RESENHA CRTICA: A Rota Selvagem (Lean on Pete)

Apesar dos elogios da crtica no exterior, o filme acabou fracassando em bilheteria. O que acaba sendo uma pena...

21/11/2018 23:15 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: A Rota Selvagem (Lean on Pete)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Rota Selvagem (Lean on Pete)

EUA, 2017. 121min. Direção de Andrew Haigh. Roteiro de Haigh baseado em livro de Willy Vlautin Com Charlie Plummer, Travis Fimmel, Amy Selmetz, Steve Buscemi, Chloe Sevigny, Dennis Fitzpatrick, Steve Zahn.

Francamente esta continua a ser uma temporada infeliz para se ir as salas de cinema o que na verdade é uma velha tradição, quando se esperam os filmes do Oscar do Natal em diante, e parece descarregar com produções medíocres e de origem duvidosa. Mas aqui está um caso mais raro, e que vem abençoado por boa repercussão. No caso, o diretor Haigh é britânico e embora desconhecido por aqui têm alguns bons créditos (como o humano “45 anos” com Charlotte Rampling, que foi indicado ao Oscar, dirigiu o telefilme gay chamado Looking (o filme), e fez outro também do gênero que não passou aqui (Weekend) e Greek Peek (também sobre o mesmo tema). E este filme teve uma honra de passar nos Festivais de Toronto e também Veneza onde o premio foi para o jovem ator Charlie Plummer (ele pode ser conhecido porque fez o papel do garoto sequestrado de Todo o Dinheiro do Mundo onde fez o papel Paul Getty, e tem já uma carreira bem longa (esteve entre os que passaram aqui O Jantar, a série Boardwalk Empire, Música e Rebeldia).

O filme também traz no elenco nomes mais famosos como o australiano Travis Fimmel (mais famoso por séries de TV como Os Vikings e Warcraft alem do Tarzan da TV). E dois atores de prestígio como Steve Buscemi e Chloe Sevigny. O filme apresenta a paisagem rural de estados fotogênicos (Oregon, Idaho, Wyoming) e, o mais curioso de tudo, fez carreira em praticamente toda parte, com respeito da critica. Ou seja, é uma história respeitável sobre um drama eqüino e uma aventura de um jovem. Charley, tem 15 anos e nas férias vai para Portland com seu complicado pai (Travis), mas encontra um veterano criador (Buscemi) que lhe oferece trabalho no estábulo. Vai aprendendo a cuidar de cavalos, do lado triste do negócio (os cavalos que não podem mais correr, são vendidos como comida no México!). O que provoca uma reação e deverá tocar os espectadores. Apesar dos elogios da crítica no exterior, o filme acabou fracassando em bilheteria, mal ultrapassando um milhão de dólares de bilheteria. O que acaba sendo uma pena...

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro