O cinema alemão participa da Mostra de 2004 com mais
de 20 filmes, algumas co-produções. Destaca-se
pela excelente qualidade técnica, como sempre, e a cada
ano tem uma representação
maior e mais significativa, lamento que a maioria não
terá uma carreira comercial aqui e lamento mais ainda
que as pessoas de colônias alemãs do sul do Brasil
não tenham o privilégio de assistir filmes em
língua alemã. A diferença para nós é o
fato de não existirem grandes estrelas (ou pelo menos
são desconhecidas por aqui). Pessoas comuns, atores
comuns, esta é umas das melhores características
de filmes europeus, sem grandes atores e estrelismos, assistimos
filmes pela sua estória e nos envolvemos sem a preocupação
de prestar atenção neste ou naquele ator por
se mais famoso.
O grande destaque fica para HEIMAT 3, de Edgar Reitz, com 680
minutos em seis capítulos (eu não tive coragem
de assistir com tantos outros filmes e tão pouco tempo).
Mas, segundo meu amigo Christiam Peterman do Guia da Folha, “é uma
tradução épica da Alemanha”.
Outros bons filmes e bons momentos:
OLGA BENÁRIO (Galip Iyitanir) – Uma vida pela
revolução - documentário sobre a vida
desta mulher e companheira de luta de Luis Carlos Prestes,
com locações no Brasil, Alemanha, França
e Rússia, mistura-se fotos e imagens da época
com imagens atuais. Alguns atores, com a mesma característica
física, interpretam os personagens principais. Começa
com ela ainda jovem na Alemanha, falando sobre sua família,
seu envolvimento com Otto Braun e como conheceu Prestes. Depois
presa aqui no Brasil e deportada para Alemanha, o nascimento
de sua filha e o esforço para amamentá-la, só para
que não tirassem a menina dela. Este se parece mais
com documentário feito para programa histórico,
inteiramente narrado, e não como os mais modernos tipo
Michael Moore. Com a narrativa lenta e com grande exposição
de documentos torna-se cansativo e fica difícil ler
ou sequer saber do que se trata (mesmo para quem fala um pouco
de alemão).
CONTRA A PAREDE (Fotih Akin) – Urso de Ouro no Festival
de Berlim - sem perspectiva de vida, duas pessoas tentam o
suicídio e são internadas num hospital e se conhecem.
A moça, de família turca, precisa se casar por
pressão da família. Ele é o homem ideal
por ser turco e não ser casado. Eles mantém um
casamento de fachada, mas a vida liberal - cada qual tem seus
casos - atrapalha e acaba em tragédia.
Com certeza este filme será um sucesso, com previsão
para estrear em circuito comercial até o fim do ano
deve seguir o mesmo caminho de ADEUS LENIN.
DETROIT (Carsten Ludwig) - dirigindo numa
estrada o motorista oferece carona para ter alguém para
conversar, mas irrita o primeiro passageiro, o deixa na estrada
e logo encontra uma
moça. Mas ela aparece em vários lugares diferentes,
parecem alucinações – como se ela estivesse
ao seu lado ou em algum posto de gasolina... Ele vai ao funeral
do seu irmão e se confunde com o casamento dele. Uma
viagem que deveria durar algumas horas, se transforma em pesadelo
e só termina depois de 3 dias. Um filme com poucos atores,
basicamente o ator principal e algumas pessoas com participações
rápidas.
MILAGRE DE BERNA (Sönke Wortmann) - voltando
de uma prisão
na Rússia um homem encontra sua família tendo
uma vida independente - mulher e filha cuidam de um bar, um
filho toca e canta num conjunto musical e o mais novo tem um
amigo (uma figura paterna) que é jogador de futebol
e vai participar da Copa do Mundo – 1954, jogo final
em Berna - que o menino sonha em assistir para dar sorte, pois é considerado
o mascote. Aos poucos faz com que o pai se interesse pela vida
e reascende seu amor. Este filme me faz lembrar
da vida de pessoas comuns no sul, muitos vieram para
o Brasil por causa da guerra na Europa e tiveram que se adaptar
em um mundo
diferente.
OS EDUCADORES (Hans Weingartner) - dois rapazes resolvem agir
por conta própria: Invadem mansões enquanto os
donos estão viajando apenas desarrumá-la com
um aviso “seus dias de fartura estão no fim” ou “para
que tanto dinheiro?”. Julie incorpora o time quando perde
o emprego, mas acaba esquecendo o celular e ocorre uma mudança
de planos ao chegar o dono da casa. Julie, que era namorada
de Peter, acaba se apaixonando por Jan... Algumas locações
nas montanhas são muito bonitas. Os atores muito jovens
nos convencem do idealismo dos personagens - uma forma de militância
política.
TERRA DA FARTURA (Wim Wenders) - filmado em Los Angeles e
falado em inglês, mas a produção é alemã.
Após o atentado, a maioria dos americanos ficaram paranóicos.
Qualquer pessoa c/ um pacote ou em atitude suspeita é motivo
para um ex-combatente do Vietnã perseguir, ele percorre
as ruas com uma Van equipada e grava tudo. É procurado
por uma sobrinha de 20 anos que presta serviços comunitários
servindo refeições num Abrigo, para reatar os
vínculos familiares, já que sua mãe faleceu.
A princípio ele não quer nem falar com ela, mas
aos poucos vai descobrindo que ainda é capaz de se sensibilizar,
principalmente quando matam um mendigo, resolvem investigar.
Rosemar Schick