Zona de Conflito

Razi (Tsahi Halevi) eh um agente do Servico Secreto Israelense que recruta um garoto palestino, Sanfur, para ser seu informante. Entre eles nasce uma relacao de confidencia e lealdade. Enquanto isso, a crise entre Israel e Palestina aumenta a ponto de novos conflitos armados terem inicio

25/01/2020 17:38 Por Felipe Brida
Zona de Conflito

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Zona de Conflito (Bethlehem). Israel/Alemanha/Bélgica, 2013, 99 minutos. Ação/Drama. Colorido. Dirigido por Yuval Adler. Distribuição: Vinny Filmes

Também intitulado “Belém: Zona de conflito”, esse drama de guerra vencedor do prêmio Fedeora no Festival de Veneza em 2013 aborda com outro olhar a Questão Palestina, a partir da amizade pouco provável entre dois homens. De um lado, um inteligente agente secreto de Israel, do outro, um menor nascido e criado na Palestina. Entre eles haverá uma ligação muito forte, quase um laço de pai e filho, na medida que explodem no Oriente Médio uma série de conflitos armados entre os países que eles representam. Eles convivem bem, mas em segredo, numa área que mais se parece uma bomba-relógio, onde quatro de suas gerações morreram por disputas religiosas e de terras – o centro da história é em Belém, na região militarizada da Cisjordânia.

Com diálogos certeiros, algumas boas cenas de ação e um desfecho forte, o filme ajuda a entender a eterna briga israelo-palestina, fugindo de meros clichês e se atentando a situações verossímeis (o roteiro foi escrito pelo próprio diretor, Yuval Adler, com colaboração de um jornalista conhecedor a fundo das questões abordadas, Ali Wakad).

Integrou o Festival de Toronto, foi exibido no Festival do Rio e era o representante de Israel para disputar vaga no Oscar de filme estrangeiro em 2014, ficando fora da lista dos cinco finalistas.

Curiosidade: os três atores centrais nunca tinham trabalhado em cinema, ou seja, estrearam aqui - Shadi Mar'i foi selecionado numa audição com centenas de participantes, Tsahi Halevi era um finalista do “The Voice”, de Israel, e Hitham Omari descobriu por acaso o set de filmagem num passeio.

 

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro