Com
Clint Eastwood, Eli Wallach, Lee Van Cleef
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179
minutos
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SOM & IMAGEM |
FILME |
EXTRAS & MENUS |
GERAL |
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Áudio
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Legendas
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Vídeo
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Região
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Inglês (DD 5.1), Português e Espanhol (DD 2.0 Surround)
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Inglês, Português e Espanhol
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Sinopse
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Tendo como pano de fundo um episódio pouco
conhecido da Guerra Civil americana que ocorreu no
Novo México, o filme mostra a busca de três
pistoleiros (o Bom, o Mau e o Feio do título
original, interpretados respectivamente por Clint
Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach) por oito sacolas
roubadas cheias de moedas de ouro, que foram escondidas
na cova de um soldado Confederado. O Feio (Tuco)
sabe a localização do cemitério,
o Bom (Blondie) sabe o nome que está no túmulo
do soldado, e o Mau (Angel Eyes) apenas quer o ouro,
custe o que custar. Até chegar ao climático
duelo final no cemitério, os três irão
se envolver em muitas aventuras, emboscadas e traições
que transcorrem paralelamente à Guerra Civil.
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Comentários
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Em meados dos anos 60, o cinema italiano havia falido
após ter produzido uma série de filmes épicos
caros que naufragaram nas bilheterias. O western
spaghetti então já existia, mas eram
filmes muito baratos e que raramente eram exibidos
fora da Itália. O destino do gênero
e da própria indústria cinematográfica
italiana começou a mudar em 1964, quando o
diretor Sergio Leone, um apaixonado pelo western
norte-americano, lançou Por um Punhado
de Dólares. O filme foi um grande sucesso que,
além de revelar Clint Eastwood (ex-astro da
série de TV Rawhide) no papel do "Pistoleiro
Sem Nome", levou o western spaghetti ao mercado
norte-americano e, por extensão, ao resto
do mundo. No ano seguinte Leone deu seguimento ao
que seria uma trilogia, com Por uns Dólares
a Mais, juntando a Eastwood Lee Van Cleef, que nos
EUA era conhecido apenas por papéis de coadjuvante.
Finalmente, em 1966, a trilogia que mudaria para
sempre a linguagem do western foi concluída
com o ambicioso Três Homens em Conflito, estrelado
por Eastwood, Van Cleef e Eli Wallach, conhecido à época
por ter sido o vilão Calvera no clássico
western norte-americano de 1960, Sete Homens
e um Destino.
The
Good, The Bad and The Ugly é um
longo e estilizado filme, que por muitos é considerado
o melhor e mais bem dirigido western já feito.
Seja isso verdade ou não, o fato é que
nele temos Leone, o trio de protagonistas (em especial
Wallach) e "Il Maestro" Ennio Morricone,
autor das antológicas trilhas sonoras da trilogia,
em sua melhor forma. A fotografia é espetacular,
seja nas cenas de batalha como nas que Leone explora,
como só ele sabe fazer, a amplidão
das paisagens (da Espanha, bem convincentes como
o Oeste americano) e os longos closes nos rostos
dos atores. O nível de ambição,
perfeccionismo e detalhismo na produção
de Três Homens em Conflito somente seria ultrapassado
por Leone em Era Uma Vez no Oeste (1968), outra de
suas obras-primas.
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Extras
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No que se refere aos extras, a versão nacional
deste lançamento é idêntica à norte-americana.
No disco 1 temos, durante o filme, comentários
em áudio com o historiador Richard Schickel,
infelizmente sem legendas em português. Mas
o melhor está no disco 2: os featurettes "O
Oeste de Leone (20 minutos) e "O estilo de Leone" (24
minutos) nos dão algumas interessantes informações
sobre a produção do filme e sobre o
diretor, com depoimentos atuais e de arquivo de Eastwood,
Wallach, membros da equipe, do produtor e do próprio
Leone. Wallach, por exemplo, nos informa que, no
set de filmagens, os astros norte-americanos falavam
em inglês, e os demais atores, em italiano.
