O Belas Artes (cinema recém reformado em São Paulo, um marco
histórico da sétima arte) está exibindo
- pelo menos até hoje
- Quanto
Mais Quente Melhor, eleito numa enquete a melhor
comédia
do cinema. Por coincidência no dia 2 passado (de junho
de 2004) o filme abriu em Los Angeles uma sessão intitulada
a 18ª Temporada
dos Últimos Lugares Disponíveis, que vai
até 7
de julho e exibirá ainda mais quatro clássicos,
antecedidos por apresentações ao vivo. Mordedoras,
de 1935, musical de Busby Berkeley. No palco, desfile musicado
com vestidos da época. O mexicano La Otra (no
Brasil chamou-se Irmãs Malditas, com
Dolores Del Rio). Antes a platéia ainda assistirá à apresentação
de uma cantora, Rebekah Del Rio, Aconteceu Naquela
Noite, de
Frank Capra. Uma orquestra tocará canções
dos anos 30. Para culminar, O Expresso de Shangai, de Sternberg
e Marlene Dietrich e no palco homenagem à atriz Anna
May Wong (ela faz uma jovem chinesa educada na América
de passado duvidoso), por um grupo de dança sino-americano.
Coisa de Primeiro Mundo. Quando o anúncio foi publicado
pelo jornal Variety, três semanas antes do início
do evento, a lotação para o filme de Marilyn
já estava esgotada!
O filme foi aqui reprisado em janeiro
de 1967. Na época
a distribuidora United colocou nos anúncios o nome de
Marilyn em letras menores, abaixo de Tony Curtis e Jack Lemmon.
Mesmo com esse inexplicável rebaixamento, seu fascínio
continua resistindo ao passar dos anos. O filme também,
com sua reconstituição de época, a hábil
concatenação do roteiro, a direção.
O travestismo, habitualmente problemático, não
ficou grotesco.
E só a entrada em cena de Sugar (MM), na plataforma
da estação, assustando-se com o jato de vapor
do trem, já valeria pelo filme inteiro.
Por Carlos Motta