Irmas Diferentes e Separadas

O roteiro de A vida invisivel retrata as trajetorias separadas de duas irmas diferentes

25/01/2020 17:32 Por Eron Duarte Fagundes
Irmas Diferentes e Separadas

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

As relações humanas se exacerbam nos filmes do cineasta brasileiro Karim Aïnouz. Definido pelo realizador como um “melodrama tropical”, A vida invisível é um dos filmes de imagens mais “quentes” do cinema brasileiro; debruçando-se sobre uma certa brutalidade de filmar que inclui sequências de sexo duras e despudoradas, carregadas de tensão física que dispensa qualquer afetividade, e algumas cenas indigestas de família patriarcal, o novo trabalho de Aïnouz reedita a sensualidade visual que se observara em O céu de Suely (2006) e Praia do futuro (2014) —tudo agressivamente sedutor.

O roteiro de A vida invisível retrata as trajetórias separadas de duas irmãs diferentes. Eurídice é a artista: uma sensível pianista. Guida é mais vulgar: foge de casa com o namorado canalha e, retornando grávida ao lar, é expulsa pelo pai rude. Eurídice vai fazer carreira em Viena, na Áustria. Guida cai na vida. As cartas de Guida para Eurídice (cartas que nunca chegam à destinatária) costuram a narrativa ao longo dos anos em que se passa a história. O amor desesperado entre as irmãs que já não se veem assinala o ritmo de A vida invisível. Carol Duarte e Julia Stocker compõem com sensibilidade estas criaturas femininas; mas o marco é outra vez Fernanda Montenegro, que faz Eurídice na velhice e atinge um alto grau de comoção no momento em que lê as cartas não chegadas de Guida, diante da família.

Tivemos alguns filmes sobre irmãs diferentes no cinema brasileiro; irmãs como em Entre irmãs (2017), de Breno Silveira, ou seres que na imagem funcionam paralelamente como irmãos, assim em As duas Irenes (2017), de Fábio Meira. A vida invisível entra neste recado fraterno com raro brilho.

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro “Uma vida nos cinemas”, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro