Crítica sobre o filme "Grandes Castelos da Europa":

Robson Candêo
Grandes Castelos da Europa Por Robson Candêo
| Data: 14/02/2006
Este documentário está dividido em quatro partes, cada uma contando a história por trás de um bonito castelo europeu. O filme é composto de lindas imagens locais, enriquecidas com dramatizações com atores para interpretar a história que está sendo narrada. Também há uma trilha sonora bem aplicada e imagens de quadros e esculturas que estão dentro de cada castelo, sem contar uma narração muito bem feita.

A primeira parte fala do Castelo Chambord na França, construído há 500 anos e a interessante história de um rei romântico que mal viu sua obra acabada, sendo que para realizá-la ele contou com um toque de ninguém menos do que Leonardo da Vinci.

O segundo castelo, o Alcazar de Segóvia é o mais antigo e sua construção foi iniciada 2000 anos atrás, sendo o palco do nascimento da Espanha como uma Nação, em meio a muitas intrigas.

O terceiro filme é sobre o Castelo de Drácula na Romênia, onde a história real do Príncipe Vlad, deu origem ao conto do rei dos mortos.

Não menos interessante é a história vivenciada pelo castelo de Warwick na Inglaterra que é uma verdadeira fortaleza, onde viveram reis, entre eles Ricardo III, sendo este castelo um dos cenários da posterior guerra civil inglesa.