TINA TURNER: RIO’88 – LIVE IN RIO DE JANEIRO

 

Com Tina Turner

 

Duração: 74 minutos. Produção: 1988. Distribuidora: ST2.

Som: Imagem: Show: Extras: Média Geral:
Áudio
Legendas
Vídeo
Região

PCM Stereo e Dolby Digital 5.1
Inglês, Português (Somente Falas) e Espanhol (Somente Falas)
Músicas

1. Addicted To Love - 2. I Can't Stand The Rain - 3. Typical Male - 4. Better Be Good To Me - 5. Private Dancer - 6. We Don't Need Another Hero - 7. What's Love Got To Do With It - 8. Help - 9. Let's Stay Together - 10. Proud Mary - 11. What You Get Is What You See - 12. Break Every Rule - 13. Paradise Is Here

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Anna Mae Bullock, nasceu nos Estados Unidos em 1939. Tina é uma dessas mulheres guerreiras, que conseguiram vencer apesar de todas as dificuldades que já teve na vida, a começar pelo fato de que quase foi vítima de um aborto, motivo este que a levou a não se sentir amada por seus pais.

Tina foi criada pelos avós paternos, após ter sido abandonada junto com sua irmã, primeiro pela mãe e depois pelo pai.
Tina gostava muito de cantar, sendo destaque no coral da igreja. Formou na adolescência um trio com a irmã e a prima. Com 19 anos voltou a morar com a mãe e começou a freqüentar casas noturnas, influenciada pela irmã que trabalhava em uma delas. Tina então conheceu, em uma dessas casas, Ike Turner, líder de um conjunto, que reconheceu o talento da cantora e convidou-a para fazer parte da banda. Tina aceitou e acabou se apaixonando por Ike, indo viver com ele.

A banda, com o sucesso, passou a se chamar Ike and Tina Turner, sendo Ike quem escolheu o novo nome da cantora. Só que a ganância levou Ike a fazer um número muito grande de apresentações muito parecidas, o que acabou resultando em fracasso. Ike culpou Tina por isso e começou a fase de agressões sobre ela. Tina foi vítima da violência de Ike por 17 anos, quando fugiu do marido e retornou a estaca zero.

Tina decidiu então cantar rock´n´roll e com muito esforço voltou ao sucesso, tendo sido considerada a mais sensacional cantora de rock´n´roll do mundo. Emplacou diversos hits, e ganhou em 84 dois Grammys.

“Em 16 de janeiro de 1988, Tina Turner, a “Leoa do Rock”, se apresentou em frente de um extraordinário público no Rio de Janeiro. Acompanhada de excelentes músicos, dançarinos de samba e pelo brilho do fogo de pirofágicos. Tina canta 13 músicas no seu estilo íntimo e explosivo de ser.”

Tina tem grande presença de palco, agitando bastante o público. Ela se movimenta bastante e dança muito.

Sua voz é rouca e muito boa. As músicas são ótimas e a maioria são sucessos que fazem um bom apanhado da carreira da cantora.

A banda que a acompanha é ótima e fazem ótimos solos, principalmente de saxofone e guitarra.

O palco é grande e sem grandes atrativos.

A filmagem não é das melhores, são várias câmeras, mas o enquadramento tem falhas, sem contar algumas tremidas.
Antes do show é mostrada uma curta biografia da cantora e imagens do Rio de Janeiro e de Tina andando pela cidade.

Em seguida ao som da escola de samba beija-flor, a cantora aparece em cima de um pequeno carro alegórico, subindo depois ao palco para se apresentar no estádio do Maracanã, frente a um público de 180 mil pessoas.

Destaque para o público carioca que participa bastante cantando os refrões da música com a cantora.

A primeira música é o sucesso ‘Addicted to Love’ que começa um show bastante empolgado.

No meio de outro sucesso, ‘Typical Male’, as passistas da escola sobem ao palco pra sambar com a cantora ao som da bateria.

Difícil é destacar melhores momentos em um show tão bom, mas a versão da música ‘Help’ dos Beatles é fantástica.

A finalização deste espetáculo é com a música ‘Paradise is Here’. Não podia ter sido escolhida uma música melhor. Um Gran Finale.

É um ótimo show e vale o momento histórico de ter sido realizado no Maracanã, bem no auge da carreira da cantora. Vale a pena conferir.

Extras

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Críticas ao DVD

O menu é animado.

A imagem é boa, apresentando um certo desgaste.

O som está excelente, com boa distribuição e utilizando as caixas traseiras da maneira tradicional para as palmas e reforçando os sons frontais.

Resenha publicada em 03/05/2004
Por Robson Candêo  

 



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