RESENHA CRTICA: Boneco de Neve (The Snowman)

uma bomba tediosa como raramente temos a chance de encontrar, no perca seu tempo

22/11/2017 08:40 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Boneco de Neve (The Snowman)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Boneco de Neve (The Snowman)

EUA, 2017. 1h59 min. Roteiro de Peter Straughan (O Espião que Sabia Demais, Os Homens que encaravam as Cabras), Hossein Amini (Drive, Branca de Neve e o Caçador). Baseado em livro de Jo Nesbo. Direção de Tomas Alfredson. Com Michael Fassbender, Rebecca Ferguson, Charlotte Gainsbourg, Jonas Karlsson, Michael Yates, J.K.Simmons, Val Kilmer, James D´Arcy , Chloe Sevigny.

Os críticos americanos já escolheram este aqui como o pior filme do ano apesar da presença aguada de Michael Fassbender em seu pior dia, e o fato de que a história de serial killer é baseada num livro de 2007 de um escritor policial muito famoso na Noruega, Jo Nesbo (do qual a gente conhece aqui e ainda assim pouco Headhunters). Quem iria dirigir o projeto era Martin Scorsese, que deixou seu nome mas fugiu (a experiência tem que servir para algo!) sendo que o filme acabou sendo realizado por um diretor local, da Suécia, Thomas Alfredson (que se deu bem com Deixa Ela Entrar/ Let the Right One In, 08 e também O Espião Que Sabia Demais/ Tinker Tailor Soldier Spy,11. Mas até este que não é bobo nem nada se queixou abertamente que não deixaram ele realizar o trabalho que desejava, teve que cortar cenas e fazer tudo apressadamente. Se tivesse condições teria feito um filme melhor, afirma. Custou 35 milhões de dólares e mal rendeu 7 milhões de dólares nos EUA. A única coisa que eu apreciei num elenco grande e famoso é a presença da bela sueca Rebecca Ferguson (A Garota no Trem) assim mesmo desperdiçada. Ela faz o interesse romântico do detetive Fassbender que investiga a ação de um serial killer que fabrica um boneco de neve cada vez que aparece!

Nas condições atuais, o resultado é uma bomba tediosa como raramente temos a chance de encontrar. Tive a curiosidade de procurar algumas críticas estrangeiras que são muito divertidas. O Hollywood Reporter chamou o filme de frio e sem vida, que apesar do elenco, é amadorístico, sem humor, com uma equipe sem química, dialogo mal escrito e resolução incompetente. Com certeza deste projeto não vai sair uma continuação, concluem.

O New York Post achou a adaptação capenga como se pisasse no gelo, uma confusão de desesperar. O Newsday disse que o filme é gelado como o inverno nórdico e quase tão longo. O Toronto Star lamenta o desperdício do elenco abundante e desajeitado (fala coisa pior, mas achei melhor reduzir!). O Los Angeles Times chamou o projeto do mais inepto feito por um grande estúdio este ano. Ou seja, não perca seu tempo.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro