27
de fevereiro de
2004
Lançar
este filme na semana do Oscar é suicídio total,
já que o filme é difícil, pouco comercial
e com certeza irá se perder no meio de outras fitas mais
importantes (ou mais oportunas). Uma pena, porque é dos
melhores filmes do irregular Neil Jordan, capaz de bobagens como
Entrevista com o Vampiro, mas que costuma acertar quando faz
produções irlandesas pessoais. Aqui, ele tentou
fazer um policial no estilo noir (ou seja, críticos gostam,
público repudia), refilmando um clássico do cinema
francês, Bob Le Flambeur, de Jean Pierre Melville, que
até há pouco tempo estava em cartaz no Telecine
Classic (era inédito em nossos cinemas).
O fato
de poucos conhecerem o original poderia até ajudar
o filme, mas o fato é que a adaptação é bastante
livre. Agora, conta-se a história de um jogador veterano
e decadente, que vive em Nice (Nick Nolte, num dos melhores momentos
de sua carreira, ainda mais irregular que a do diretor) e resolve
roubar um cassino da Cote D´Azur, que tem quadros de pintores
famosos (só que eles são cópias e os originais
estão guardados em outro lugar, que é o que deverá ser
assaltado).
Ele é totalmente
anti-herói, está sempre
apanhando, é viciado em heroína e se envolve com
uma prostituta russa (a interessante Nutsa Kukhianidze) e um
emigrante argelino. Mas os policiais já são avisados,
mesmo antes do plano se concretizar, o que torna mais interessante
o jogo que Nick sabe ser de gato e rato, de esperto contra sabido,
do corrupto contra o mais corrupto.
Se
você está procurando um filme divertido e leve,
com um engenhoso assalto, este não é sua pedida.
Os ambientes são sórdidos, os personagens ambíguos,
os feitos curiosos, mas as conclusões geralmente trágicas.
Tem um elenco eficiente, que inclui também o diretor iugoslavo
Emir Kusturicka, o ator francês Tchéky Karyo (que
faz o policial amigo) e até uma ponta não creditada
de Ralph Fiennes.
Ou
seja, uma fita de arte, para quem gosta de policiais noir. E
que irá fica pouco tempo em cartaz.
Por Rubens Ewald Filho
(Fotos:
Fox/Divulgação)
|