Com
Emma Gramatica, Brunella Bovo, Francesco Golisano, Paolo Stoppa
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95 minutos
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Sinopse
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Pela
primeira vez no Brasil, Milagre em Milão é uma
fábula inesquecível premiada com a
Palma de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cinema
de Cannes. Uma mulher adota um bebê abandonado
em sua horta. Depois de sua morte, o garoto é enviado
para o orfanato. Ao completar 18 anos, Totó (Francesco
Golisano) vai para Milão, onde passa a morar
num terreno ocupado por miseráveis, mudando
a vida de todos com sua bondade. Após descobrirem
petróleo, os moradores são ameaçados
pelo proprietário, que manda a polícia
desocupar o local. Quando tudo parece perdido, Totó recebe
uma ajuda dos céus, começando a fazer
muitos milagres. Milagre em Milão marca o
apogeu da parceria do roteirista Cesare Zavattini
e o cineasta Vittorio de Sica, que juntos fizeram
Ladrões de Bicicleta, Umberto D, Vítimas
da Tormenta, entre outros clássicos do neo-realismo
italiano.
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Comentários
Sobre o Filme
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Vítimas da tormenta é seguramente
um dos mais belos filmes do italiano Vittorio de
Sica, cujo estilo neo-realista de filmar teria, segundo
o dicionarista cinematográfico George Sadoul,
passado de moda por volta de 1950, por não
evoluir. A influência de De Sica no cinema é inquestionável,
todavia.
Mais
ligado afetivamente às suas personagens
e menos a uma visão abrangentemente histórica
como aquela de Roberto Rosselini em suas crônicas
de guerra, De Sica põe em cena a figura dos
meninos engraxates que vivem seus momentos difíceis
(especialmente de fome) num reformatório napolitano.
Opressivo, cruel, amargo, emocionante, realista:
adjetivos que logo saltam ao cérebro de quem
se abalança a pensar sobre este grande filme.
As
pequenas demências sociais criadas em torno
dos garotos criam o paralelo entre a situação
miserável destes pequenos indivíduos
e a responsabilidade familiar com todo o contexto.
A cena de julgamento a que são submetidos
os meninos é característica e reveladora:
ao serem julgados por seus delitos contra civilidade
de normas que rege o reformatório, quem os
julga? Amigos, familiares. A trama de ternura e desespero
de Vítimas da tormenta seria depois refilmada
em alguns instantes em Pixote, a lei do mais
fraco (1981), de Hector Babenco; por exemplo, a seqüência
do incêndio provocado e o assassinato dum garoto
por outra, cena desesperadora e quase apocalíptica.
A
despeito de suas intenções sociais,
De Sica abre seu filme com um letreiro em que afirma
que a ambientação e as personagens
são imaginárias. Creio que ele está falando
do imaginário neo-realista, de que foi um
dos mestres edificadores.
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Áudio
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Legendas
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Vídeo
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Região
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Italiano
(DD 2.0)
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Português
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(Aspecto original do cinema: 1.37:1)
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Extras
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Apresentação do Diretor: 5 páginas de textos com um
depoimento interessante de De Sica
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Vida e Obra de Vittorio de Sica: 9 páginas com uma
biografia do Diretor e sua filmografia completa.
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Breve História do Neo-Realismo: 37 páginas
contendo uma excelente fonte de informação
sobre este período do cinema italiano, com
um ótimo texto e imagens de época.
Conclui com uma filmografia básica sobre o
movimento. (por Edinho Pasquale)
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Críticas
ao DVD
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A
imagem não foi "remasterizada", ou seja, não foi
refeita através de tecologias de recuperação de
filmes mais antigos. Mas a matriz é de boa qualidade,
com uma imagem bastante satisfatória. Idem
com relação ao áudio.
Os
menus são estáticos e condizentes com o tema, com
cores em preto e branco, assim como o filme.
Infelizmente
não há muitos extras, apenas em textos, bons. Mas
os mesmos encontrados em outros filmes da distribuidora
dirigidos por De Sica. Mas valem a pena serem lidos.
Msia
um exemplo onde a importância da obra cinematográfica
sobrepõe alguma falha da qualidade técnica, ou seja,
um fime importante em um DVD correto. (Edinho Pasquale)
Este
DVD foi gentilmente cedido pela Versátil.
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Menus
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Resenha
publicada em 06/10/2003 |
Por
Eron Fagundes e Edinho Pasquale
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Seu comentário
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