A Noite da Realeza

Em 8 de maio de 1945, no Palácio de Buckingham, em Londres, um grande número de pessoas se concentrava para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial, um dia festivo conhecido pelos britânicos como o “Dia da Vitória”. Quando anoitece, as princesas Elizabeth e Margaret conseguem permissão para sair do palácio e se juntar ao público comum, pelas ruas da capital da Inglaterra, onde irão se envolver em aventuras fora das tradições da realeza.

21/10/2017 23:20 Por Felipe Brida
A Noite da Realeza

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Noite da Realeza (A Royal Night Out). Inglaterra, 2015, 97 min. Drama/Romance. Dirigido por: Julian Jarrold. Distribuição: Flashstar

Elegante comédia britânica baseada em relatos reais, porém não oficiais, ainda que romanceados, quando, no alvoroço do Dia da Vitória, a princesa Elizabeth, então com 19 anos, saiu com a irmã Margaret, mais nova, do palácio para um passeio pelas ruas da capital. Ninguém reconheceu as duas jovens que, livres, fizeram uma longa jornada noite adentro: farrearam em bares, beberam, flertaram com garotos da mesma idade e arriscaram namoricos escondidos. Até se envolveram em corridas de carro, brigas e confusões com a polícia. Fora das paredes sufocantes do palácio, longe dos discursos de repreensão dos pais, contra todos os princípios da Corte Real, Elizabeth e Margaret, depois dessa noite agitada, sentiram-se felizes pela primeira vez.

Não se sabe se todos os fatos narrados com as irmãs à noite foram verdade, mas no filme funciona como picos de energia ajudando a compor um roteiro agradável, notadamente feminino.

O figurino de época, o design de produção de uma Inglaterra dos anos 40, em plena Segunda Guerra, e a feição da atriz principal, a bela Sarah Gadon, conquistam o telespectador de imediato. Sentimos na produção todo um toque de sofisticação, alternando sutilezas e charme, numa narrativa de romance com drama que fecha em um original tom farsesco.

Rodado em lindos lugares de Londres e Bruxelas, “A noite da realeza”, exibido há poucos meses na TV fechada com o título de “Uma noite real”, traz participações especiais de Emily Watson, como a rainha Isabel, mãe de Elizabeth e Margaret, e Rupert Everett, o rei George, pais das meninas, que era gago (já vimos a biografia dele no ótimo “O discurso do rei”, premiado com quatro Oscars em 2011, e recentemente no seriado do Netflix “The crown”), duas figuras imponentes, importantíssimas para o desenrolar da trama. Já em DVD pela Flashstar.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro