HOME THEATER & DVD SHOW

A exposição foi inaugurada no dia 22 de maio, com uma entrevista coletiva, com a presença os presidentes da Abeav, Mauro Zucato Filho, e da União Brasileira de Vídeo – UBV, Wilson Cabral. Estava presente também o diretor da PR Eventos, Paulo Rocha, empresa responsável pela organização da feira.

Dentre os principais assuntos abordados, temos: espera-se a presença de cerca de 40.000 pessoas nos 4 dias do evento, que teve um crescimento de 200% em relação ao ano passado, tanto em números de participantes como em área de exposições. Foi bastante destacado o fato de se ter um evento com a exposição, pela primeira vez, do "hardware" (equipamentos de áudio e vídeo) e "software" (DVDs e vídeos). A espectativa é que esta união faça com que o mercado cresça a partir deste evento, o maior já realizado na América Latina. O mercado de HT representa US$ 400 milhões, cerca de 10% de todo o mercado de eletro-eletrônicos. Já o mercado de DVDs vendeu cerca de 5 milhões de unidades em 2002, sendo que cerca de 52% deste total com vendas para o varejo (consumidor final).

A exposição foi aberta ao público as 14hs, com duas áreas de exposições: a de equipamentos de HT (e seus acessórios e serviços) e a com distribuidoras de DVDs. Dentre estas, destacamos (em ordem alfabética):

20th Century FOX

A decoração do stand realça os dois principais futuros lançamentos em DVD: O Demolidor e X-Men 2. Com uma presença basicamente institucional, a empresa destaca também os lançamentos da série 007 parte 2 e a do novo 007 Um dia Para Morrer. duplo e recehado de extras, em junho. Para julho, serão lançados três pacotes de DVDs:
- Coleção infantil, com 2 DVDs do Gasparzinho, Bartok, Anastácia e o relançamento de Digimon.
- O Incrível Hulk, com o último episódio da série feita para TV intitulada "A Morte do Incrível Hulk"
- Comédias, com os inéditos em DVD Loucuras na Idade Média e a Dama de Vermelho, além do relançamento de Quem Vai Ficar com Mary, Diga Que Não é Verdade e Eu, Eu Mesmo e Irene
Em agosto, lançamentos para o dia dos Pais, com lançamentos de três pacotes temáticos: Guerra, com 7 filmes, entre eles Raposas do Mar e Ratos do Deserto; Western, com 6 títulos, tais como 4 filmes de John Waine, inéditos no formato DVD, Sete Homens e Um destino e O Retorno dos 7 Homens e um Destino.
A distribuidora não está realizando venda de DVDs no stand, mas pode-se comprar vários títulos da empresa no espaço da Videolar.
Como atrativo, estarão exibindo vários trailers dos futuros lançamentos para este ano.


Columbia Tristar

O DVD em destaque é Stuart Little 2, onde há distribuição de brindes, com performances de um ator caracterizado como o ratinho encrenqueiro. O enfoque principal é intitucional, ou seja, mostrar os principais lançamentos e aproximar a empresa com os consumidores finais. A empresa dstaca tambémalguns dos seus próximos lançamentos: O Crime do padre Amaro, Distúrbio Mortal, John Carpenter Apresenta Vampiros: Os Mortos, Destino Insólito, Dawson´s Creek (Primeira Temporada), Subway, Nikita - Criada para matar e Velozes e Furiosos Edição Envenenada.
A distribuidora não está realizando venda de DVDs no stand, mas pode-se comprar vários títulos da empresa no espaço da Videolar.


Disney/Buena Vista

A distribuidora "criou um espaço high tech com três telas deplasma para exibir trailers e clipes especiais, dois aparelhos Top 20 para que o público assista trechos dos maiores lançamentos e uma área de atendimento vip, para receber os clientes".
Os títulos em destaque no evento são: O Rei Leão, Procurando Nemo, Mogli 2, Leitão O Filme, Planeta do Tesouro, O Novato, Garota Veneno, Sem Pistas e Bater ou Correr em Londres.
A distribuidora não está realizando venda de DVDs no stand, mas pode-se comprar vários títulos da empresa no espaço da Videolar.


Europa Filmes

O destaque é o lançamento do DVD O Casamento Grego (lançamento com embalagens especiais), cujo tema Acrópole ambienta o stand, que foi desenhado para receber proprietários de locadoras e executivos do mercado varejista. Os principais lançamentos são: O Pianista, que estará disponível em junho nas locadoras. Como atração na feira, há a apresentação de vários pianistas na parte frontal do stand, sendo que terá as participações especiais de Pedrinho Mattar, no dia 23 e Osmar Barundi (pianista do Sexteto Jô Onze e Meia), nos dias 22, 24 e 25, das 18 às 21 horas; Europa Collection, três packs reunindo Cinema Nacional (com Central do Brasil, Brava Gente Brasileira, O Invasor e Memórias Póstumas), Mel Gibson (O Homem Sem Rosto, O Hotel de Um Milhão de Dólares, Fomos Heróis e Do Que as Mulheres Gostam) e Musicais (Buena Vista Social Club, Duets e Vem Dançar Comigo). Todos os packs terão embalagem de luxo para colecionadores. Estão sendo lançados ainda para o mercado de locação os filmes Minha Amada Imortal, Camilla, Henry V e Conduzindo Miss Daisy, entre outros.
A distribuidora não está realizando venda de DVDs no stand, mas pode-se comprar vários títulos da empresa no espaço da Videolar.