Vemos inclusive uma cena em que Tuco fala em inglês
com o seu irmão padre, que lhe responde em
italiano... Já "O Homem que perdeu a
Guerra Civil" (14 minutos) é focado no
episódio verídico que Leone utilizou
como pano de fundo para o filme, enquanto que em "Reconstruindo
Três Homens em Conflito" (11 minutos)
ficamos conhecendo um pouco do processo de reconstrução
da versão estendida do filme - que chegou
a ser exibida nos cinemas dos EUA em 2003.
Para
os fãs de trilhas sonoras, "Il Maestro:
Ennio Morricone e The God, The Bad and the Ugly" (8
minutos) é um imperdível featurette
onde o especialista Jon Burlingame fornece algumas
informações interessantes sobre Morricone,
sua parceria com Leone e a trilha de The Good,
The Bad and The Ugly. Por exemplo, ficamos sabendo que,
neste filme, Morricone começou a trabalhar
antes mesmo do início das filmagens, e quando
elas começaram os temas principais já estavam
compostos, sendo que Leone adaptava as cenas à música
(e não o contrário, como é o
normal).
Também é interessante sabermos
como a música de Morricone buscava, em vários
trechos, reproduzir alguns sons de animais presentes
no filme. Em "Cenas Deletadas" temos a
cena completa do espancamento de Eli Wallach (que
teve de ser reduzida na versão restaurada,
devido a danos nos negativos originais), a reconstrução
da cena da cidade de Socorro (cujas filmagens não
foram concluídas) e um trailer de cinema francês
que inclui alguns trechos inéditos desta cena.
Completam os extras uma pequena galeria de fotos
(posters) e trailers de Três Homens em Conflito e outros filmes da MGM.
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Críticas
ao DVD
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Dada a importância do filme, esta Edição
de Colecionador de Três Homens em Conflito,
com 2 DVDs, é mais do que merecida e bem-vinda.
Ela contém a versão estendida, com
18 minutos adicionais de cenas anteriormente disponíveis
apenas na cópia originalmente exibida na estréia
italiana, deixando o filme, portanto, com praticamente
três horas de duração. A partir
dos negativos originais em Techniscope, os técnicos
da MGM restauraram e remasterizaram as imagens, e
a dublagem em inglês também recebeu
tratamento especial, sendo remasterizada em 5.1 canais.
Como não havia áudio em inglês
para as cenas acrescentadas, Clint Eastwood e Eli
Wallach tiveram que recriar seus diálogos,
e o falecido Lee Van Cleef foi substituído
pelo ator Simon Prescott. O resultado é convincente,
mesmo que Eastwood e Wallach claramente soem mais
velhos. Além do áudio em inglês
temos áudio em espanhol Dolby 2.0 e a dublagem
em português (que apesar de constar na embalagem
como Dolby Surround 2.0, para mim é mono),
feita para a versão do filme exibida na TV
e que igualmente não incluía as cenas
agora acrescentadas. Nestes momentos, ouve-se apenas áudio
em inglês. No disco 1 temos o filme, apresentado
em uma exemplar transferência widescreen anamórfica
2.35:1.
A
imagem é brilhante, bem detalhada
e com cores vivas. Há imperfeições
em alguns trechos, oriundas dos elementos originais
utilizados na restauração, mas que
devem ser relevadas em razão de tratar-se
de um filme com quase 40 anos. O mérito maior
do áudio Dolby Digital 5.1, que inclui alguns
novos efeitos surround e de sub-woofer, é destacar
o score de Morricone, que apenas não soa melhor
porque na faixa de áudio original a música
não foi separada dos efeitos sonoros, o que
limitou a separação dos canais na remasterização.
As legendas estão disponíveis em português,
espanhol e inglês.
A
embalagem plástica
dos discos é envolta por uma luva de cartolina,
e em relação à edição
da Região 1 a brasileira perdeu um encarte
de oito páginas com comentários do
crítico Roger Ebert, e uma série de
cards com reproduções dos posters do
filme em várias línguas.
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Menus
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Resenha
publicada em
13/08/2004
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Por
Jorge Saldanha
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