PETER GABRIEL: THE GROWING UP TOUR

 

Com Peter Gabriel, Melanie Gabriel, The Blind Boys of Alabama, Sevara Nazarkhan e Toir Kuziyev

 

Duração: 134 minutos. Produção: 2003. Distribuidora: Warner Music.

Som: Imagem: Geral: Extras: Média Geral:
Áudio
Legendas
Vídeo
Região

Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0 e DTS 5.0
Inglês, Português, Espanhol e Japonês (todas Somente Nos Extras)


Músicas

1. Here Comes The Flood – 2. Darkness – 3. Red Rain – 4. Secret World – 5. Sky Blue – 6. Down Side Up – 7. The Barry Williams Show – 8. More Than This – 9. Mercy Street – 10. Digging In The Dirt – 11. Growing Up – 12. Animal Nation – 13. Solsbury Hill – 14. Sledgehammer – 15. Signal To Noise – 16. In Your Eyes – 17. Father, Son

Comentários

Inglês, nascido em Londres em 1950, Peter Gabriel foi o líder da banda Genesis no início dos anos 70. Durante o tempo do Genesis, Gabriel ajudou a mudar o rock progressivo para novos níveis teatrais. Já em seu primeiro álbum solo em 1977, ele começou a exploração da obscuridade, batida eletrônica e outros tipos de tendências em sua música. Acabou se estabelecendo como um aclamado artista cult que conseguiu seu maior sucesso em 1986 com o hit número 1, ‘Sledgehammer’.

“Dono de um carisma fora do comum e de uma popularidade invejável no mundo da música, Peter Gabriel é considerado um ícone do mundo pop. Seja pela atitude no palco, por seus clipes ou suas declarações, o fato é que Peter Gabriel onde passa faz shows memoráveis. The Growing Up Tour foi gravado em dois dias na apresentação de Peter em Milão em sua última turnê em 2003. São 17 faixas de um show que foi sucesso de crítica em todo mundo e que inclui até cenas comparadas a um espetáculo teatral. Uma excelente Oportunidade para conhecer e apreciar um pouco mais sobre este super Pop Star.”

O show foi realizado no Filaforum em Milan na Itália.

O lugar é grande e o palco é redondo com o público em volta. O palco possui uma parte móvel na parte externa que vai girando em algumas músicas. A entrada de integrantes, equipe e equipamentos é feita pelo centro do palco por uma espécie de alçapão.

A iluminação é excelente, com luzes vindo de todos os lados. Bem acima do palco há um aparato redondo que simula um palco no ar, e dele ainda saem algumas surpresas.

A filmagem é nota 10, trazendo vários ângulos e também imagens da movimentação que ocorre abaixo do palco em alguns momentos.

Gabriel tem uma voz muito boa e ajuda a banda tocando teclados em algumas músicas. Ele tem ótima presença no palco, um verdadeiro show-man.

A banda é ótima, eles tocam muito bem. Melanie Gabriel, filha do cantor, ajuda nos vocais com excelente voz.

Peter Gabriel, executa a primeira música, ‘Here Comes the Flood’, sozinho utilizando apenas o teclado.

A banda entra a seguir para começar um show repleto de efeitos sonoros e visuais.

‘Sky Blue’ além de ser uma bonita música, ainda traz como convidados The Blind Boys of Alabama, 4 cantores que fazem um ótimo coro no final em um grande momento do show.

Melanie Gabriel faz a voz principal na música ‘Downside Up’ em que ela e o pai ficam de ponta cabeça cantando enquanto andam pelo aparato que está acima do palco.

Outro grande momento é na música ‘The Barry Williams Show’ em que Gabriel pega uma câmera e filma várias das cenas mostradas, sem contar que as imagens são repletas de efeitos.

‘ Mercy Street’ um dos sucessos da carreira do cantor, é uma bonita música de ritmo lento presente no show.

Na música ‘Growing Up’, um globo gigante de plástico, desce envolvendo o cantor que sai girando com ele pelo palco.

Em ‘Solsbury Hill’, Gabriel pega uma bicicleta e sai pedalando pelo palco enquanto canta.

Em ‘Sledgehammer’, o maior sucesso do cantor, Peter veste uma jaqueta cheia de leds luminosos e faz o papel de refletor humano.

Outra ótima música é ‘Signal to Noise’ que traz grandes efeitos visuais.

‘ In Your Eyes’ teve a participação de Sevara Nazarkhan cantando e Toir Kuziyev com um instrumento de sopro diferente. Este é outro grande momento.

Para encerrar, a música ‘Father, Son’ com Gabriel fazendo voz e teclados, acompanhado somente do baixo.

É um grande show, daqueles que dá vontade de ver ao vivo. Muitos efeitos e excelente produção que vale a pena conferir.

Extras

- The Story of Growing Up: Em 10 minutos, Gabriel fala sobre vários momentos do show e comenta cada músico.

- Tony Levin´s Tour Photographs: Com fundo musical, 5 minutos de fotos da turnê.

- Noodle Interactive ‘Growing Up’: Uma versão interativa para DVD-ROM que confesso não ter visto por não ter o equipamento.

Críticas ao DVD

O menu é animado.

A imagem está fanástica, com cores bem vivas e sem compressão aparente. Vale o destaque que está em Widescreen anamórfico.

O som está excelente, bem distribuído, utilizando bem as caixas surround para palmas e sons específicos. Detalhe que o som DTS não é 5.1, mas como o meu Home Theater fez o correto cross-over não identifiquei se é 4.1 ou 5.0.

Infelizmente não há legendas nas músicas e nem nas falas do show, o que é faz grande falta em um show desses.

O DVD traz um encarte excelente com muitas fotos do show.

Resenha publicada em 14/05/2004
Por Robson Candêo  

 



Seu comentário
 

Nome:

Autorizo a publicação.
  Email: Não autorizo.