Crítica sobre o DVD "Imagem Filmes - 103 Min." do filme "Violinista Que Veio do Mar, O":

Edinho Pasquale
Violinista Que Veio do Mar, O Por Edinho Pasquale
| Data: 19/01/2006
Um filme sensível, lançado com pouco destaque no nosso mercado, que mereceria até uma edição mais caprichada. A imagem com compressão bem aparente, em tela cheia, para que a assiste no computador ou em TVs com maior definição. Para TVs comuns, não há grandes problemas. As cores, por vezes, estão um pouco saturadas, nada que um ajuste não resolva. O áudio, razoável nos seus 5.1 canais no idioma original, há a utilização dos canais surround apenas em algumas etapas do filme, mas sem dar aquela sonoridade “ambientalâ€. A dublagem em Português está bastante correta, nota-se um bom cuidado na escolha de seus profissionais, até ao adicionar um certo sotaque ao personagem violinista, que, na verdade, é Polonês e que fala um pouco de Alemão. O que poderia se tornar patético acaba agradando. Os menus são bem interessantes, todos animados e não cansativos.

Os extras decepcionam. Se compararmos com as edições, por exemplo, americana, inglesa ou australiana. Ficamos decepcionados com o formato de tela, pois aqui fica evidente que, embora o filme tenha sido registrado na proporção 4:3, em 35mm, nota-se que a nossa edição simplesmente cortou as beiradas, ou seja “adaptou†da pior forma possível. A ótima fotografia do filme fica evidentemente mais interessante no formato em wide, principalmente nas cenas finais. Algumas edições têm pelo menos um making of mais bem montado, mas nota-se que não se foi dado o valor devido aos extras em quase todas as edições.

Mas vale o conselho: alugue o filme mesmo assim. É um belo filme, se você tiver uma certa sensibilidade e aprecie tudo o que foi dito até agora. Caso você goste apenas de filmes de ação, com pancadarias ou até de filmes mais adolescentes, com muito besteirol, fuja. Para as grandes damas e pessoas sensíveis, no sentido lato da palavra, não perca.