QUEIXA DE DVDMANÍACO

“Primeiramente gostaria de parabenizar o site pela qualidade e pela filosofia de trabalho. Depois de já ter pensado em escrever para vocês em várias ocasiões o faço agora. Como um amante do cinema e de tecnologia, os dvds vieram a preencher uma lacuna no mercado, dá gosto comprar um filme que nunca se desgasta (claro que tomado-se os cuidados de uso e armanezamento) e tê-lo a mão para assisti-lo quando quiser.

Mas na prática, tudo está sendo bem diferente e esse prazer se tornou uma angústia. Da totalidade dos filmes que compro, nada menos do que 60% deles veem com defeito. Depois de uma certa altura (normalmente do meio para a frente e sempre piorando), a imagem começa a congelar, o aparelho a fazer barulho (como se o dvd estivesse sendo forçado a prosseguir), para avançar ou voltar o filme nesses momentos a situação é a mesma. Por isso é angustiante, pois tenho que assistir ao filme logo quando comprado, pois existe o tempo curto para a troca nas lojas, e torcendo para que não dê esse problema, se der, tenho que voltar a loja só para isso gastando o meu tempo e o preço da locomoção.

O meu aparelho é um Philco DVP 2000, e posso garantir que tomo um extremo cuidado com o mesmo e com os dvds comprados. Nas lojas, quando colocam os dvds comprados com esse problema, também aparecem os defeitos. Será que os fabricantes estão lançando uma enxurrada de dvds no mercado sem terem a tecnologia e o tempo necessário para que os títulos venham em condições normais de uso?

Eu só compro dvds depois de consultar as resenhas do site, pois ainda temos que conviver com algo que não entendo que é termos filmes com os extras não legendados em português, sendo que eles estão sendo fabricados para serem vendidos para a nossa região, mas esse já é outra queixa, de conteúdo e não é esse o objetivo desse e-mail e sim os defeitos.

Enfim, esses defeitos são normais? (gostaria dessa resposta, por favor). Não vejo tantas campanhas ou reclamações sobre esses problemas, que creio eu, deve estar tirando o prazer da compra de várias pessoas. Como acredito que só nós podemos cobrar e assim melhorar o que consumimos, tenho certeza que vocês irão cobrar esses absurdos, pois todos que gostam de cinema devem fazer a sua parte”.

Ricardo Martins


NOTA DA REDAÇÃO:

Caro Ricardo e demais amigos dvdmaníacos. Como toda e qualquer tecnologia nova, o DVD também sofre desta síndrome da ‘novidade’, onde num período de tempo, fabricantes tentam ajustar defeitos e imprevistos que só com o extensivo uso pelo consumidor é que poderiam encontrá-los. Mas isto não livra seus responsáveis por produtos de qualidade duvidosa, como discos e aparelhos. De qualquer sorte, tem-se observado, entre dezenas de cartas que recebemos com muitas reclamações idênticas, alguns pontos em comum, no seu caso, a ‘vida útil do aparelho’.

Não somos técnicos, mas com o auxílio de alguns de oficinas autorizadas, entre seus depoimentos, o aparelho de DVD com o passar do tempo ‘perde o seu ajuste’, dificultando em todos os sentidos a leitura do disco. Constatou-se, que na sua maioria, uma ‘regulagem’ foi o suficiente. Aparelhos como o Gradiente 6500, uma das primeiras séries desta empresa, resolveu-se assim. Inclusive, temos este exemplo dentro da redação. Depois que voltou da tal ‘mexida’, este DVD Player lê até ‘tampa de lata’. Este seu Philco também é um modelo ‘antigo’, talvez uma visita a uma autorizada resolva o seu problema e de tantos outros que nos escrevem. Uma fácil constatação, para quem já está em seu segundo ou terceiro aparelho, como nós, são os tais discos de ‘dupla camada’. Até as caixas de DVD informam da famosa ‘pausa’ entre uma e outra camada. Lá entre 1998 e 1999, não tinha aparelho que tropeçasse neste ‘degrau’. Nos dias atuais, raro indica tal mudança. Como toda tecnologia, o DVD tem a sua própria evolução.