, como em As pontes de Madison (1995) e Cowboys no espaço (2000), obras em que o cineasta aparece diante das câmaras, neste filme em que Eastwood só dirige constatamos que ele é um diretor apreciável mas sem transcendência. (Eron Fagundes. Leia mais críticas do colunista em Cinemania)

Extras

- Da Página Para a Tela: rápido e comum making of, com depoimentos do diretor, roteirista e elenco, contando um pouco sobre o roteiro e as personagens. Com 11 minutos e meio.

Críticas ao DVD

Um bom filme, mais um belo trabalho de direção de Eastwood. O DVD está correto, com excelente qualidade de imagem e áudio, no original em Inglês está em bons 5.1 canais. A dublagem em português tem apenas 2 canais. Os menus são estáticos, a embalagem correta, informando a divisão de capítulos (36). Os extras é que decepcionam. Ou melhor, “o” extra. Um simples making of, nem ao menos com um trailer do filme. Decepcionante. Claro que poderemos esperar mais adiante uma “versão especial” do filme, é meio óbvio, pois já existe uma edição dupla nos EUA, com mais extras. Mas trata-se de um bom entretenimento, um filme que prende a atenção, que vale ser visto.

Menus
Resenha publicada em 11/09/2004
Por Eron Fagundes (filme) e Edinho Pasquale (DVD)

Seu comentário
 

Nome:

Autorizo a publicação.
  Email: Não autorizo.