PHIL COLLINS - CLASSIC ALBUMS - FACE VALUE
Duração: 60 minutos. Produção: 1999. Distribuidora: ST2. Legendas: Português (falas), Inglês e Espanhol (falas). Áudio: Dolby Digital 2.0. Vídeo: Full Screen. Região 0.
Faixas

1. In The Air Tonight - 2. Behind The Lines - 3. Please don´t Ask - 4. I Missed Again - 5. The Roof Is Leaking - 6. Hand in Hand - 7. This must be love - 8. Droned - 9. Tomorrow never Knows - 10. Um Projeto Individual - 11. If Leaving Me is Easy - 12. If Leaving Me is Easy - Apresentação ao Vivo Inédita - 1985 - 13. Paris, 1997.

Comentário

Um dos mais bem sucedidos cantores da música pop, Phil Collins entrou em 1970 para a banda Gênesis como baterista e vocalista de apoio, tornando-se vocalista em 1975 quando Peter Gabriel saiu do grupo.

Sua primeira música solo, "In The Air Tonight" ficou em número 1 nas paradas de sucesso da Inglaterra. Do seu 3o álbum saíram 5 sucessos que o consagraram como astro pop. Entre 1984 e 1990 teve uma lista de mais de 13 músicas nas paradas norte-americanas.

Collins toca vários intrumentos, incluindo bateria, guitarra, teclado e gaita de foles. Em sua carreira solo vendeu mais de 70 milhões de discos e ganhou 6 Grammys. Em 1990 ganhou o prêmio de melhor álbum do ano da revista Bilboard.

"Phil Collins já era conhecido no mundo todo como baterista do Genesis e posteriormente (com a saída de Peter Gabriel), também como vocalista da banda; quando, em 1981, iniciou sua carreira solo com Face Value, um álbum que continua sendo, sob vários aspectos, um de seus mais notáveis e inspirados trabalhos. Face Value imediatamente se tornou um sucesso mundial. No Reino Unido, entrou direto em primeiro lugar nas paradas, e ficou quase seis anos entre os 75 discos mais vendidos, alcançando um total de mais de 12 milhões de cópias. Também nos Estados Unidos o álbum entrou no Top 10 e chegou a Disco de Ouro. De Face Value saíram vários singles de sucesso, incluindo a envolvente balada "In the Air Tonight", "I Missed Again" e "If Leaving Me Is Easy". Este filme inclui várias performances inéditas, além de raros vídeos caseiros, material de arquivo das sessões de Phil Collins em estúdio, trabalhando lado a lado com o engenheiro de som Hugh Padgham e a seção de metais do Earth Wind & Fire; fotografias e documentos exclusivos do arquivo pessoal de Phil, e depoimentos sobre o projeto de uma série de músicos envolvidos. Muitos desses músicos falam de seu trabalho no disco, e Hugh Padgham nos mostra os originais da gravação de Face Value, inclusive a incrível participação de Eric Clapton em "The Roof Is Leaking". O programa também traz Phil Collins em apresentações especiais de músicas do álbum, e de outras que acabaram não sendo incluídas na versão final; e sua demonstração do processo de criação da singular base de "In the Air Tonight", seu primeiro single que chegou a número 1 nas paradas. Este filme traz uma visão privilegiada do excepcional talento musical de Phil Collins e da fascinante história da produção de um verdadeiro Classic Álbum".

Este é mais um DVD da série Classic Álbums.

O documentário mostra através de entrevistas com Collins, músicos e com pessoas que trabalharam no álbum, a história dele passando por cada música. São mostradas imagens de clips e trechos das músicas, sendo que Collins mostra vários trechos tocando bateria.

É mostrado como várias músicas foram finalizadas, através de idéias dos músicos ou acasos que ajudaram na finalização.

O Álbum Face Value foi feito em uma época conturbada na vida de Phil, porque ele acabara de sair de um divórcio. Este álbum possui uma variedade grande de estilos, e a maior influência veio da música negra.

Na música "In The Air Tonight", Collins fala como compôs a música rapidamente e que a maioria de suas músicas são espontâneas sendo que ele não sabe explicar sobre o quê a maioria delas falam.

A música "Behind The Lines" possui o som de metais tocados por negros e é comentada a controvérsia que gerou na época (por preconceito racial). Detalhes são contados através de depoimentos de um dos músicos negros.

É mostrada um música omitida do álbum, "Please Don´t Ask", porque fala sobre o divórcio dele. Phil canta esta música ao piano.

A música "I Missed Again" é mostrada no ritmo originalmente composto e como ela foi para o álbum.

Uma das músicas preferidas de Collins, "If Leaving Me is Easy", é comentada e depois mostrada por inteiro em uma apresentação ao vivo de 1985. É uma música romântica muito bonita.

No final do DVD a excelente apresentação da música "In The Air Tonight" de um show ao vivo de 1997, encerra com nota 10 este documentário.

Este documentário nos mostra bem a fase do cantor na época e deve agradar os fãs de Phil Collins.

Informações Especiais - Extras

Biografia: Biografia do cantor

Discografia: Ano e nome dos álbuns.

Outros Títulos: Outros DVDs lançados pela gravadora no Brasil.

Críticas ao DVD

O menu é animado.

A imagem está boa, bem cuidada.

O som está bom.

Apesar de ser um DVD de documentário, possui legendas nas músicas em inglês.

O DVD foi gentilmente cedido pela gravadora ST2.

| Topo da Página | Resenhas Musicais |

Robson Candêo
 

Nome:

Autorizo a publicação.
  Email: Não autorizo.