Flashstar

O destaque do stand da empresa é a venda de títulos ao consumidor, com preço de R$ 24,90 cada DVd de catálogo, com lançamentos custando entre R$ 39,90 a R$69,90. Entre os lançamentos, destacam-se Narc e Limites do Prazer.


Imagem Filmes/LK-Tel

O grande destaque é o lançamento de Chicago, que será disponibilizado em agosto, junto com Frida e As Horas (nas locadoras em julho). Há ainda o lançamento do filme Cidade de Deus, em junho. A empresa está distribuindo durante o evento gift-cards, que darão direito a prêmios-surpresa, como adesivos do filme Cruzeiro das Loucas, pôsters do filme Cidade de Deus, secadores de cabelo e filmes em DVD. O stand tem ainda um espaço resrvado para a exibição de trailers dos lançamentos, aberto ao público a cada meia hora. Há ainda um bingo com o srteio de aparelhos de Videokê.
A distribuidora não está realizando venda de DVDs no stand, mas pode-se comprar vários títulos da empresa no espaço da Videolar.


Paramount

O maior destaque, tema da decoração do stand, é o lançamento mundial da trilogia Indiana Jones, que estará disponívelno dia 4 de novembro. Para o entrenimento do público, a empresa estará com artistas fazendo caricaturas, sorteio de DVDs e materiais de promoção, foto com o Indiana Jones e a performance de um "Indiana Jones". O stand tem ainda um local para crianças, que poderão realizar várias atividades artísticas, sempre acompanhadas por 2 monitoras. Há também sessões com trailers dos futuros lançamentos e a apresentação da primeira "vending machine", ou seja, um protótipo de uma máquina de venda de DVDs ao consumidor final (apenas em demostração). Houve também o lançamento oficial da parceria entre a Paramount e a Maurício de Souza Produções, com o lançamento em 5 de junho do primeiro pacote de desenhos em DVD da Turma da Mônica. Os destaques dos futuros lançamentos da empresa são ainda: Os Thornberry´s (17 de junho), Núcleo (outubro), Como Perder 1 Homem em 10 Dias (novembro) e Tomb Rider 2 (dezembro).
A distribuidora não está realizando venda de DVDs no stand, mas pode-se comprar vários títulos da empresa no espaço da Videolar.


Playarte

A empresa tem como destaque os lançamentos das séries Discovery Channel e National Geographic. Todo o catálogo de DVDs da empresa estará sendo vendido ao consumidor final, inclusive dos lançamentos Vidas Passadas: Histórias de Reencarnação (Discovery), Os Super-Heróis dos Quadrinhos (Discovery) e Por Dentro do Pentágono (National Geographic), com preço estimado de R$34,90.



ST2

O stand da empresa destaca a venda direta dos DVDs da empresa, com todo o seu catálogo disponível para o consumidor final, além da venda de CDs e LDs. Os DVDs importados estão com preços promocionais (R$25,00). A empresa está lançando ainda a linha infantil com DVDs da Vila Sésamo, prevista para final de junho. No sábado e domnigo haverá a apresentação de 3 DJs especialmente convidados para o evento, a partir das 18hs.


Universal

O tema central do stand da empresa é o lançamento nos cinemas do filme Hulk, dia 27 de junho, além do DVD com o piloto da série de TV a ser lançado em novembro, junto com o DVD do próprio filme. Há a venda direta ao consumidor de DVDs com preços especiais para o evento, com filmes de catálogo (R$29,90) e lançamentos (R$39,90). Os destaques promocionais da empresa no evento são os lançamentos para venda direta de Identidade Bourne e Lei e Ordem (Primeira Temporada), além da apresentação dos futuros lançamentos em DVD: O Chamado (9 de Julho para locação, setembro para o varejo), Dragão Vermelho (versão para venda direta, dupla) e 8 Mile (23 de julho para locação e setembro para o varejo). Os visitantes podem ainda tirar uma foto com o painel do filme Hulk no fundo, levando um porta-retratos do filme. A empresa promete (anúncio feito em primeira mão para os leitores do DVD Magazine) o lançamento para agosto de um DVD com 5 episódios da série Hércules em que aparecem o personagem Xena.


A feira tem ainda os stands das editoras NBO (com a venda de revistas com DVDs encartados) e Jornal do Vídeo, além das presenças de empresas como Microservice, embalagens Digipak (RIGESA), Top Tape (ATENÇÃO amantes da série Além da Imaginação: a empresa está prometendo o lançmento dos demais episódios da série, em 40 DVDs!) e Videolar, que está disponibilizando a venda direta de cerca de 800 títulos de DVDs das empresas Europa, Fox, Disney, Columbia, NBO, Paramount e Califórnia, com preços médios de R$24,90 para os filmes de catálogo (uma grande variedade de títulos) e R$ 39,90 para os lançamentos.

Devo destacar que não houve grandes apresentações dos futuros lançamentos ou informações muito detalhadas dos mesmos, mas teve alguns DVDs com venda direta com preços atraentes, além de possibilitar o contato direto do consumidor final com as distribuidoras.

 

Por Edinho Pasquale