A Valise dos Sentimentos nas Maos de Zurlini

O italiano Valerio Zurlini eh um destes cineastas que tiveram um certo prestigio em seu tempo

25/03/2020 14:07 Por Eron Duarte Fagundes
A Valise dos Sentimentos nas Maos de Zurlini

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

O italiano Valério Zurlini é um destes cineastas que tiveram um certo prestígio em seu tempo (ainda que eivado de contradições críticas) e depois foram esquecidos pela história do cinema. Poder conhecer por qualquer meio um de seus trabalhos mais brilhantes, A moça com a valise (La ragazza con la valigia; 1960), é  algo que se propõe aqui àqueles que, nestes tempos confinados, aspiram a vasculhar o passado do cinema —pois, que conste, as salas de todo o mundo estão fechadas, e permanecerão ainda por um bom tempo.

Faz anos relançaram nos cinemas mundiais Dois destinos (1962), onde se pôde constatar que o rigor estético de Zurlini era parente do estilo pensado e vagaroso que outro italiano, Michelangelo Antonioni, punha na tela pela mesma época; mais transparente e menos secreto que Antonioni, Zurlini teria melhores condições de chegar ao público não fosse a má vontade dos míopes produtores para com o cinema minucioso mas sentimentalmente comunicativo do cineasta. Zurlini, falecido em 1982, concluiu sua carreira precocemente com O deserto dos tártaros (1976), uma adaptação do escritor italiano Dino Buzzati feita com uma orientação extremamente clássica desde seus enquadramentos até a montagem; o derradeiro Zurlini foi vilipendiado pela crítica e pouco visto pelo público, mas é uma bela realização tanto quanto me acusa a memória duma sessão alternativa deparada em seus anos de lançamento.

A moça com a valise me parece um dos mais sinceros e o mais sincronizados em suas estruturas formais dos trabalhos do realizador. A evocação de Antonioni torna a ser sentida, como em Dois destinos: os dilemas pessoais existenciais, os planos lentos, a iluminação desolada e sombria, as caminhadas volúveis das personagens. Mas em A moça com a valise surgem algumas inquietações mais próprias de Zurlini, uma certa trama romanesca que ele executa com o brilho de um escritor cinematográfico. Demais, a realização também capta uma atmosfera stendhaliana de filmar, na esteira de alguns filmes do também italiano Luchino Visconti: Sedução da carne (1954) e Noites brancas (1957). Uma aproximação enviesada e moral aos sentimentos confusos e perplexos de suas criaturas é o que basicamente caracteriza este “atmosferismo fílmico”, onde a sedução (que é a essência do tema) se organiza em torno da linguagem do próprio filme.

Cláudia Cardinale, muito jovem, antes do estrelato, tendo de ver sua voz rouca natural dublada por interesses de limpeza da indústria, exubera na composição de sua ingênua cheia de uma malícia que é também ingenuidade. Uma identificação entre a atriz e a personagem, entre outras: como sua criatura (algo revelado brevemente num doloroso diálogo lá pelo final), Cláudia também teve um filho em solteira e escondeu o fato da sociedade. Jacques Perrin vive um dos mais perfeitos adolescentes da história do cinema, deslumbrado, à beira da consciência de seus pecados de ingenuidade mas sempre resvalando, tão caracteristicamente daquela época de costumes em transformação, mas igualmente eterno na forte pintura que lhe dá o cineasta e seu intérprete.

O roteiro de A moça com a valise é um quase nada sentimental: uma garota é abandonada por seu sedutor e, em sua busca insana do homem, encontra a casa, o homem se oculta, ela passa a relacionar-se com o irmão menor de seu namorado, um relacionamento ambíguo onde nem a moça volúvel nem o rapaz incauto sabem o que querem diante daquela estranha atração. Todavia, é deste quase nada novelesco que Zurlini extrai um dos grandes momentos do cinema duma época especialmente grande para o cinema.

 

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro “Uma vida nos cinemas”, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro