O TERNO DE DOIS BILHÕES DE DÓLARES (The Tuxedo)

 

Com: Com: Jackie Chan, Jennifer Love Hewitt, Jason Isaacs.

 

Diretor

Duração

Produção

Kevin Donovan

98 minutos

2002. EUA.

Gênero(s)

Distribuidora

Data de Lançamento

aventura

UNIVERSAL HOME VIDEO

abril/2003 (locação)

Cotação:

Sinopse

Jackie Chan (A Hora do Rush) e Jennifer Love Hewitt (Doce Trapaça) são parceiros de muita ação em O Terno de 2 Bilhões de Dólares, uma aventura espetacular, recheada de risos e cenas de ação radicais e malucas. Jimmy Tong (Chan) é o simpático motorista particular de um milionário que acaba sofrendo um acidente. De volta para casa, Tong prova o terno do patrão que lhe dá superpoderes. Confeccionado para enfrentar confusões, o smoking de luxo faz Chan e sua inexperiente parceira (Love Hewitt) entrarem no perigoso mundo da espionagem internacional.

Comentários Sobre o Filme

Jackie Chan lembrava toscamente nosso herói trapalhão da década de 80, Didi (Renato Aragão), antes de embarcar para Hollywood. Por diversas singularidades, acreditava no seu sucesso em terras gringas desde que mantivesse sua imagem ingênua principalmente ligada ao pastelão. O Terno é tudo que eu não previa: prepotente e chato. Os produtores esqueceram da simplicidade marcante dos papéis de Chan e inventaram um lote de efeitos especiais que não condizem com a figura que estávamos acostumados.

Nem a criançada vai curtir como em A Hora do Rush ou em Bater e Correr, a contar pela fraca bilheteria nos EUA. Decepcionante.

Áudio
Legendas
Vídeo
Região

inglês, português e espanhol (Dolby Digital 5.1)
Português, Inglês, Espanhol

Extras
(por Saulo B. Leal Jr.)

Cenas dos Bastidores - Um extra bem elaborado, com divisões entre as “partes” dos bastidores, alternadas com uma breve entrada nos mesmos moldes do menu do DVD. Bem realizado, divertido e com informações interessantes. Vale a pena conferir.

Cenas Cortadas - Este extra possui nove cenas deletadas do filme, todas devidamente legendadas em Português, sendo que algumas o foram retiradas do filme corretamente, e outras, ao meu ver, não deveriam ter sido, até para explicar melhor algumas situações.

São elas:

- Identidade trocada: com cerca de 01 minuto e 22 segundos, a cena não precisava mesmo ter entrado no filme, pois cultua apenas um sentimento de elitismo, onde o motorista (James Tong) é inferiorizado por uma participante de uma festa “chic”.

- Afogando em uma “limosine”: com cerca de 01 minuto e 58 segundos, a cena só precisava ter entrado no filme para demonstrar a tirania e poder do vilão de história, e, mesmo assim, deveria estar acompanhada da cena ampliada de nome “Reunião dos Executivos da companhia de água”, a qual tem direta e imprescindível ligação com esta. No meu ver, foi corretamente dispensada, pois a acrescenta pouco ao filme.

- Máquina do sexo: com cerca de 02 minutos e 25 segundos, a cena mostra um dueto entre James Brown e James Tong, cantando juntos a música “Sex Machine”. O problema, que certamente a retirou do filme, é que a voz de James Tong ficou bem ruim, além de abafada pela voz do “Avô da Soul Music”. Bem cortada, apesar de contestar por uma maior participação de James Brown no filme. Vale a pena conferir. Parece um “video-clipe”.

- Elimine-o: com cerca de 34 segundos, acho que esta cena foi incorretamente cortada do filme, pois mostra que a vida de James Tong era totalmente dispensável para a agência em relação à captura de Dietrich, explicando o porquê da conduta da sua companheira Del ao ofertar “O Terno” ao vilão Dietrich. Não deveria ter sido cortada.

- Chegada à mansão: com cerca de 57segundos, a cena não soma ao filme, mostrando apenas que o personagem principal é uma pessoa bem desastrada. Totalmente dispensável. Tirando o pó: com cerca de 51segundos, a cena não soma ao filme, mostrando apenas as excentricidades do agente secreto e as trapalhadas de James Tong. Bem cortada.

- Roupas esquecidas: com cerca de 03 minutos e 03 segundos, acho que esta cena não deveria ter sido cortada, pois mostra como o agente Tong teria conseguido vestir-se depois de ter perdido o terno de dois bilhões de dólares, ficando a seqüência, sem esta cena, um tanto “atropelada” no filme.

- Ambição profissional: com cerca de 01 minuto, a cena não soma muito ao filme, mostrando que a agente Del, vivida por Love Hewitt, é mais competente que seus colegas. Nada de mais.

- Del é capturada: com cerca de 01 minuto e 07 segundos, a cena não soma ao filme, mostrando apenas um lado mais atrapalhado e inexperiente da agente Del e a criancice de um dos capangas de Dietrich. Nada de mais.

Cenas Ampliadas - Este extra possui três cenas ampliadas, todas devidamente legendadas em Português. São elas: Uma missão arruinada: com cerca de 01 minuto e 25 segundos, a cena mostra uma discussão maior entre Del e Tong, após a primeira missão do falso agente. Percebe-se, também, que a agente Del, pela falta de experiência, possui como único substrato de seu trabalho o manual da agência de espionagem. Nada de mais. Informação da namorada: com cerca de 02 minutos e 52 segundos, a cena mostra que o agente Tong até teria conseguido alguma informação da namorada de Dietrich, quando para o quarto com ela ele foi. Tais informações, no entanto, pouco acrescentam ao filme. Reunião dos Executivos de Companhias de Água: com cerca de 01 minuto e 39 segundos, a cena mostra a reunião entre Dietrich e outros executivos de companhias de água, onde se verifica o total poder do vilão e as conseqüências para quem o desafia. Diretamente relacionada com a cena cortada “Afogando em uma limosine”. Uma sem a outra não poderiam constar do filme.

Cenas Erradas e gafes - Este extra possui alguns erros de gravação, algumas gafes dos atores e alguns acidentes em cenário. Tem cerca de 07 minutos e 37 segundos, sendo composto basicamente das cenas contidas no final do filme, logo após os créditos. Aqui se pode perceber que Jennifer Love Hewitt é descontroladamente simpática. Durante toda a filmagem não parava de gargalhar. Vale a pena sentir a gargalhada gostosa e cheia de vontade dela. UFA!!!

Trailer – legendado.

Críticas ao DVD

O áudio, todos em 5.1 D.D., são de boa qualidade, embora a opção de áudio em Inglês possua uma qualidade maior, com som mais cristalino dos que as outras opções.

Comentários do Internauta
MARAVILHOSO: Um filme divertido e muito engraçado, Jackie Chan interpreta muito bem o seu papel, mostrando cada vez mais que amadureceu na arte de fazer comédia. É um ótimo filme, apesar dos argumentos maldosos e injustos aplicados ao filme. (Osvaldo Nunes da Silva Junior)
Resenha publicada em 23/07/2003
Por Marcelo Hugo da Rocha   

 



Seu comentário
 

Nome:

Autorizo a publicação.
  Email: Não autorizo.