"Aluguei o DVD 'Depois do Atentado', da Paramount, e não tive a menor preocupação de olhar a capa. Pois bem. Ao chegar em casa e botar o DVD no aparelho vem minha surpresa: o DVD não possui legendas em português!!! Só legendas em inglês e Espanhol, com opção de DUBLAGEM em Português.

O filme é um thriller político sobre os bastidores do que aconteceu quando o presidente Ronald Reagen foi baleado em 1981 e foi feito para o canal a cabo Showtime. Como vocês podem ver, de título infantil, não tem nada! Se eu não soubesse inglês, seria obrigado a ver o filme dublado, coisa que não faço nem na TV aberta.

Estou notando que as distribuidoras cada vez mais estão querendo transformar o DVD em uma mídia igual ao VHS, quando todos sabem que o DVD é uma evolução disso. O primeiro passo foi dado pela Fox, com a separação em discos para venda e para locação, sem extras, tela cheia, som dois canais e com quase 10 minutos de trailers obrigatórios.

A Warner em conjunto com diversas outras pequenas distribuidoras (Europa, Flashstar, Imagem) abandonaram o widescreen faz tempo, esquecendo o mercado de sellthru e favorecendo apenas o de rental, com discos apenas em full, sem opção wide, poucos e desnecessários extras, sem opções de áudio e legendas, além de algumas matrizes de baixa qualidade.

Vendem para as locadoras e o que sobrar dos discos é para venda direta. O mercado de VHS não era exatamente isso? Eu fico com medo só de pensar no que o DVD vai se tornar. Tudo aquilo que nos foi prometido quando a mídia surgiu não está acontecendo.

O que me preocupa é que se não houver reação ágil dos consumidores contra essas imposições egoístas das distribuidoras, o que hoje são alguns produtos ruins, amanhã serão o padrão. Por isso se preparem para cada vez mais DVDs em tela cheia, som 2.0, sem legenda e dublado em português".

Guto Ribeiro

(Cada vez mais desiludido com o DVD)