A Noite Sonhamos

Polonia, 1820. O garoto Frederic Chopin, de 10 anos, toca piano como ninguem, gra?as aos ensinamentos que recebeu do professor Joseph Elsner. Rapidamente torna-se notorio pela Europa, elogiado como um dos maiores compositores de musica classica de todos os tempos

11/09/2020 03:14 Da Redação
A Noite Sonhamos

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

À noite sonhamos (A song to remember). EUA, 1945, 111 minutos. Drama/Romance. Colorido. Dirigido por Charles Vidor. Distribuição: Classicline (em DVD - edição de 2005)

Glamurosa cinebiografia do pianista polonês Frédéric Chopin (1810-1849), sucesso de público e crítica em seu lançamento, em 1945. Por isso teve seis indicações ao Oscar, de melhor roteiro, trilha sonora, edição, som, fotografia e ator para Cornel Wilde, que interpreta com sutilezas o protagonista. Indicado ainda a prêmios no Festival de Veneza, o filme é um drama romântico que enaltece a figura do maior compositor e pianista da era romântica da Europa, Chopin, narrando passagens fundamentais de sua vida, do garoto prodígio no piano à expulsão de sua terra natal, a Polônia, por ter se recusado tocar para o governo czarista, da chegada a Paris, onde se instalou, ao romance secreto com a escritora Aurore Dupin (que assinava com o pseudônimo masculino George Sand). O lance mais legal, mostrado à exaustão, é a relação de Chopin com o professor de música, que o conhece desde pequeno e o acompanha até o leito de morte – chama-se Joseph Elsner, papel marcante do premiado ator da era muda Paul Muni. 

No estilo de “ascensão e queda de um herói”, que era um modelo típico do cinema hollywoodiano dos anos 40, essa produção de luxo e muita música é um colírio aos olhos dos cinéfilos, dirigida por Charles Vidor, dos clássicos “Gilda” (1946) e “Adeus às armas” (1957). 

Existem duas versões em DVD no Brasil: uma da Classicline, que saiu em 2005 numa cópia irregular, com ranhuras, e outra mais recente da Versátil (lançada na coleção da Folha ‘Grandes biografias do cinema’), essa sim com imagem excelente. 

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro