Ondas do Pavor

Numa ilha distante, um ex-comandante da Alemanha na Segunda Guerra Mundial (Peter Cushing) mant?m escondido soldados nazistas zumbis, que servem para ele como experimento humano. Os mortos escapam pelo mar e passam a atacar turistas da regiao, criando um verdadeiro caos.

22/11/2019 04:00 Por Felipe Brida
Ondas do Pavor

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Ondas do Pavor (Shock waves). EUA, 1977, 85 minutos. Terror. Colorido. Dirigido por Ken Wiederhorn. Distribuição em DVD: Versatil Home Video

Fita B de terror que ajudou a consolidar o subgênero de “zumbis nazistas” tanto nos Estados Unidos quanto em outros países, como Espanha, Itália e Noruega, intensificado nas décadas seguintes. Com orçamento pequeno, de U$ 200 mil, trazia no casting dois nomes lendários do cinema de horror, Peter Cushing e John Carradine, além da atriz Brooke Adams, fundamentais para o marketing do filme pelos corredores do mundo.

O roteiro garante doses altas de tensão. Ele se repete em situações fora do controle, com soldados zumbis saindo das águas para trucidar as vítimas numa ilha remota – o filme foi escrito e dirigido por Ken Wiederhorn, que depois faria filmes de terror como “Olhos assassinos” (1981), outro de zumbi, com mistura de comédia, muito exibido na TV antigamente, “A volta dos mortos-vivos 2” (1988), e por fim “A torre do crime” (1989, em codireção com o lendário cineasta e diretor de fotografia britânico Freddie Francis). Maquiagem ficou datada, os mortos não dão medo, porém a história prende a atenção pela novidade em mesclar Segunda Guerra, nazismo, experimentos humanos e walking dead.

Acho um dos melhores da linha de “zumbis nazistas”, que influenciou diretores de várias partes do mundo – por exemplo, tivemos depois os trash “O lago dos zumbis” (1981) e “Oásis de zumbis” (1982, de Jesús Franco), algumas de ação com horror como “Missão de risco” (2007) e o explosivo “Operação Overlord” (2018), e o mais assustador e bem acabado de todos, os excelentes cult noruegueses “Zumbis na neve 1 e 2” (de 2009 e 2014, respectivamente).

“Ondas do pavor” é um marco do gênero e merece uma revisãozinha, ainda mais agora que acaba de sair em DVD no Brasil pela Versátil no box “Zumbis no cinema – volume 4” - tem ainda na caixa “Zeder” (1983), “Os mortos-vivos” (1981) e “Zumbis do mal” (1973).

PS: O filme recebeu títulos provisórios dos fãs e até foi modificado quando exibido em TV aberta, passando a ser chamado de “Horror em alto-mar” e “Comando de mortos-vivos”.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro