28° MOSTRA INTERNACIONAL DE SP - CINEMA ALEMÃO

O cinema alemão participa da Mostra de 2004 com mais de 20 filmes, algumas co-produções. Destaca-se pela excelente qualidade técnica, como sempre, e a cada ano tem uma representação maior e mais significativa, lamento que a maioria não terá uma carreira comercial aqui e lamento mais ainda que as pessoas de colônias alemãs do sul do Brasil não tenham o privilégio de assistir filmes em língua alemã. A diferença para nós é o fato de não existirem grandes estrelas (ou pelo menos são desconhecidas por aqui). Pessoas comuns, atores comuns, esta é umas das melhores características de filmes europeus, sem grandes atores e estrelismos, assistimos filmes pela sua estória e nos envolvemos sem a preocupação de prestar atenção neste ou naquele ator por se mais famoso. O grande destaque fica para HEIMAT 3, de Edgar Reitz, com 680 minutos em seis capítulos (eu não tive coragem de assistir com tantos outros filmes e tão pouco tempo). Mas, segundo meu amigo Christiam Peterman do Guia da Folha, “é uma tradução épica da Alemanha”. Outros bons filmes e bons momentos:

OLGA BENÁRIO (Galip Iyitanir) – Uma vida pela revolução - documentário sobre a vida desta mulher e companheira de luta de Luis Carlos Prestes, com locações no Brasil, Alemanha, França e Rússia, mistura-se fotos e imagens da época com imagens atuais. Alguns atores, com a mesma característica física, interpretam os personagens principais. Começa com ela ainda jovem na Alemanha, falando sobre sua família, seu envolvimento com Otto Braun e como conheceu Prestes. Depois presa aqui no Brasil e deportada para Alemanha, o nascimento de sua filha e o esforço para amamentá-la, só para que não tirassem a menina dela. Este se parece mais com documentário feito para programa histórico, inteiramente narrado, e não como os mais modernos tipo Michael Moore. Com a narrativa lenta e com grande exposição de documentos torna-se cansativo e fica difícil ler ou sequer saber do que se trata (mesmo para quem fala um pouco de alemão).

CONTRA A PAREDE (Fotih Akin) – Urso de Ouro no Festival de Berlim - sem perspectiva de vida, duas pessoas tentam o suicídio e são internadas num hospital e se conhecem. A moça, de família turca, precisa se casar por pressão da família. Ele é o homem ideal por ser turco e não ser casado. Eles mantém um casamento de fachada, mas a vida liberal - cada qual tem seus casos - atrapalha e acaba em tragédia.
Com certeza este filme será um sucesso, com previsão para estrear em circuito comercial até o fim do ano deve seguir o mesmo caminho de ADEUS LENIN.

DETROIT (Carsten Ludwig) - dirigindo numa estrada o motorista oferece carona para ter alguém para conversar, mas irrita o primeiro passageiro, o deixa na estrada e logo encontra uma moça. Mas ela aparece em vários lugares diferentes, parecem alucinações – como se ela estivesse ao seu lado ou em algum posto de gasolina... Ele vai ao funeral do seu irmão e se confunde com o casamento dele. Uma viagem que deveria durar algumas horas, se transforma em pesadelo e só termina depois de 3 dias. Um filme com poucos atores, basicamente o ator principal e algumas pessoas com participações rápidas.

MILAGRE DE BERNA (Sönke Wortmann) - voltando de uma prisão na Rússia um homem encontra sua família tendo uma vida independente - mulher e filha cuidam de um bar, um filho toca e canta num conjunto musical e o mais novo tem um amigo (uma figura paterna) que é jogador de futebol e vai participar da Copa do Mundo – 1954, jogo final em Berna - que o menino sonha em assistir para dar sorte, pois é considerado o mascote. Aos poucos faz com que o pai se interesse pela vida e reascende seu amor. Este filme me faz lembrar da vida de pessoas comuns no sul, muitos vieram para o Brasil por causa da guerra na Europa e tiveram que se adaptar em um mundo diferente.

OS EDUCADORES (Hans Weingartner) - dois rapazes resolvem agir por conta própria: Invadem mansões enquanto os donos estão viajando apenas desarrumá-la com um aviso “seus dias de fartura estão no fim” ou “para que tanto dinheiro?”. Julie incorpora o time quando perde o emprego, mas acaba esquecendo o celular e ocorre uma mudança de planos ao chegar o dono da casa. Julie, que era namorada de Peter, acaba se apaixonando por Jan... Algumas locações nas montanhas são muito bonitas. Os atores muito jovens nos convencem do idealismo dos personagens - uma forma de militância política.

TERRA DA FARTURA (Wim Wenders) - filmado em Los Angeles e falado em inglês, mas a produção é alemã. Após o atentado, a maioria dos americanos ficaram paranóicos. Qualquer pessoa c/ um pacote ou em atitude suspeita é motivo para um ex-combatente do Vietnã perseguir, ele percorre as ruas com uma Van equipada e grava tudo. É procurado por uma sobrinha de 20 anos que presta serviços comunitários servindo refeições num Abrigo, para reatar os vínculos familiares, já que sua mãe faleceu. A princípio ele não quer nem falar com ela, mas aos poucos vai descobrindo que ainda é capaz de se sensibilizar, principalmente quando matam um mendigo, resolvem investigar.

Rosemar Schick