ZAPEANDO
eron@dvdmagazine.com.br

24 de maio de 2005

No Brasil, a história do mercado de DVD pode ser classificada como “Antes de PERDIDOS NO ESPAÇO” e “Depois DE PERDIDOS NO ESPAÇO”. Saiba o porquê lendo a coluna de hoje.

 

 

A IMPORTÂNCIA DE “PERDIDOS NO ESPAÇO” PARA O MERCADO BRASILEIRO DE DVD

Os mais desavisados poderão achar um exagero categorizar como "histórico" o lançamento, no Brasil, dos box-sets de DVDs da clássica série de TV Perdidos no Espaço. Mas acreditem, em termos do nosso crescente mercado de DVD, ele é. Até recentemente, a cada mês as distribuidoras aqui instaladas vinham lançando no mercado uma quantidade significativa de novos títulos, tanto para locação como para venda direta; contudo, em comparação com o que lançam no exterior, via de regra elas se mostravam extremamente tímidas em explorar alguns nichos de mercado por aqui. Refiro-me, é claro, ao lançamento de séries de TV completas no formato digital, fato corriqueiro lá fora mas, até então, incipiente no Brasil. Uma honrosa exceção era a Fox Home Entertainment, a primeira distribuidora a acreditar que este tipo de produto poderia vender bem também por aqui, disponibilizando temporadas completas de séries como Arquivo X, Buffy, A Caça Vampiros e Os Simpsons.

Seguindo o exemplo bem sucedido da Fox, outras distribuidoras também começaram a lançar algumas séries, mas via de regra todas produzidas dos anos 90 para cá. Ou seja, em termos daqueles clássicos seriados produzidos nas décadas de 60, 70 e 80, quase nada estava disponível no mercado - exceção de algumas iniciativas independentes que resultaram no lançamento de seleções de episódios de National Kid e Bonanza. Ou seja, nenhuma das majors queria assumir o risco de lançar no Brasil os clássicos da TV que pertenciam a seus acervos. Isto até que a Fox - sempre ela - anunciou o lançamento, também no Brasil, desta que é uma das mais populares séries de TV produzidas pelo famoso diretor/produtor Irwin Allen. Assim, o dia 21 de julho de 2004 pode sim ser considerado como histórico. Foi o dia em que os primeiros DVDs de Perdidos no Espaço chegaram às lojas, fazendo a alegria de tantos que, como eu, cresceram tendo como parceiros de aventuras o bravo garoto Will Robinson, o fiel Robô e o hilariantemente covarde Dr. Zachary Smith. Agora, o lançamento da caixa com a terceira temporada da série no Brasil, no dia 11 de maio de 2005, fecha com chave de ouro esta iniciativa pioneira. A Fox, portanto, está de parabéns pela coragem de lançar em DVD os 83 episódios de uma série que há décadas não é exibida na TV aberta – e fato importantíssimo: preservando a dublagem em português original.

Esta “ousadia” foi recompensada desde o início: a Primeira Temporada de Perdidos no Espaço, mesmo em preto-e-branco, vendeu tão bem já na pré-venda que, antes mesmo de sua chegada às lojas, a distribuidora anunciou o lançamento da segunda temporada. As vendas da segunda temporada seguiram excelentes, e a Fox antecipou o lançamento no Brasil da terceira (nos EUA, onde os boxes são divididos em dois, os últimos episódios chegam apenas em junho). Graças à iniciativa outras distribuidoras estão lançando no Brasil séries como Jornada nas Estrelas – A Série Original, Mulher Maravilha, Kung Fu, Columbo, McGyver, e lançamentos semelhantes já estão programados para os próximos meses. Portanto, o que para muitos parecia um sonho há pouco tempo, não é mais: poder assistir à sua série predileta a qualquer hora e quantas vezes quiser, com ou sem a dublagem original, e com a melhor qualidade de áudio e vídeo possível. No entanto, espero que as distribuidoras, no afã de recuperar o tempo perdido e explorar este filão, não acabem matando a galinha dos ovos de ouro. Cabe a elas adequar os lançamentos à capacidade do nosso mercado, e do nosso poder aquisitivo, absorvê-los. E no mais, que venham O Túnel do Tempo, Viagem ao Fundo do Mar, Batman, Terra de Gigantes...

 

OS EVENTOS

A Fox, desde o lançamento em DVD da primeira temporada de Perdidos no Espaço, vem realizando eventos reunindo fãs, colaboradores, dubladores da série e críticos. O mais recente, em comemoração à chegada da terceira temporada, ocorreu no dia 21 de maio de 2005 na Livraria Cultura do shopping Bourbon Country, em Porto Alegre, cidade que possui tradição no culto aos clássicos “enlatados” norte-americanos. Tive a satisfação de comparecer ao evento e finalmente poder conhecer e falar pessoalmente com Elias de Lucena, talvez o maior fã da série no Brasil e o que mais lutou pelo seu lançamento em DVD por aqui, com a dublagem original em português, e o Borges de Barros, que além de ser a voz do Dr. Smith de Perdidos no Espaço e do Moe de Os Três Patetas (apenas para citar alguns de seus inúmeros trabalhos como dublador), é também conhecido pelo público como o aristocrático mendigo da Praça da Alegria. O evento iniciou às 16 horas com a exibição do episódio "Visita a um Planeta Hostil", para um público de aproximadamente 150 pessoas. Logo após iniciou uma divertida palestra na qual Borges relembrou seus clássicos trabalhos de dublagem (a pedido de “alguns fãs chatos” ele teve de repetir, com a voz do Dr. Smith, o lendário insulto ao Robô “Sua Lata de Sardinha Enferrujada!”), contou como foi seu encontro com o ator Jonathan Harris, que reconheceu ser ele seu melhor dublador em todo o mundo, e discorreu sobre as diferenças entre as dublagens feitas na época e as atuais. Segundo ele, o que as dublagens modernas ganharam em apuro tecnológico, perderam em arte e criatividade. A sessão de autógrafos de Barros encerrou as atividades, por volta das 19h. Além deste que vos escreve, também prestigiaram o evento Marcelo Perrone, do jornal Zero Hora, Marta Machado, da antiga revista TV Séries, e o crítico de cinema Goida. Seguem algumas fotos:

Bom pessoal, por hoje é só. Na próxima coluna, continua a ronda dos lançamentos em DVD no exterior. Até lá!

Por Jorge Saldanha